Visitar Cracóvia: roteiros, fotos, dicas e alojamento
Visitar Cracóvia: situada nas margens do rio Vístula, no sul da Polónia, Cracóvia é na minha opinião, um dos destinos que temos que visitar pelo menos uma vez na vida. Considerada por muitos como a capital cultural polaca, esta cidade proporciona ao viajante um misto de agradáveis experiências, a começar pela visita ao seu centro histórico, classificado como Património Cultural da UNESCO.
A cidade velha é composta por uma malha viária ortogonal, ladeada por edifícios antigos muito homogéneos, onde todos os arruamentos vão dar à Rynek Główny (Praça Principal). Aqui não deixe de visitar os museus, as igrejas e os mercados para provar as iguarias acompanhadas de vinho ou cerveja. Para relaxar dê um passeio pelo Planty, o corredor verde que delimita a cidade velha.
Fora do centro histórico recomendo a visita ao bairro judeu, onde se encontra a antiga fabrica de Oscar Shindler, a Praça dos Heróis, onde se situava o famoso guetto dos judeus durante a ocupação nazi e as sinagogas.
São estes alguns (bons) motivos para visitar Cracóvia.
Boa viagem.
Quando visitar Cracóvia
Cracóvia é uma cidade encantadora, mas o clima que a envolve não é propriamente dos mais generosos, com muitos dias de nevoeiro, nuvens e bastante frio. Os melhores meses para visitar Cracóvia são entre Maio e Agosto. Eu fui em Abril, em plena Primavera, e mesmo assim a temperatura variava ao longo do dia, bastando ficar nublado e o frio sentia-se no imediato. Sugiro que em épocas mais frias, levem roupa quente. No Verão as temperaturas são mais agradáveis, mas os preços são mais caros deixando a cidade quase sem alojamento disponível.


Como chegar
Cracóvia é servida pelo Aeroporto Internacional. A melhor opção para chegar à cidade é utilizar o comboio, cuja linha foi inaugurada recentemente. A viagem demora cerca de 20 minutos e o preço fica por 9 PLN (2 euros). Também pode utilizar o bus, o táxi e o transfer.

Entradas – vistos
Para visitar Cracóvia e Polónia em geral não é preciso visto (para estadias inferiores a 3 meses) e o cartão de cidadão é suficiente, embora o passaporte seja aconselhável, se pretender viajar para outros países vizinhos, como por exemplo a Ucrânia ou a Bielorrússia. Sendo um país integrante do Espaço Schengen, não terá que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

Quanto tempo é necessário para visitar Cracóvia
Pela minha experiência, é preciso no mínimo 2 dias completos, mas 3 dias é o ideal, isto assumindo que fará uma viagem aos Campos de Concentração de Auschwitz-Birkenau ou as Minas de Sal de Wieliczk, ambos classificados pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.
Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra.

Segurança
Cracóvia é uma cidade muito segura, tranquila e um excelente destino para quem quer viajar com crianças, como foi o meu caso (eu levei o meu filho que tinha na altura 11 meses). Os níveis de criminalidade são muito baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

Hotel / alojamento em Cracóvia
Em Cracóvia existe uma vasta oferta de alojamento (mais de 1000), sendo a maioria caracterizada por apartamentos. Grande parte dos edifícios no centro histórico da cidade foram convertidos para fins turísticos. Quem prefere maior luxo e conforto pode aceder a uma excelente rede de hotéis que primam pela boa pontuação no portal de reservas Booking. Eu fiquei instalado no Apartament Krakowski Lux, um pequeno estúdio com 1 quarto, wc e cozinha/sala de estar com sofá-cama, localizado na Rakowicka 20a apenas 5 minutos a pé do centro histórico. Uma outra vantagem é a presença de um supermercado junto da entrada, que é sempre util para fazermos compras para o pequeno almoço ou até jantar. Limpo e funcional. Recomendo vivamente.



Onde comer
Existem muitos restaurantes no centro histórico da cidade, embora os preços sejam mais inflacionados. Para almoçar a bom preço e num restaurante tipicamente polaco recomendo o Marchewka z Groszkiem Ul. Mostowa 2. Preço por pessoa cerca de 12 euros, com cerveja polaca de 1/2 litro, prato típico carne/peixe, sobremesa e café. Ambiente muito tranquilo e acolhedor. Não perca também a oportunidade de passar nos mercados na praça central para provar a gastronomia local.






locais / atracções a visitar em Cracóvia
- Estação de Cracóvia (Krakow Glówny)
- Barbacã
- Plac Szczepański (Praça histórica)
- Kościół Mariacki (Basílica de Stª Maria)
- Church of St. Wojciech
- The Cloth Hall
- Planty (Corredor verde que limita o centro histórico)
- Wawel Royal Castle (Castelo)
- Father Bernatek’s footbridge
- Old Synagogue (Sinagoga Velha)
- Synagoga Poppera (Sinagoga)
- Ghetto Heroes Square (Praça dos Heróis)
- Fabryka Emalia Oskara Schindlera (Antiga fábrica de Oscar Shindler)
Veja aqui a lista completa de locais a visitar em Cracóvia


transportes em Cracóvia
Mesmo sendo a segunda maior cidade polaca, quase não é preciso a utilização de transporte publico, exceptuando o transporte do/para o aeroporto, dado que grande parte dos pontos de interesse estão concentrados na parte velha da cidade.
Comboio – O melhor meio de transporte para sair de Cracóvia para outras cidades como Varsóvia, Katowice ou Wroclaw.
Autocarro – Rede de transporte bastante eficiente. Veja aqui o site oficial.
Táxi – Meio de transporte mais dispendioso. Existem várias praças de táxis espalhadas pela cidade.

