Berlim – dicas, roteiro, locais a visitar e alojamento

Berlim – dicas, roteiro, locais a visitar e alojamento

Berlim é a maior cidade da Alemanha e uma das maiores da Europa, possuindo actualmente 3,5 milhões de habitantes. Como grande capital europeia, testemunhou no séc. XX acontecimentos turbulentos que mudaram o curso da história mundial.

Foi aqui, no inicio dos anos 30, que começou o designado III Reich encabeçado por Hitler e a propaganda nazi, que mais tarde levariam à II Guerra Mundial e à consequente destruição da cidade. No fim da guerra e a derrota do nazismo, Berlim foi dividida em duas zonas de influência: a ocidental e a oriental e durante 50 anos, viveu-se o clima da Guerra Fria que terminou com a queda do Muro em 1989.

Actualmente, Berlim é uma cidade cosmopolita e fascinante com muita vida cultural e muita gente jovem, e através da sua linha mista do tradicional e modernista, consegue proporcionar ao viajante, aquilo do que chamo do “respirar história“, e isso vai sentir em Berlim, tenho a certeza.

Se está a pensar em visitar Berlim, escrevi este artigo para que possa servir como um guia para planear a sua viagem. Boa viagem!

 

Quando visitar Berlim?

O período ideal para viajar será entre Maio e Setembro, já que as temperaturas mais agradáveis permitem ao viajante desfrutar mais do ambiente urbano (esplanadas, parques verdes, entres outros). Contudo o alojamento nesta altura é mais caro, por isso deve ser reservado atempadamente. Alguns eventos são de destacar nesta época: Carnival of Cultures, Beer Festival ou a Berlin Marathon.

Viajar no Inverno tem as suas desvantagens, pois Berlim é uma cidade muita fria! Eu conheci a cidade em Dezembro e aconselho que levem roupa quente e confortável (casaco, camisola, gorro e luvas), acreditem, é bem preciso. Porém, nesta altura o preço do alojamento é mais acessível e os Mercados de Natal são um evento a não perder.

Berlim Meteorologia
Tenha cuidado com as baixas temperaturas no Inverno em Berlim
Mercados de Natal Berlim
A época dos Mercados de Natal é boa para visitar a cidade

 

Entradas – vistos

Para entrar na Alemanha não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen, não terá  que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

Bandeira Alemanha
Bandeira da Alemanha ao centro

 

Como chegar a Berlim?

cidade é servida por 2 aeroportos:Tegel International Airport (principal) e o Aeroporto de Schönefeld (secundário) que se localiza a sudeste da cidade. A Ryanair abriu recentemente várias ligações semanais a partir do Porto para Schönefeld e o preço do voo (ida e volta) ficou por cerca de 80 euros. A Easyjet também tem voos lowcost para Schönefeld a partir de Lisboa. Se aterrar em Schonefeld, poderá viajar para o centro de Berlim no comboio. A estação Bahnhof Berlin-Schönefeld Flughafen encontra-se a uns escassos metros do terminal de chegadas.

Bahnhof Berlin-Schönefeld Flughafen
Na estação Bahnhof Berlin-Schönefeld Flughafen – viagem para o centro de Berlim

Também pode chegar à capital alemã através da ferrovia. A Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof), uma das maiores da Europa, recebe várias ligações de outras cidades alemãs como Colónia, Frankfurt, Munique, Hamburgo ou Dresden e europeias como Viena, Budapeste, Praga, Amesterdão, Varsóvia, Zurique, Paris ou Moscovo.

Hauptbahnhof Berlim
Exterior da estação Hauptbahnhof

 

Quanto tempo é necessário para visitar Berlim?

Depende do motivo da viagem. Pela minha experiência, é preciso no mínimo 3 dias completos, mas 4 ou mesmo 5 dias é o ideal. Se decidir visitar a Ilha dos Museus, que é uma espécie de Louvre da Berlim, reserve um dia inteiro. A cerca de 40 km de Belim encontram-se os Parques e Palácios de Sanssouci, um magnífico complexo arquitectónico com mais de 500 hectares idealizado por Frederico II da Prússia. Se tiver disponibilidade, reserve também um dia para este local que está classificado como Património Mundial da Unesco. Lembre-se que Berlim é um espaço fulcral tanto da Segunda Guerra Mundial como da Guerra Fria. São dois temas que gosto bastante, daí explorado com algum detalhe essas cronologias.

Porta de Ishtar
A Ilha dos Museus guarda muitos tesouros como a Porta de Ishtar, uma porta da antiga cidade da Babilónia

Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra.

Berlim Fotos Guerra
As marcas dos tiros disparados durante a Segunda Guerra Mundial ainda são visiveis em vários edifícios de Berlim

 

Segurança em Berlim?

Berlim é uma cidade segura, tranquila e um excelente destino para quem quer viajar com crianças. Os níveis de criminalidade são muito baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

Berlim crianças
Berlim é uma cidade amiga das famílias e crianças

 

Transportes em Berlim?

Compra de bilhetes:  A aquisição de bilhetes para os transportes públicos é um processo muito fácil, já que em todas as estações existem máquinas para comprar bilhetes. A cidade está dividida em 3 zonas A, B e C. O sistema de transporte público (U-Bahn, S-Bahn, autocarro e metro) utiliza um bilhete comum.  Existem vários tipos de bilhete:

  • – Viagem curta (1,5 euros)
  • – Bilhete único Berlim AB (2,7 euros)
  • – Bilhete único Berlim ABC (3,2 euros
  • Consulte aqui os restantes preçários.
Hauptbahnhof Berlim
estação Hauptbahnhof

Não se esqueça de validar o bilhete na máquina antes de entrar no transporte.Do aeroporto Schönefeld  para o centro de Berlim: existem várias formas de deslocação do aeroporto para o centro. A mais utilizada é apanhar o comboio (S9 ou S45) na estação (cerca de 200m em frente ao terminal A do aeroporto) e comprar o bilhete na maquina (zonas ABC) por 3,20 euros. O tempo de viagem até ao centro (estação Hauptbahnhof ) andará perto dos 40 minutos. Outra opção é o regional (RE7 ou Rb14) que tem menos paragens, logo mais rápida.

