Aldeia de Alte: um tesouro escondido no Algarve

Aldeias Algarve Portugal

Aldeia de Alte: um tesouro escondido no Algarve

Numa região como o Algarve, em que as grandes atracções turísticas passam pelas praias, os resorts e as cidades costeiras, ninguém esperaria que se encontrasse aqui “escondida” uma das aldeias mais típicas de Portugal. Mas sim, é verdade. O seu nome é Alte.

Alte é uma aldeia situada no sopé da Serra do Caldeirão, no extremo noroeste do concelho de Loulé, distrito de Faro. Trata-se de uma povoação típica algarvia com um centro histórico bem conservado, recheado de edifícios residenciais caiados de branco e com ruas e escadarias estreitas pavimentadas com calçada portuguesa.

Terra natal do escritor Cândido Guerreiro, Alte saltou para a ribalta em 1938 quando foi finalista do concurso “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”. Todavia, essa distinção não lhe trouxe no turismo o retorno económico desejado, estando durante muito tempo dependente da produção agrícola.

No entanto, nos últimos anos a tendência inverteu-se e Alte já começa a receber muitos visitantes, sendo apelidada de capital de turismo do interior. Em termos de coesão territorial, esta evolução foi muito importante, porque ajuda a atenuar as assimetrias existentes entre o litoral e o interior algarvio.

Vamos conhecer Alte?

O que visitar em Alte?

Bandeira portuguesa (pintura)

Se estiver situado na parte mais alta da aldeia, vai ficar surpreendido com o tamanho do símbolo do nosso país. A gigante bandeira portuguesa foi pintada recentemente numa das colinas que envolvem a povoação. Confesso que nem sequer sabia da sua existência, mas inconscientemente, conduzi até um local que me garantiu uma vista privilegiada sobre este novo “ponto de interesse”.

Bandeira de Portugal Alte Algarve
Bandeira de Portugal em Alte

Cascata Queda do Vigário

A cascata Queda do Vigário é um dos tesouros escondidos de Alte. Do alto dos seus 24 metros de altura esta queda de água, integrada na Ribeira de Alte, lança-se com grande vigor sobre uma bela lagoa de águas límpidas. No verão muitos são aqueles que ali vão a banhos. Junto à cascata, a área envolvente foi requalificada com a criação de um espaço verde onde estão disponíveis mesas de piqueniques e uma infraestrutura de apoio. O acesso é feito a partir do cemitério de Alte e pode caminhar através de um trilho (percurso mais curto) ou por caminho.

Cascata do Vigário Alte
Cascata do Vigário

Centro histórico

O centro histórico foi a grande razão pela qual visitei a aldeia de Alte. Embora já existam bastantes construções de períodos recentes, Alte ainda conserva um tecido urbano antigo que se caracteriza pela cores e dimensões homogéneas. As casas de habitação estão caiadas de branco com as portas e janelas emolduradas enquanto a a cor dos embasamentos, alterna entre o azul, amarelo e o vermelho. As vistosas chaminés rendilhadas, os beirados e os candeeiros de rua integram os elementos arquitectónicos mais requintados do aglomerado. As fachadas estão decoradas de vasos com flores e pinturas, com imagens alusivas à cultura local.

Fotos Algarve Aldeias Alte
Centro Histórico
Alte Algarve Turismo Portugal
Centro Histórico – embasamentos pintados de vermelho e amarelo
Centro Histórico de Alte
Escadinhas do Mestre José Maria
Turismo Algarve Loulé
Centro Histórico
Algarve Portugal Turismo
Centro Histórico – rua com calçada portuguesa
Turismo Loulé Algarve
Centro Histórico
Centro Histórico – candeeiros de rua
Casa d’Alte
Fotos Algarve Loulé Portugal
Centro histórico
Aldeias e Vilas Algarve
Centro histórico
Centro histórico

Paisagem rural

À volta do aglomerado urbano de Alte a paisagem é marcada pela agricultura de sequeiro dos socalcos do barrocal. Aqui predominam os pomares de amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras. Os legumes, vinhedos e cereais fazem parte das pequenas hortas que fornecem os produtos agrícolas de subsistência.

