Visitar Roma: roteiro essencial de 2 a 3 dias

Visitar Roma: roteiro essencial de 2 a 3 dias

Visitar Roma: Roma é uma cidade localizada nas margens do rio Tibre na parte oeste dos Montes Apeninos, no centro de Itália e encerra em si uma aura histórica que parece não ter fim, daí ser apelidada como a “cidade eterna”. Nascida pela lenda de Rómulo há mais de 2500 anos, Roma não foi só a capital do império romano, mas também o berço da civilização ocidental.

Actualmente, a capital italiana possui perto de 3 milhões de habitantes e é uma das cidades mais visitadas em todo o mundo. A sua beleza incomparável atrai anualmente milhões de turistas e aqui, as ofertas para saciar o apetite do viajante são inúmeras: a riqueza histórica, os monumentos grandiosos da época romana, as igrejas, as praças e espaços públicos, os jardins e espaços verdes, a rede de museus e os bairros antigos.

Sendo um apaixonado pela arqueologia e geografia antiga, este era um destino que há muito estava na minha “bucket list”. Infelizmente, não tive muito tempo para o explorar com o detalhe desejado, mas de qualquer forma consegui visitar a maioria dos locais pretendidos. Para os leitores que querem visitar Roma, principalmente aqueles que têm disponibilidade apenas de 2 a 3 dias, elaborei um guia de viagem com um roteiro, mapa, dicas e outras informações relevantes.

Boa viagem!

Roma Coliseu
Coliseu – o icone de Roma

 

quantos dias para visitar Roma?

Na minha opinião serão precisos 4 dias (no mínimo) para ver os principais pontos de Roma (incluindo o Vaticano). Como fui a Roma em trânsito para outro destino, tive apenas dois dias completos de estadia, mas consegui ver uma boa parte dos locais que estavam nos meus planos. Como o tempo não era muito, apostei sobretudo em espaços públicos e sítios grátis, pagando bilhete apenas para o conjunto Coliseu, Forum e Monte Palatino.

Mas atenção: este roteiro que fiz por Roma, decorreu no final do mês de Junho e obviamente os dias eram longos, anoitecendo perto das 22h. Se pretenderem fazer este roteiro no final do Outono ou durante o Inverno, precisarão de 3 dias completos.

Roma Italia
O Altare della Patria é um dos monumentos mais grandiosos da capital italiana
Não tenha pressas em visitar tudo. Desfrute dos espaços públicos como a Piazza Navona

 

melhor época para visitar Roma?

Fruto da sua localização junto do mediterrâneo, Roma é uma cidade caracterizada por Verões quentes e Invernos frios. Os melhores meses para visitar Roma são entre Outubro e Maio. As temperaturas mais baixas são acompanhadas por preços mais acessíveis e uma dinâmica urbana bastante mais calma. No Verão, além do calor e dos preços altos, a cidade é invadida por inúmeros turistas deixando a capital sem alojamento disponível e a circulação pedonal muito mais complicada.

Quando visitar Roma
Em qualquer época do ano a cidade de Roma é simplesmente…encantadora
Forum romano Roma
Um dia de Verão em Roma, junto à entrada do Fórum Romano

 

como chegar?

Roma é servida por dois aeroportos: o principal, Aeroporto de Fiumicino – Leonardo da Vinci localizado a oeste da cidade e outro de menor dimensão, Ciampino situado a lesteExistem vários shuttles diretos a partir dos dois aeroportos ficando o preço por viagem por cerca de 5 euros. Pode comprar os bilhetes na saída do terminal ou online como eu fiz. A viagem é cerca de 45 a 50 minutos. Em alternativa pode utilizar o comboio para chegar ao centro da cidade (Termini).

Compre aqui o seu transfer do aeroporto de Fiumicino para o centro de Roma.

Pesquise voos baratos para Roma com a Skyscanner

Aeroporto de Ciampino Roma
No Aeroporto de Ciampino, Roma 

 

Entrada – vistos

Para viajar em Roma e na Itália em geral, não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen, não terá  que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

Bandeira de Itália - Italy Flag
Bandeira de Itália

 

segurança

Roma é uma cidade muito segura, tranquila e um excelente destino para quem quer viajar com crianças, como foi o meu caso (eu levei o meu filho que tinha na altura 1 ano. Verifiquei uma forte presença policial e até do exército, que fecharam com blindados as avenidas principais da cidade. Os níveis de criminalidade são geralmente baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

Visitar Roma Segurança Turismo
A presença policial é uma constante nas ruas movimentadas de Roma 
Roma Antiga
O ambiente na cidade é muito tranquilo

 

alojamento em Roma, onde dormir?

São milhares as ofertas de alojamento na capital italiana, sendo a maioria caracterizada por apartamentos e alojamentos de acomodação e pequeno almoço (B&B). Uma boa parte dos edifícios no centro histórico da cidade foram convertidos para fins turísticos. Eu fiquei instalado no At Vatican Apartment, um apartamento com 1 quarto com wc privado e cozinha partilhada, localizado na Via Gregorio VII apenas 10 minutos a pé do Vaticano. Limpo e impecável, recomendo. Junto do alojamento existem vários restaurantes e pizzarias de preços acessíveis e supermercados. Além disso, localiza-se aqui uma paragem de autocarro que nos leva para a Piazza Venezia (Bus 916).

Alojamento em Roma
O quarto onde fiquei alojado na cidade de Roma  (foto Booking)

Pesquise e reserve aqui o seu hotel para Roma.

 

dinheiro

A moeda oficial da Itália é o euro. Para os viajantes que não utilizam esta moeda podem fazer o respectivo cambio nas inúmeras casas existentes pelo centro histórico. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas ATM também são fáceis de encontrar. 

Artista de rua em Roma

 

Onde comer

Existem muitos restaurantes no centro histórico da cidade, embora os preços não sejam para todas as carteiras. O que costumo fazer nestas situações é almoçar algo mais em conta (tipo Mc Donald’s ou uma boa sandes) e aposto numa refeição mais decente para o jantar. Sugiro um restaurante (perto do meu alojamento) o Ristorante Pizzeria Dal Sardo, localizado na Via Gregorio VII. Pizzas caseiras muito boas. Preço por pessoa cerca de 12 euros. Ambiente muito tranquilo e acolhedor. Outra sugestão que dou é os famosos gelados, na Via del Corso tem um pequeno estabelecimento que vende gelados muito bons.

Via del Corso Roma
Explore a Via del Corsos em Roma e não se esqueça de visitar uma gelataria

 

Quais os locais / atracções a visitar em Roma

Conforme já referi anteriormente, tive apenas 2 dias para explorar a cidade, logo, planeei através do Google Maps a visita aos sítios que tinha em vista. Assim, através da aplicação pude saber as distâncias e tempos de percurso (a pé) e assim, gerir da melhor forma o tempo que tinha para cada local.

Veja aqui a lista de 18 locais a não perder em Roma.

dia 1

  • Praça de S. Pedro -Vaticano
  • Castelo de Sant Angelo
  • Ponte de St. Angelo
  • Piazza Navona
  • Piazza di Spagna
  • Ponte Vittorio Emanuele II
  • Piazza del Popolo
  • Fontana de Trevi
  • Panteão
Praça de São Pedro no Vaticano Roma
Para visitar o Vaticano apareça bem cedo porque as filas são enormes!

 Compre aqui a sua entrada para o Vaticano. Poupe tempo e filas.

dia 2

  • Coliseu e Arco de Constantino
  • Forum Romano
  • Monte Palatino
  • Foro Traiano
  • Scalinata dell’Aracoeli
  • Altare della Patria
  • Piazza Venezia
Roma Imperio
O Coliseu é o monumento mais visitado em Roma

Compre aqui a sua entrada no Coliseu! Poupe tempo e filas.

 

Outros locais a visitar

Se dispor de mais tempo para a viagem poderá ainda visitar estes locais:

  • Museus do Vaticano
  • Capela Sistina
  • Basílica de São João
  • Catacumbas da Via Apppia
  • Villa Borghese
  • Museu Nacional Romano
  • Termas de Caracala
  • Villa Farnesina 
  • Basílica de Santa Maria Maior
  • Bairro Trastevere 
  • Palácio Quirinal 
  • Basílica de São Clemente
  • Villa Farnesina
  • Sitio arqueológico de Ostia Antica
  • Museus Capitolinos
  • Campo de Fiori

 

transportes em Roma

É muito fácil viajar nos transportes públicos em Roma. Para isso terá que adquirir bilhetes nos quiosques ou nas estações do metro. Para validar a viagem no metro terá que passar pelos sensores e nos autocarros colocar o ticket na maquina depois de passar pelo motorista. Cada viagem custa 1,5 euros.

Metro – Existem três linhas de metro na cidade (A, B e C) e a sua utilização é bastante intuitiva. Utilizei o metro sem problemas.

