Porto: dicas para visitar a cidade “Invicta”
Conhecida como “Invicta“, adjetivo atribuído à coragem, sacrifício e esforço dos portuenses durante as guerras liberais, a cidade do Porto é actualmente, um dos destinos mais desejados na Europa. Este facto deve-se a vários motivos: Centro Histórico Património Mundial (UNESCO), património arquitectónico, oferta gastronómica, museus, alojamento de qualidade, cruzeiros no Douro, vida cultural e muitos mais aspectos que podíamos assinalar…

O Porto está na moda, e isso é notório quando passeamos pela cidade, principalmente ao fim de semana, ver a enorme quantidade de turistas e viajantes que percorrem os seus locais mais emblemáticos. Para além do mais, receber menções honrosas de entidades como a Lonely Planet, Tripadvisor, European Consumers Choice e New York Times, só vem confirmar e engrandecer o estatuto de destino turístico criado durante a ultima década.

A cidade do Porto teve um papel fundamental na fundação e desenvolvimento de Portugal, e assim, pelo século XIV adiante, tornou-se o principal centro português de construções navais. Mais tarde, essa importância expandiu-se à arquitectura e arte, como é o barroco de Nicolau Nasoni marcado pela policromia e a exuberância das formas, e ao urbanismo pela acção dos Almadas.
A capital do Norte (como também é conhecida) tem um encanto próprio, possui um carácter hospitaleiro e conservador, mas ao mesmo tempo, é cosmopolita, ou seja, tem as características de uma grande cidade mas…também de uma pequena.
Se está a pensar em visitar a cidade do Porto, escrevi este artigo para que possa servir como um guia para planear a sua viagem. Boa viagem!
1 – Como Chegar ao Porto?
Avião: Aeroporto Francisco Sá Carneiro em Pedras Rubras. Foi graças à vinda das companhias lowcost como a Ryanair e Easyjet que o Porto se abriu à Europa como destino turístico. É um aeroporto muito movimentado uma vez que faz ligações para toda a Europa e alguns destinos como a América do Norte e Brasil. Por questões culturais e históricas, as ligações privilegiam cidades europeias como Londres, Paris, Roma, Milão, Zurique, Madrid, Bruxelas, Luxemburgo, Barcelona e Berlim, mas também de outros continentes como Luanda em Angola, Maputo em Moçambique, São Paulo e Rio de Janeiro no Brasil ou Toronto no Canadá.
Metro: dentro do aeroporto a Linha E do Metro liga directamente à Baixa do Porto.
Táxi: estão disponíveis nas zonas de chegadas e custo da viagem até ao centro é de aproximadamente 20€.
Autocarro: A linha 601 e 602 da STCP ligam o aeroporto ao centro da cidade (Cordoaria).
Comboio: A cidade é servida pela Estação de S. Bento e Estação de Campanhã. Existem ligações de vários pontos do país e do estrangeiro. Consulta aqui o site da CP para horários e tarifas.

Carro: podemos chegar ao Porto por 5 autoestradas : A1 que liga Porto a Lisboa, a A3 que liga Porto a Braga, a A4 que liga Porto a Vila Real, a A28 que liga o Porto a Viana do Castelo e Valença e a A29 que liga o Porto a Aveiro.
Pesquisar voos baratos para o aeroporto Sá Carneiro
2 – Entrada – Vistos
Para entrar em Portugal o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen não terá que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.
3 – Qual a melhor altura para visitar o Porto?
Qualquer época do ano é boa para visitar a cidade do Porto, mas a Primavera e Outono serão as ideais. No Verão as temperaturas são bastante altas, mas o calor pode ser atenuado pela brisa refrescante provocada pela proximidade do oceano. No fim da Primavera, mais precisamente no mês de Junho, a Festa de S. João é um excelente motivo para visitar a cidade e sentir toda a vibração dos locais mais históricos.

4 – Alugar carro no Porto, sim ou não?
Estando a cidade do Porto muito bem servida a nível de transportes públicos (metro, elétrico, comboio e autocarro), na minha opinião não compensa alugar carro, se for para andar exclusivamente dentro da cidade. Alugue carro se pretender sair do Porto e explorar outras regiões, como o Parque Nacional da Peneda Gerês, a Costa Verde, a Costa da Prata ou o Nordeste Transmontano.
Faça aqui o aluguer do seu carro

5 – Segurança no Porto
A cidade do Porto é um destino bastante seguro, tranquilo e um excelente destino para quem quer viajar com crianças. Verifica-se a presença policial nas principais ruas da cidade.
Os níveis de criminalidade são geralmente baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

6 – Quanto tempo é necessário para visitar a cidade do Porto?
Pela minha experiência, é preciso no mínimo 2 dias completos, mas 3 a 4 dias é o ideal. Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra.


7 – Onde dormir / Alojamento no Porto?
A cidade do Porto apresenta uma excelente oferta de alojamento (mais de 500), nomeadamente em apartamentos, alojamentos locais, hotéis e hostels. Mediante o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 20 e os 400 euros por noite. Os preços são mais caros nos fins de semana e épocas altas e convém reservar com alguma antecedência face à procura que existe actualmente
Procura alojamento?
Booking.com8 – Locais e atrações a visitar na cidade do Porto?
Praça da Ribeira
É uma das praças mais conhecidas do Porto e até mesmo de Portugal. Foi centro de comércio das gentes do Porto do período medieval até ao início do século XIX. É um excelente local para beber um copo e apreciar o rio Douro. Para quem procura cruzeiros no Douro, não faltam operadores turísticos instalados no Cais da Ribeira, junto desta praça.


Ponte de D. Luís
A Ponte de D. Luís é uma obra-prima da arquitectura do metal, lançada sobre o rio Douro e une as cidades do Porto e Gaia. Foi projectada pelo belga engenheiro Teófilo Seyrig. A sua construção data do final do séc. XIX e veio substituir a Ponte de pensil.



Rua da Fonte Taurina
Considerada uma das ruas mais antigas da cidade, a Rua da Fonte Taurina liga a Rua da Reboleira à Praça da Ribeira. Rua relativamente estreita, é ladeada por edifícios altos e antigos. Aqui pode encontrar muitas esplanadas e restaurantes.

Capela das Almas
A Capela das Almas, construída no inicio do séc. XVIII, deslumbra pelo seu aspecto exterior. As suas fachadas foram revestidas a azulejo em 1929 por Eduardo Leite, com cenas da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina. Está classificada como Imóvel de Interesse Publico.

Avenida dos Aliados
Desenhada no inicio do séc. XIX, é a principal avenida da cidade do Porto, e o seu nome é justificado pelos Aliados da 1ª Grande Guerra na qual Portugal participou. A avenida é ladeada por edifícios imponentes com fachadas de influência francesa e é um espaço publico onde se fazem grandes comemorações (como a festa de S. João ou títulos do F.C.P.). No topo é fechada pelo edifício da Câmara Municipal.


Estação de São Bento
Foi considerada pela revista de viagens Travel and Leisure, como uma das mais belas estações de caminhos de ferro do mundo. O projeto foi da autoria do arquitecto portuense José Marques da Silva e a data da inauguração em 1916. No interior encontramos os famosos painéis de azul e branco da autoria de Jorge Colaço.



Praça Carlos Alberto
Antigamente designada como Praça dos Ferradores, adoptou esta nome em homenagem ao Rei Carlos Alberto da Sardenha, exilado no Porto em 1849. um monumento da autoria de Henrique Moreira relembra os portugueses mortos na Grande Guerra de 1914-18.

Sé Catedral do Porto
Monumento de traça românica, é um dos pontos obrigatórios de visita à Invicta. Construído no séc. XII, é um elemento marcante da urbe, já que é a partir deste espaço que se desenvolve o crescimento da cidade. De várias intervenções efectuadas no templo, destaca-se a galilé de Nasoni. No interior da igreja é possível visitar o Tesouro da Sé. Está classificada como Monumento Nacional.




Torre da Cidade / Torre de D. Pedro Pitões
Casa torre medieval descoberta nos anos 40 nas obras do Terreiro da Sé. Foi completamente restaurada, e deslocada do local original.


Palácio da Bolsa
Edifício construído nos meados do séc. XIX em estilo neoclássico. Está classificado como Monumento Nacional e é um dos emblemas mais sonantes do Porto, recebendo anualmente mais de 200 mil visitantes de todo o mundo. Foi no Palácio da Bolsa, que decorreu o 1º Encontro da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, em junho de 2019.

