Visitar a aldeia típica de Cacela Velha – Algarve

Visitar a aldeia típica de Cacela Velha – Algarve

A aproximadamente cinquenta quilómetros a oriente da cidade de Faro, encontramos uma pérola que, na maioria das vezes, passa despercebida aos milhares de turistas que exploram a região do Algarve: a aldeia de Cacela Velha.

Cacela Velha está inserida em pleno Parque Natural da Ria Formosa, no sudoeste do concelho de Vila Real de Santo António. Implantada numa falésia em frente à Ria Formosa, integra uma paisagem caracterizada por pomares de sequeiro e antigas quintas e fazendas rodeadas por hortas.

A presença humana neste território está comprovada desde a romanização, mas é sobretudo no período muçulmano, quando era apelidada por Hisn-Qastallah, que conhece uma fase de maior desenvolvimento. Quem o confirma é Al-Idrisi, o autor da famosa Tabula Rogeriana, mapa da Eurásia e Norte de África, que descreveu Cacela Velha no início do séc. XII, como «uma fortaleza construída à beira-mar», acrescentando que «Está bem povoada e há nela muitas hortas e campos de figueiras».

Após ser conquistada aos mouros em 1249, recebe o foral por D. Dinis em 1283 tendo sido sede de concelho até 1774. Anos antes, o terramoto de 1755 atingiu severamente Cacela Velha e obrigou a população a deslocar-se para norte onde nasceu Vila Nova de Cacela, ficando a antiga vila conhecida por Cacela-a-Velha.

Terra natal Ibn Darraj al-Qastalli, um dos maiores poetas do seu tempo, inspirou muitos outros como Abu al-Abdari e mais recentemente Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner Andresen, que lhe dedicou um poema:

As praças fortes foram conquistadas

Por seu poder e foram sitiadas

As cidades do mar pela riqueza

Porém Cacela Foi desejada só pela beleza

O que visitar em Cacela Velha?

Fortaleza

Implantada numa posição dominante sobre a Ria Formosa, a Fortaleza de Cacela é uma estrutura militar de pequenas dimensões que assumiu a defesa da costa algarvia, densamente povoada e urbanizada, inserida no quadro mercantil do Mediterrâneo.

As primeiras referências do forte surgem no séc. X e no séc. XII, pelo geógrafo Al Idrisi. Foi alvo de reconstrução durante o séc XVI e posteriormente no final do séc. XVIII na sequência do terramoto de 1755.

Em 1897, a Fortaleza foi ocupada pela Brigada Fiscal da Guarda Nacional Republicana, razão que impede atualmente as visitas turísticas ao monumento. Está classificada como Imóvel de Interesse Publico.

Fortaleza de Cacela Velha
Fortaleza de Cacela Velha
Forte de Cacela Velha
Fortaleza de Cacela Velha
Fortaleza de Cacela Velha
Guarita da Fortaleza de Cacela Velha com vista para a praia

Centro histórico

Depois de algumas leituras que fiz sobre Cacela Velha, acabou por ser o seu centro histórico que me despertou a curiosidade, pois reflete bem a arquitectura tradicional do sul.

O aglomerado, de planta aproximadamente circular, é delimitado por muralhas de alvenaria e taipa. Conserva ainda o espaço urbano antigo, praticamente isento de construções contemporâneas. As casas de habitação estão pintadas de branco com as portas e janelas emolduradas dominadas pelo tradicional azul cobalto, existindo no entanto, alguns exemplares que utilizam a cor amarela.

O centro histórico é composto por ruas empedradas e alguns conjuntos arquitectónicos como as Casas da Câmara, edifícios térreos do séc. XVI, época em que Cacela era sede de concelho, que correspondem à antiga câmara, cadeia e cavalariças, a Casa da Misericórdia que está adossada à Igreja Matriz e a Casa do Pároco, edifício quinhentista de taipa suportado por contrafortes.

As restantes habitações, foram construídas numa época mais recente, especialmente em finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, conforme se confirma pelas datas inscritas nas padieiras das portas.

Centro histórico de Cacela Velha
Centro histórico de Cacela Velha
Centro histórico de Cacela Velha
Centro histórico de Cacela Velha
Fotos Algarve Cacela Velha
Centro histórico de Cacela Velha
Pormenor de porta emoldurada
Pormenor de porta emoldurada e data de 1918 na padieira
Rua Abu Al Abdari Cacela Velha
Rua do poeta Abu Al Abdari no centro histórico

Cisterna

Ocupando o ponto central do povoado, encontra-se a cisterna, estrutura de armazenamento e abastecimento de água. Terá sido edificada após o terramoto de 1755, possivelmente no local onde ficava a antiga. Este tipo de engenhos como as noras e as picotas foi trazido para Portugal pelos árabes, mestres na arte da captação de água subterranea e nas técnicas de regadio que trouxe enormes beneficios para a agricultura.

Cisterna Algarve
Cisterna de Cacela Velha

Parque Natural da Ria Formosa

Parque Natural da Ria Formosa é uma zona protegida que se estende desde a Quinta do Lago a poente até Cacela Velha a nascente numa extensão aproximada de 60 km. A maior parte das espécies animais existentes neste santuário é dificilmente observável, à exceção das aves. 

Esta reserva natural assume uma importância crucial, uma vez que representa uma área de descanso para aves migradoras, local de invernada para aves aquáticas e local de nidificação para as que chegam na primavera ou fazem deste local o seu habitat permanente. Visitando esta região, poderá observar as mais variadas espécies como, por exemplo, fuselos, colhereiros, flamingos, ou o ícone da Ria Formosa: o camão.

Destaque ainda para a Jazida fossílifera da Ribeira de Cacela, monumento natural de elevado valor cientifico que possui uma grande variedade de fósseis de moluscos, bivalves e gastrópodes.

