Visitar Roma: roteiro essencial de 2 dias

Visitar Roma: roteiro essencial de 2 dias

Visitar Roma: Roma é uma cidade localizada nas margens do rio Tibre na parte oeste dos Montes Apeninos, no centro de Itália e encerra em si uma aura histórica que parece não ter fim, daí ser apelidada como a “cidade eterna”. Nascida pela lenda de Rómulo há mais de 2500 anos, Roma não foi só a capital do império romano, mas também o berço da civilização ocidental.

Actualmente, a capital italiana possui perto de 3 milhões de habitantes e é uma das cidades mais visitadas em todo o mundo. A sua beleza incomparável atrai anualmente milhões de turistas e aqui, as ofertas para saciar o apetite do viajante são inúmeras: a riqueza histórica, os monumentos grandiosos da época romana, as igrejas, as praças e espaços públicos, os jardins e espaços verdes, a rede de museus e os bairros antigos.

Sendo um apaixonado pela arqueologia e geografia antiga, este era um destino que há muito estava na minha “bucket list”. Infelizmente, não tive muito tempo para o explorar com o detalhe desejado, mas de qualquer forma consegui visitar a maioria dos locais pretendidos. Para os leitores que querem visitar Roma, principalmente aqueles que têm disponibilidade apenas de 2 a 3 dias, elaborei um guia de viagem com um roteiro, mapa, dicas e outras informações relevantes.

Boa viagem!

Dicas para visitar Roma

quantos dias para visitar

Na minha opinião serão precisos 4 dias (no mínimo) para ver os principais pontos de Roma (incluindo o Vaticano). Como fui a Roma em trânsito para outro destino, tive apenas dois completos dias de estadia, mas consegui ver uma boa parte dos locais que estavam nos meus planos. Como o tempo não era muito, apostei sobretudo em espaços públicos e sítios grátis, pagando bilhete apenas para o conjunto Coliseu, Forum e Monte Palatino.

 

quando ir

Fruto da sua localização junto do mediterrâneo, Roma é uma cidade caracterizada por Verões quentes e Invernos frios. Os melhores meses para visitar Roma são entre Outubro e Maio. As temperaturas mais baixas são acompanhadas por preços mais acessíveis e uma dinâmica urbana bastante mais calma. No Verão, além do calor e dos preços altos, a cidade é invadida por inúmeros turistas deixando a capital sem alojamento disponível e a circulação pedonal muito mais complicada.

 

como chegar

Roma é servida por dois aeroportos: o principal Fiumicino – Leonardo da Vinci localizado a oeste da cidade e outro de menor dimensão , Ciampino situado a lesteExistem vários shuttles diretos a partir dos dois aeroportos ficando o preço por viagem por cerca de 5 euros. Pode comprar os bilhetes na saída do terminal. A viagem é cerca de 45 a 50 minutos. Em alternativa pode utilizar o comboio para chegar ao centro da cidade (Termini).

vistos

Para visitar Roma não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen, não terá  que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

segurança

Roma é uma cidade muito segura, tranquila e um excelente destino para quem quer viajar com crianças, como foi o meu caso (eu levei o meu filho que tinha na altura 1 ano. Verifiquei uma forte presença policial e até do exército, que fecharam com blindados as avenidas principais da cidade. Os níveis de criminalidade são baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

alojamento

São mais de 3000 as ofertas de alojamento na capital italiana, sendo a maioria caracterizada por apartamentos e alojamentos de acomodação e pequeno almoço (B&B). Uma boa parte dos edifícios no centro histórico da cidade foram convertidos para fins turísticos. Eu fiquei instalado no At Vatican Apartment, um apartamento com 1 quarto com wc privado e cozinha partilhada, localizado na Via Gregorio VII apenas 10 minutos a pé do Vaticano. Limpo e impecável, recomendo! Junto do alojamento existem vários restaurantes e pizzarias de preços acessíveis e supermercados. Além disso, localiza-se aqui uma paragem de autocarro que nos leva para a Piazza Venezia (Bus 916).

dinheiro

A moeda oficial da Itália é o euro. Para os viajantes que não utilizam esta moeda podem fazer o respectivo cambio nas inúmeras casas existentes pelo centro histórico. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas ATM também são fáceis de encontrar. 