Tours e actividades em Cracóvia
- Excursão Guiada Fábrica de Oskar Schindler – Faça aqui a sua reserva
- Bairro Judeu, Fábrica de Schindler e Antigo Gueto – Faça aqui a sua reserva
- Show Tradicional Polaco com Jantar Ilimitado – Faça aqui a sua reserva
- Entrada na Catedral de Wawel – Faça aqui a sua reserva
- Recital de Piano no Chopin Concert Hall – Faça aqui a sua reserva
- Monte Kościuszko Mound – Faça aqui a sua reserva
- Basílica de Santa Maria – Faça aqui a sua reserva
- Museu de Arte Contemporânea de Cracóvia – Faça aqui a sua reserva

Roteiros e tours para fora de Cracóvia
A partir de Cracóvia pode fazer inúmeros tours e roteiros temáticos, seja em tours ou de maneira independente, embora a primeira opção seja a mais cara, mas por vezes a mais cómoda. Os roteiros mais conhecidos são:
- os antigos campos de concentração nazi Auschwitz-Birkenau
- as minas de sal de Wieliczk
- Wadowice, a cidade natal de João Paulo II
- montanhas de Zakopane
- circuito temático da arquitetura de madeira
- Visitar outras cidades como Varsóvia, Katowice, Wroclaw, entre outras
A visita aos antigos campos de concentração nazi Auschwitz-Birkenau é o roteiro mais procurado pelos turistas. Poupe tempo nas filas e veja como pode reservar o bilhete.

Outras informações úteis
dinheiro
A moeda oficial da Polónia é o zloty (sigla PLN). 1 euro vale aproximadamente 4 zlotys. No centro histórico há uma grande oferta de casas de cambio onde pode fazer troca de moeda. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas multibanco também são fáceis de encontrar.
saúde
O sistema de saúde pública na Polónia está avaliado ao nível dos padrões europeus. Quem visitar Cracóvia deve estar munido, no mínimo, pelo CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) mas será mais aconselhável estar munido de um seguro de viagem/saúde.
acesso à internet
O acesso à Internet em Cracóvia é bom. Nos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.
língua
A língua oficial em Cracóvia é o polaco, mas a grande parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês.
WC’s
Existem vários WC’s públicos no centro histórico de Cracóvia. Terá que inserir 2 zlotys para aceder a este serviço. No shopping o seu uso é gratuito. Os wc’s públicos estão rotulados como ‘toaleta’ ou ‘WC’ e geralmente são limpos e bem conservados.
Informação oficial
Site oficial do Turismo de Cracóvia: http://www.krakow.pl/
Site oficial do Turismo da Polónia: https://poland.pl/tourism/
Video promocional do turismo de Cracóvia
– ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alojamento
Alugar carro
Seguro de viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email
Mapa de Cracóvia
Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Adorei o post, as dicas e as lindas fotos! Cada lugar mais lindo do que o outro. Confesso que fiquei com muita vontade de conhecer a Cracóvia. Bjs
Estive em Cracóvia há vários anos e adorei, achei, tal como tu, que era uma cidade encantadora. Também foi a partir de lá que visitei os campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, sem dúvida a parte mais marcante da viagem.
Quero ver se não passa desta primavera a visita á Polónia e a Cracóvia, o teu post está muito bom , muito útil e vou aproveitá-lo para quaando for até Cracóvia também com o meu pequenote !!
Abraço !
A Polônia está entre os meus destinos desejo faz tempo. Passear por este texto, vendo um pouco mais do país, esta vontade só aumenta. Quero muito ver tudo isso de perto!
O clima que você descreve me soa extremamente atraente. rsrs
A Polônia é um dos meus sonhos de viagem,que ainda não realizei. Pelos valores que você colocou, como, por exemplo, o trem até Cracóvia a 2 euros, estou pensando seriamente em realizar este sonho. E Cracóvia vai ser o primeiro destino dentro do país, com certeza
Caramba! Não sabia que o centro histórico de Cracóvia foi classificado como Património Cultural da UNESCO! Que demais! Para falar a verdade pouco sabia até ler esse post sobre lá! Mas com esse post fiquei tentada a ir! rss! Já amo o leste europeu, então tenho certeza que vou mesmo amar! Valeu pelas dicas, quero passar por esses lugares que você citou! =)
Tudo muito bem explicadinho, Pedro. Está na minha lista, sobretudo agora que começam a aparecer voos low cost a partir do Porto para a Polónia.
Excelente post. Tudo bem detalhado e bem completinho. Amei! Sou louca pra conhecer! Escuta.. Quantos dias você recomenda ficar por lá? Ou pelo menos para conhecer os principais pontos que você listou? Obrigada! 😉