Hauptbahnhof Berlim
estação Hauptbahnhof

viajar no centro de Berlim: é muito fácil viajar dentro de Berlim. Os comboios, autocarros e metro passam a toda a hora com intervalos regulares de 5 a 10 minutos. A rede de transporte do metro é de fácil leitura.

Berlin Schonefeld Airport Trainstation S Bahn
No interior do S Bahn

Em alternativa, pode alugar uma bicicleta. São muitos os que utilizam este veiculo como transporte, porque a orografia da cidade permite viajar sem grande esforço físico. Existem vários spots para aluguer de bicicletas, sendo o preço/dia cerca de 10 euros.

 

Hotel / alojamento em Berlim?

Existe uma enorme oferta de alojamento na cidade (mais de 1000 alojamentos) com preços que vão desde os 25 até aos 200 euros por noite.

Eu fiquei no Hotel-Pension Insel Rügen, com morada na Pariser Str. 39-40, Charlottenburg-Wilmersdorf, Berlin, 10707. Este hostel apesar de não estar no bem centro, tem uma boa localização, ficando perto do Jardim Zoológico. Pode ir a pé para o centro e fica a conhecer melhor a cidade, ou apanha o comboio na estação mais perto (Savignyplatz). As instalações são agradáveis e o preço por noite (quarto twin) ficou nos 33 euros com pequeno almoço incluído. Recomendo.

Hotel Berlim
Quarto do Hotel @booking
Alojamento Berlim
Sala dos pequenos almoços @booking

Reserve aqui o seu alojamento em Berlim

Booking.com

 

Alimentação – restaurantes em Berlim?

Ao contrário do que se possa pensar, a alimentação não é cara na capital alemã. Mas o que aconselho é tomar um bom pequeno almoço, e desenrascar no almoço com uma sandes, kebab ou cachorro (entre 1,5 a 3 euros), assim aproveita mais o dia e poupa algum dinheiro nessa refeição. Assim, no jantar já pode gastar um pouco mais, e de preferência uma refeição berlinense. Dou o exemplo de um restaurante que visitei….paguei 15 euros por uma especialidade de Berlim (pernil de porco – que estava uma delicia) com bebida incluída (caneca de 0,5l de cerveja Berliner).

Restaurantes Berlim
Restaurante berlinense onde jantei
Restaurante Berlim
Restaurante berlinense onde jantei

 

Que locais / atracções a visitar em Berlim?

  • Reichstag (parlamento alemão) – é necessário efectuar a marcação da visita
  • Portas de Brandenburgo
  • Muro de Berlim
  • – Topografia do Terror
  • – Checkpoint Charlie
  • – Tiergarten
  • – Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche
  • – New Berlin Walking Tours
  • – Ilha dos Museus (Museumsinsel)
  • – Catedral de Berlim
  • – Mauermuseum no Checkpoint Charlie
  • Casa da Musica (Konzerthaus)
  • – Catedral Francesa
  • – Siegessäule (Coluna da Vitória)
  • – Berliner Fernsehturm (Torre da TV – a construção mais alta da Alemanha)
Ilha dos Museus Berlim
Não perca a visita à Ilha dos Museus

 

Outros locais a visitar

  • – Jüdisches Museum
  • – Memorial do Holocausto
  • – Flea markets
  • – Jardim zoológico
  • – Deutsches Historisches Museum
  • – Palácios de Sanssouci em Potsdam
Sanssouci Potsdam
Os Palácios de Sanssouci em Potsdam estão muito próximos de Berlim. Não perca esta visita.

 

Tours e actividades em Berlim

Rio Spree Berlim
Passeio de barco no Rio Spree

 

Outras informações úteis

Moeda

A moeda oficial da Alemanha é o euro. Para os viajantes que não utilizam esta moeda podem fazer o respectivo cambio nas inúmeras casas existentes pelo centro histórico. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas ATM também são fáceis de encontrar

Língua

A língua oficial em Berlim é o alemão, mas a grande parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês.

Saúde

O sistema de saúde pública na Alemanha está avaliado ao nível dos padrões europeus. Quem viajar para Berlim deve estar munido, no mínimo, pelo CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) mas será mais aconselhável estar munido de um seguro de viagem/saúde.

WC’s

Existem vários WC’s públicos na cidade de Berlim. Terá que inserir 0,50 euros para aceder a este serviço e terá direito a 15 minutos. No shopping o seu uso nem sempre é gratuito podendo pagar a mesma quantia. Os wc’s públicos geralmente são limpos e bem conservados.

WC Berlim
WC publico em Berlim

 

Informação oficial

Site oficial do Turismo de Berlim:  https://www.visitberlin.de/

Video promocional do turismo de Berlim

 

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

Seguro de Viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

Revolut

Poupe dinheiro em taxas bancárias. Adira ao cartão Revolut

Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Facebook Comments

One Reply to “Berlim – dicas, roteiro, locais a visitar e alojamento”

  1. Maria Correia says:

    Vou a Berlim no princípio de Dezembro e foi muito bom ler as suas informações
    Obrigada

Deixar uma resposta