Onde comer

Existem muitos restaurantes no centro histórico da cidade, embora os preços não sejam para todas as carteiras. O que costumo fazer nestas situações é almoçar algo mais em conta (tipo Mc Donald’s ou uma boa sandes) e aposto numa refeição mais decente para o jantar. Sugiro um restaurante (perto do meu alojamento) o Ristorante Pizzeria Dal Sardo, localizado na Via Gregorio VII. Pizzas caseiras muito boas. Preço por pessoa cerca de 12 euros. Ambiente muito tranquilo e acolhedor. Outra sugestão que dou é os famosos gelados, na Via del Corso tem um pequeno estabelecimento que vende gelados muito bons.

 

locais a visitar em Roma

Conforme já referi anteriormente, tive apenas 2 dias para explorar a cidade, logo, planeei através do Google Maps a visita aos sítios que tinha em vista. Assim, através da aplicação pude saber as distâncias e tempos de percurso (a pé) e assim, gerir da melhor forma o tempo que tinha para cada local.

Veja aqui a lista de 18 locais a não perder em Roma.

dia 1

  • Praça de S. Pedro -Vaticano
  • Castelo de Sant Angelo
  • Ponte de St. Angelo
  • Piazza Navona
  • Piazza di Spagna
  • Ponte Vittorio Emanuele II
  • Piazza del Popolo
  • Fontana de Trevi
  • Panteão

Visitar Roma Para visitar o Vaticano apareça bem cedo porque as filas são enormes! Visitar Roma

dia 2

  • Coliseu
  • Forum Romano
  • Monte Palatino
  • Foro Traiano
  • Scalinata dell’Aracoeli
  • Altare della Patria
  • Piazza Venezia

O Coliseu é o monumento mais visitado em Roma. Visitar Roma

 

transportes

É muito fácil viajar nos transportes públicos em Roma. Para isso terá que adquirir bilhetes nos quiosques ou nas estações do metro. Para validar a viagem no metro terá que passar pelos sensores e nos autocarros colocar o ticket na maquina depois de passar pelo motorista. Cada viagem custa 1,5 euros.

Metro – Existem três linhas de metro na cidade (A, B e C) e a sua utilização é bastante intuitiva.

Comboio – Um bom meio de transporte para sair de Roma e visitar cidades como Florença, Milão, Nápoles entre outras. Mais info aqui.

Autocarro – Rede de transporte muito eficiente. Veja no site oficial toda a informação necessária desde a compra de passes, bilhetes e planeamento de rotas.

Táxi – Meio de transporte mais dispendioso. Existem várias praças de táxis espalhadas pela cidade.

 

acesso à internet

O acesso à Internet em Roma é bom. Nos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.

língua

A língua oficial em Roma é o italiano, mas a grande parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês.

 

Mapa de Roma

 – ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO 



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

9 opinions on “Visitar Roma: roteiro essencial de 2 dias”

  1. Roma é cidade incrível, tanta história e tanto pontos interessantes pra visitar que tirar lugares do roteiro até dor no coração, mas mesmo com dois dias vcs fizeram o básico e essencial da cidade, post super completo, adorei.

  2. Concordo com você! 4 dias é o mìnimo para ver muita coisa correndo (rs). Teu roteiro focou no essencial pro turista, mas eu eliminaria alguns pontos que voce mencionou no 2° dia, para voltar para o “meinho” romano!
    😉

  3. Roma é linda e encantadora. Dá até pena de passar só dois dias na cidade, mas adorei seu roteiro – inclui realmente o que não se pode deixar de ver na cidade e tem ótimas dicas. Eu sou doida pra voltar, refazer todos esses lugares e tomar aquele gelatto maravilhoso novamente <3

  4. Eu amei conhecer Roma, uma viagem linda e um lugar repleto de história. Adorei o roteiro e as dicas muito valiosas. Parabéns pelo post. Bjs

  5. Muito legal! Achei perfeito seu roteiro de 2 dias. Pude ficar 5 dias em Roma e amei cada segundo. Que cidade incrível não é? Um lugar mais lindo que o outro… Estou querendo voltar para apresentar ao meu marido que ainda não conhece 😉

  6. Roma é desses lugares que dá vontade de voltar sempre, o seu roteiro de 2 dias está ótimo, sem dúvida os pontos principais a se conhecer na cidade são as praças, tão importantes e ao mesmo tempo mostram a cultura local.

Deixar uma resposta