Rua das Flores
A Rua das Flores é uma rua quinhentista que liga a Praça Almeida Garret ao Largo de São Domingos. É uma das ruas mais vibrantes da cidade por onde passam inúmeros turistas para apreciar as ourivesarias centenárias e os edifícios palacianos como a Casa dos Maias, a Casa da Companhia e a Casa dos Cunhas Pimentéis. A Igreja da Misericórdia do Porto e o Museu de Marionetas são outros pontos de interesse a visitar.

Mercado Ferreira Borges
Este edifício, localizado junto ao Palácio da Bolsa, foi construído no final do séc.XIX e é um belo exemplo da arquitectura portuense do ferro e do vidro. Actualmente este espaço é utilizado para eventos culturais. Está classificado como Imóvel de Interesse Publico.


Igreja de São Francisco
A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica cuja construção se iniciou no século XIV como parte de um convento Franciscano. Anexa à sua entrada frontal, situa-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.




Rua de Santa Catarina
É sem duvida, uma das ruas mais movimentadas e famosas do Porto. Grande parte da Rua de Santa Catarina é pedonal e está destinada à actividade comercial. Aqui se localiza o famoso Café Majestic (um dos mais ilustres e antigos da cidade) e o centro comercial Via Catarina. É um local onde também muitos artistas de rua tentam ganhar a sua vida espalhando a sua magia.




Igreja do Carmo / Igreja dos Carmelitas
Conjunto de duas igrejas classificado como Monumento Nacional. A Igreja dos Carmelitas foi edificada nos inícios do séc. XVII e no seu interior sobressai a fabulosa talha dourada barroca e rococó. A Igreja do Carmo foi construída entre 1756 e 1768. Ao contrário da Igreja dos Carmelitas, a beleza do templo destaca-se no exterior, tanto pelas ornamentações da fachada principal como pela utilização de azulejos na fachada lateral.



Livraria Lello
Situada na Rua das Carmelitas, a Livraria Lello é considerada uma das mais belas livrarias em todo o mundo. Este edifício centenário, possui a fachada principal em estilo neo-gótico e no interior, um ambiente verdadeiramente deslumbrante.

Torre dos Clérigos
Um dos maiores ícones do Porto. Esta obra prima de Nicolau Nasoni foi construída entre 1754 e 1763, tem 75 metros de altura e 240 degraus. É uma subida exigente, mas que vale bem a pena, pois ficamos com uma visão espectacular sobre a cidade. Está classificada como Monumento Nacional.





Compre aqui o seu bilhete para visitar a Torre dos Clérigos
Jardim da Cordoaria
Fundado em 1865, o Jardim da Cordoaria, nome popularmente atribuído ao Jardim de João Chagas, é um dos espaços verdes mais conhecidos do Porto. Encontra-se entre o Hospital de Santo António, a Reitoria da Universidade de Porto e a Torre dos Clérigos. O jardim possui um espelho de água e várias esculturas.



Praça de Gomes Teixeira
A Praça de Gomes Teixeira, ou Praça dos Leões como também é conhecida, é um dos locais de diversão nocturna mais frequentados pelos estudantes da cidade. A praça está localizada junto da Reitoria da Universidade de Porto.


Mercado do Bolhão
Para quem gosta de mercados, o Bolhão é o local perfeito. O edifício remonta aos meados do séc. XIX, mais precisamente a 1850 e tem um estilo arquitectónico próprio da época: o neoclassicismo. O mercado é composto por 2 pisos e está divido em várias secções por especialidades: peixe, legumes, carnes, etc. O Mercado do Bolhão está classificado como Imóvel de Interesse Publico.


Igreja da Santíssima Trindade
A Igreja da Santíssima Trindade situa-se na Rua da Trindade, nas proximidades da Câmara Municipal do Porto. Foi concluída em 1892 após uma série de atrasos e modificações no projeto inicial. O templo, de estilo neoclássico, está anexado ao hospital com a mesma designação pertencendo à Ordem da Santíssima Trindade.