Comboio – Um bom meio de transporte para sair de Roma e visitar cidades como Florença, Milão, Nápoles entre outras. Mais info aqui.

Autocarro – Rede de transporte muito eficiente. Veja no site oficial toda a informação necessária desde a compra de passes, bilhetes e planeamento de rotas. Utilizei o autocarro sem problemas.

Táxi – Meio de transporte mais dispendioso. Existem várias praças de táxis espalhadas pela cidade.

Uber – A Uber já circula em Roma, mas não tem tido vida fácil, seja pelos protestos dos taxistas quer pelo preço elevado dos seus serviços

Transportes Roma Italia
Semáforo numa rua em Roma – Visitar Roma
Mapa Metro de Roma
Mapa do Metro de Roma

 

Tours a não perder em Roma

Se tiver mais tempo disponível para a sua viagem a Roma, poderá fazer outras actividades como tours e museus ou visitar outros pontos de interesse que eu não inclui na minha viagem, mas que ficarão certamente na lista num próximo regresso. Pesquise e faça a sua reserva:

Museus do Vaticano e Capela Sistina

Coliseu

Bus turístico pela cidade 

Criptas e catacumbas 

Galleria Borghese

Tour gastronómico

Audiência Papal

Villa Adriana e Villa d’Este

Coliseu de Roma
O Tour do Coliseu de Roma é dos mais vendidos em toda a cidade

 

Outras informações úteis

saúde

O sistema de saúde pública em Itália está avaliado ao nível dos padrões europeus. Quem viajar para Roma deve estar munido, no mínimo, pelo CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) mas será mais aconselhável estar munido de um seguro de viagem/saúde.

acesso à internet

O acesso à Internet em Roma é bom. Nos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.

língua

A língua oficial em Roma é o italiano, mas a grande parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês.

Wc’s

Existem vários WC’s públicos em Roma. Terá que inserir 1 euro. Se tiver o Roma Pass o acesso é gratuito.

 

Site oficial do Turismo de Roma: https://www.turismoroma.it/

Video promocional de Roma do famoso realizador Oliver Astrologo.

Mapa de Roma

 

 – ORGANIZAR A SUA VIAGEM

Alojamento em Roma 



Booking.com

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Facebook Comments

10 Replies to “Visitar Roma: roteiro essencial de 2 a 3 dias”

  1. MARIANA CHAGAS GONZAGA DE OLIVEIRA says:

    amei seu roteiro. vou segui-lo certamente.

  2. Roma é cidade incrível, tanta história e tanto pontos interessantes pra visitar que tirar lugares do roteiro até dor no coração, mas mesmo com dois dias vcs fizeram o básico e essencial da cidade, post super completo, adorei.

  3. Juliana Moreti says:

    Concordo com você! 4 dias é o mìnimo para ver muita coisa correndo (rs). Teu roteiro focou no essencial pro turista, mas eu eliminaria alguns pontos que voce mencionou no 2° dia, para voltar para o “meinho” romano!
    😉

  4. Roma é linda e encantadora. Dá até pena de passar só dois dias na cidade, mas adorei seu roteiro – inclui realmente o que não se pode deixar de ver na cidade e tem ótimas dicas. Eu sou doida pra voltar, refazer todos esses lugares e tomar aquele gelatto maravilhoso novamente <3

  5. Viviane Carneiro says:

    Eu amei conhecer Roma, uma viagem linda e um lugar repleto de história. Adorei o roteiro e as dicas muito valiosas. Parabéns pelo post. Bjs

  6. Roma foi sem dúvida uma das cidades mais incríveis que já conheci. Esse post é perfeito para quem está planejando conhecer a cidade, parabéns!

  7. Muito legal! Achei perfeito seu roteiro de 2 dias. Pude ficar 5 dias em Roma e amei cada segundo. Que cidade incrível não é? Um lugar mais lindo que o outro… Estou querendo voltar para apresentar ao meu marido que ainda não conhece 😉

  8. Roma é desses lugares que dá vontade de voltar sempre, o seu roteiro de 2 dias está ótimo, sem dúvida os pontos principais a se conhecer na cidade são as praças, tão importantes e ao mesmo tempo mostram a cultura local.

  9. Roteiro super essencial com lugares imperdíveis. Adorei.

  10. Vou fazer um stopover de 12 horas em Roma, vou direto no Coliseu. Mas sério, Roma vale uma viagem inteira.

Leave a Reply