Quer visitar a Ria Formosa? Veja aqui os melhores tours

Ria Formosa Algarve
Ria Formosa em Cacela Velha

Igreja Matriz de Cacela Velha

Dedicada à Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz de Cacela Velha é uma das grandes referências patrimoniais da povoação. É uma obra renascentista, do ano de 1518, da responsabilidade do arquiteto André Pilarte, também conhecido pela autoria das Igrejas de Alcoutim e Tavira.

A igreja matriz foi edificada sobre um antigo templo medieval do qual se conserva uma porta lateral ogival e segue a orientação canónica, ou seja, com o altar voltado para nascente. Tal como aconteceu com outros edifícios da região algarvia, esta igreja foi bastante atingida pelo terramoto de 1755, tendo sido necessária a sua reconstrução em 1795.

O interior é constituído por três naves, separadas por arcos de pedra em forma de ogiva, apoiados em colunas.

Igreja Nossa Senhora da Assunção Cacela Velha
Igreja Matriz de Cacela Velha
Igreja Matriz de Cacela Velha
Igreja Matriz de Cacela Velha
Igreja Matriz e casa da Misericórdia

Bairro islâmico e Necrópole cristã

O bairro islâmico e a necrópole cristã, situados a nascente da aldeia, é um dos sítios arqueológicos mais valiosos de Cacela Velha. Trata-se de um bairro residencial da 1ª metade do séc. XIII, com vestígios de residenciais, arruamentos e sistemas de drenagem de águas, em conjunto com uma necrópole cristã, cujas sepulturas estão datadas entre os séculos XIV e XVI.

Estes vestígios foram descobertos durante várias escavações arqueológicas desenvolvidas nos anos 1997-2007 e deram origem a um projeto designado por «Muçulmanos e cristãos em Cacela medieval: território e identidades em mudança» para aprofundar o conhecimento sobre o período medieval de Cacela Velha. Pretende-se igualmente divulgar e valorizar o património arqueológico de Cacela Velha, criando infraestruturas de apoio a visitas e e medidas de proteção e musealização desses monumentos.

Praia de Cacela Velha

Também conhecida como Praia da Fábrica, é considerada uma das melhores praias do mundo pela prestigiada revista Conde Nast Traveller. Trata-se de uma extensa língua de areia fina, que constitui uma barreira física contra o avanço do mar e que protege as águas calmas e pouco profundas da Ria Formosa. O acesso à praia é feito por pequenas embarcações de pescadores no Sítio da Fábrica em Cacela Velha.

Praias Algarve Ria Formosa
Praia de Cacela Velha

Locais a visitar nas imediações

  • Praia da Manta Rota
  • Fábrica
  • Villa romana Quinta da Manta Rota
  • Quinta da Terra Branca
  • Ermida de Santa Rita
  • Praia da Alagoa
  • Grande Rota Pedestre Via Algarviana (GR13)
  • Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
  • Moinho de vento do Arrife
  • Praia Verde
  • Fornos de cal
  • Aldeia de Santa Rita
  • Ribeira de Cancela
  • Barrocal
  • Monumentos da Quinta da Nora e Herdade da Marcela
Praia da Manta Rota
A Praia da Manta Rota fica próxima de Cacela Velha

Como chegar?

O melhor acesso para Cacela Velha é pela EN125, estrada que liga Faro a Vila Real de Santo António. Já perto da povoação, terá que seguir por estradas secundárias para chegar a Cacela Velha. Mas não se preocupe, não falta sinalética para lhe indicar a direcção. Poderá estacionar o carro no parque de estacionamento que se encontra na entrada da aldeia.

Onde comer?

Uma vez que o numero de turistas tem crescido em Cacela Velha, a oferta de restaurantes e cafés (snack-bar) tem procurado corresponder a essa procura.  

Alojamento em Cacela Velha

Booking.com
 

Mapa de Cacela Velha

Festas e eventos

  • Mercado de Trocas
  • Mercadinho de Primavera
  • Mercadinho de Verão
  • Mercadinho de Outono
  • Mercado de Natal
  • Festa de Nossa Senhora da Assunção
  • Noites d’Encanto

Mais informação

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Site oficial do município de Vila Real de Santo António

Site oficial do Turismo do Algarve

Dicas para visitar o Algarve

Pretende visitar o Algarve? Veja o artigo que escrevi com as dicas uteis para planear a viagem desde a reserva de voos, alojamento, aluguer de carro, planeamento do roteiro, restaurantes típicos, locais a visitar e os custos da viagem:

Veja aqui as dicas e roteiros para visitar o Algarve

Veja aqui os melhores locais a visitar no Algarve

Dicas para visitar a aldeia algarvia de Alte, na Serra de Monchique

Tours a não perder no Algarve

Durante a sua viagem pelo Algarve poderá fazer vários tours e actividadesCruzeiros, passeios de kayakobservação de golfinhos são algumas das experiências que poderá desfrutar em vários pontos da região.

Lagos 

Passeios de Kayak

Passeio de Barco à Ponta da Piedade

Portimão

Passeio de Catamaran às Grutas de Benagil

Albufeira

Cruzeiro observação de golfinhos 

Passeios de Jipe

Entrada no Parque Zoomarine

Cruzeiro Pirata

Quarteira

Entrada no Parque Aquashow

Faro

Cruzeiro pela Ria Formosa à Ilha Deserta, Ilha Culatra e Ilha do Farol

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Cacela Velha Algarve

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

2 Replies to “Visitar a aldeia típica de Cacela Velha – Algarve”

  1. Eu estive lá em Setembro de 2018 e achei lindo

  2. Obrigada pelas dicas.

Deixar uma resposta