9 – Outros locais a visitar no Porto
Se dispor de mais tempo para a sua viagem pelo Porto, poderá ainda visitar estes locais:
- Museu Soares dos Reis
- Casa da Musica
- Casa do Infante
- Parque e Casa de Serralves
- Parque da Cidade
- Centro Português de Fotografia
- Coliseu do Porto
- Muralha Fernandina
- Igreja de Cedofeita
- Igreja de Santo Ildefonso
- Museu do Carro Elétrico
- Museu Militar do Porto
- Museu dos Transportes e Comunicações
- Museu de Arte Contemporânea
- Teatro do Campo Alegre
- Teatro Sá da Bandeira
- Museu de Arte Sacra
- Casa dos Maias
- Estádio do Dragão
- Estádio do Bessa

10 – Gastronomia
A francesinha é quase sinónimo de gastronomia na cidade do Porto. Uma das teorias sobre a sua origem remonta ao inicio do séc. XIX no tempo das invasões francesas, em que os soldados franceses costumavam comer umas sandes com pão de forma e onde colocavam carnes variadas e bastante queijo, embora não usassem o molho.
Outra tese, dá os créditos da sua criação a Daniel Silva, então funcionário do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo sido emigrante em França, criou a francesinha baseado na tosta francesa, ou croque-monsieur, e daí o nome.
Na cidade existem diversos locais para desfrutar esta especialidade e nas minhas viagens ao Porto o meu local de eleição é o Café Santiago, uma casa que abriu em 1959.


As tripas à moda do Porto é outro prato com grande tradição histórica, com possíveis origens no tempo dos Descobrimentos. A sua confecção passa pela utilização de ingredientes como as tripas, o feijão branco, enchidos e outros tipos de carne.
10 – Como planear o roteiro pelo Porto?
É muito fácil planear o roteiro para visitar o Porto. Tendo em conta que dispomos de pelo menos dois dias completos, conseguimos ver as grandes atracções utilizando os transportes públicos ou mesmo andando a pé. Vou mostrar de que forma organizei o meu roteiro:
O facto de ter explorado a cidade a pé permitiu descobrir pontos históricos interessantes que muitas vezes não aparecem nos roteiros:
11 – Tours e actividades no Porto
Durante a sua viagem pela Invicta poderá fazer vários tours e actividades. Veja os mais conhecidos e faça aqui a sua reserva.
Tour ao Douro Vinhateiro – Cruzeiro
Tour com guia pelo centro histórico
Visita a Adegas do Vinho do Porto
Estádio do Dragão e Museu F.C.Porto
Excursão ao Parque Nacional da Peneda Gerês
Excursão às cidades de Braga e Guimarães

12 – Transportes
O Porto encontra-se bem servido no que diz respeito à rede de transporte publico, contando com diversos meios de transporte para satisfazer a necessidade dos utilizadores: metro, comboio, autocarro e eletrico.
Hoje em dia o metro será provavelmente o meio mais utilizado. A rede cobre bem o território da área metropolitana e funciona praticamente sem problemas ao longo das suas 7 linhas.
Relativamente ao transporte ferroviário, são muitas as ligações para dentro e fora da cidade. Para ligações intermunicipais pode usar os Comboios Urbanos do Porto enquanto para ligações regionais e principais cidades de Portugal, pode usar o Alfa Pendular e o Intercidades. Saiba mais no site da CP.

O transporte público de autocarro é efetuado pela SCTP. Atualmente existem mais de 50 linhas de serviço de transporte. Os terminais rodoviários principais são o Campo 24 de Agosto e o Parque das Camélias.
A SCTP assegura igualmente o serviço de eléctrico que já funciona desde o final do séc. XIX. Actualmente existem 3 linhas regulares e uma linha dedicada aos turistas (Linha T: Porto Tram City Tour).

Se pretender explorar o Porto de outra forma, como por exemplo de bicicleta, também o pode fazer através do seu aluguer. Consulte este blog que tem informação muito útil sobre o tema.
13 – Outras dicas úteis
Saúde
O sistema de saúde pública na cidade do Porto está avaliado ao nível dos padrões europeus. Se é um cidadão da UE, exceto portugueses, deve estar munido, no mínimo, pelo CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) mas será mais aconselhável estar munido de um seguro de viagem/saúde.
Outros
Existem vários WC’s públicos no Porto. Consulte este site para saber a sua localização e horários.
Informação oficial
Site oficial do Turismo do Porto: https://visitporto.travel/pt-PT/
Video promocional do turismo do Porto
Posto de Turismo
Sé – Casa da Câmara (Terreiro da Sé) Tel.: 223393472 / Centro – Rua Clube dos Fenianos 4000-172 Porto Tel. 223393472
Mais informações, consulta o site da Câmara Municipal.
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Revolut
Poupe dinheiro em taxas bancárias. Adira ao cartão Revolut