Turismo Alte Portugal
Paisagem rural
Fotos Alte Algarve Portugal
Paisagem rural na envolvente da aldeia

Igreja Matriz de Alte

A Igreja Matriz, também designada por Igreja de Nossa Senhora da Assunção, é o elemento arquitectónico central de Alte, pois foi em seu redor que se desenvolveu o povoado. As primeiras referências surgem no final do séc. XIII na época da reconquista, onde se relata a existência de uma pequena ermida. O templo actual foi construído na primeira metade do séc. XVI, seguindo o estilo manuelino tardio e no durante o séc. XIX foram efetuadas obras de restauro no interior. Este monumento está classificado desde 2013 como Imóvel de Interesse Publico.

Igreja de Alte Loulé Algarve
Fachada principal da Igreja de Alte
Património Arquitectónico Alte Algarve
Detalhe de portal manuelino

Mercado

O mercado de Alte funciona uma vez por mês, mais especificamente na terceira quinta-feira. Aqui são colocados à venda os produtos locais, como frutas, legumes, mel, queijos, artesanato (trabalhos de madeira e olaria) e acessórios em couro, entre outros.

Trilho de Alte

Percurso misto entre as Fontes e a Queda do Vigário, que passa pelo interior da aldeia.

Trilhos pedestres Algarve
Trilho de Alte

Capela de São Luís

A Capela de São Luís é um templo situado no centro de Alte. Foi construída nos finais do séc. XIV e inícios do séc. XV. Durante o séc. XVIII sofreu várias intervenções de estilo barroco que lhe deram o aspeto que apresenta actualmente.

Fontes

À saída de Alte, no sentido nascente, pode visitar a Fonte Pequena e Fonte Grande. Este era o local de encontro das mulheres da aldeia, quando vinham lavar a roupa. Este era sobretudo um espaço de socialização, onde o”cuscar” sobre a vida dos vizinhos era dos temas mais abordados.

Pólo museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte

Este equipamento cultural resultou da conversão do antigo edifício solarengo dos Condes de Alte em pólo museológico. Apresenta no espaço de exposição algum espólio do escritor Cândido Guerreiro e dos condes de Alte e património etnográfico como trajes e alfaias agrícolas.

Outros locais a visitar nas redondezas

Reserva Natural Rocha da Pena

Fonte Benémola

Grande Rota Pedestre Via Algarviana (GR13)

Cidade de Loulé

Castelo de Salir

Barragem do Funcho

Como chegar?

O melhor acesso para Alte é pela EN124 que liga São Bartolomeu de Messines a Salir.

EN 124 São Bartolomeu de Messines Alte Algarve
EN 124 nas proximidades de Alte

Onde comer?

Uma vez que o numero de turistas tem crescido em Alte, a oferta de restaurantes e cafés (snack-bar) procura corresponder a essa procura. Posso sugerir o Restaurante Fonte Nova, em frente à Igreja Matriz. O espaço interior é pequeno, mas convidativo. Tem serviço de esplanada. Fomos bem servidos com um prato de bacalhau e outro de arroz de polvo. O preço por pessoa ficou à volta de 12 euros.

Alte Turismo Restauração
Zona de cafés e restaurantes

 

Alojamento em Alte

Booking.com

 

Mapa de Alte

Festas e eventos

  • Carnaval
  • Semana Cultural
  • Festa do 1º de Maio
  • Festival Fusos

Mais informação

Site oficial da Junta de Freguesia.

Site oficial do município de Loulé

Site oficial do Turismo do Algarve

Dicas para visitar o Algarve

Se pretende preparar a sua viagem para o Algarve, veja o artigo que escrevi com todas as dicas sobre a reserva de voos, alojamento, aluguer de carro, planeamento do roteiro, restaurantes típicos, locais a visitar e os custos da viagem:

Veja aqui as dicas e roteiros para visitar o Algarve

Tours a não perder no Algarve

Durante a sua viagem pelo Algarve poderá fazer vários tours e actividadesCruzeiros, passeios de kayakobservação de golfinhos são algumas das experiências que poderá desfrutar em vários pontos da região.

Lagos 

Passeios de Kayak

Passeio de Barco à Ponta da Piedade

Portimão

Passeio de Catamaran às Grutas de Benagil

Albufeira

Cruzeiro observação de golfinhos 

Passeios de Jipe

Entrada no Parque Zoomarine

Cruzeiro Pirata

Quarteira

Entrada no Parque Aquashow

Faro

Cruzeiro pela Ria Formosa à Ilha Deserta, Ilha Culatra e Ilha do Farol

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments