Visitar Berlim – 20 locais a não perder
Visitar Berlim: Berlim é actualmente uma das cidades da Europa com maior crescimento de turistas e este facto pode ser explicado por vários factores:
– a história, principalmente no séc. XX, porque foi palco de acontecimentos importantes que mudaram o curso da história mundial
– a oferta cultural, Berlim possui inúmeros museus (mais de 150!!) de variadas temáticas
– os eventos, a capital germânica recebe acontecimentos como a Berlin Marathon, Carnival of Cultures ou o Beer Festival
– a organização, Berlim é uma cidade bem organizada, limpa e segura
– acessível, na minha opinião Berlim é uma cidade barata em comparação outras capitais europeias como Londres, Paris ou Viena.
A cidade é enorme e com muito para oferecer e são precisos 4 dias no mínimo para conhecer os principais spots da cidade.
Aqui ficam neste artigo as minhas dicas para explorar a cidade com os 20 locais a visitar em Berlim. Vamos descobrir?
1 -Muro de Berlim (Berliner Mauer)
Apelidado de “Muro da Vergonha“, esta barreira física dividiu a cidade de Berlim entre 1961 e 1989, como resultado da Guerra Fria entre o Ocidente e o mundo comunista liderado pela Rússia. Durante 28 anos impediu que os alemães de Leste fugissem para o Ocidente e muitos foram os que pereceram na tentativa dessa fuga.


2-Parlamento Alemão (Reichstag)
Construído no final do séc. XIX, o Reichstag é um dos monumentos mais emblemáticos da capital e orgulho do povo alemão, e carrega sobre si acontecimentos tumultuosos como o fim da monarquia em 1918 ou o misterioso incêndio em 1933. O Reichstag foi praticamente destruído na 2ª Guerra Mundial e após a reunificação da Alemanha tornou-se sede do parlamento germânico. Pode ser visitado gratuitamente, apenas sendo necessário um pré-registo.




3 – Portas de Brandenburgo (Brandenburg Tor)
É uma obra prima da arquitectura alemã, mandada construir pelo rei Frederico Guilherme II da Prussia no final do séc. XVIII. É um monumento conotado pelo poder e conquista, com paradas e desfiles, desde Napoleão no inicio do séc. XIX ao assalto ao poder alemão pelos nazis em 1933. Foi junto das Portas de Brandenburgo que em 1987 Ronald Reagan fez o seu famoso discurso para Gorbachev acabar com o Muro de Berlim: “Mr. Gorbachev, open this gate. Mr. Gorbachev, tear down this wall!”



4 – Topografia do Terror (Topographie des Terrors)
Este local é uma espécie de memorial que relembra os crimes praticados pelo regime nazi durante os anos de 1933 até 1945. Neste espaço localizava-se a sede da Gestapo (policia secreta) e das SS e ainda são visíveis as ruínas das celas. Existe um centro de documentação que pode ser visitado gratuitamente.






5 – Tiergarten
O Tiergarten é o pulmão de Berlim. Esta enorme mancha verde no meio do espaço urbano, foi em tempos medievais uma vasta área de caça dos reis prussianos até ser transformado em parque no séc. XVIII. É um dos maiores parques urbanos da Alemanha. Tem uma área aproximada de 210 hectares e existem imensos locais para o visitante visitar: trilhos, lagos, estátuas, palácios, memoriais, etc.






6 – Check Point Charlie
O Check Point Charlie foi um importante local fronteiriço que ligava Berlim Oeste com Berlim Leste entre 1961 e 1989. Actualmente constitui um importante spot turístico porque possui uma grande carga histórica e emocional. A cerca de 30m podemos visitar o Museu Check Point Charlie.


7 – Caixa-Preta da Guerra Fria (BlackBox Kalter Krieg)
Espaço localizado junto do Check Point Charlie, onde em cerca de 200m2 conta a história do local fronteiriço entre Alemanha de Oeste e Alemanha de Leste. Aqui podemos observar galerias fotográficas, exposições, um pedaço do Muro de Berlim e documentários acerca do seu impacto não só ao nível da vida dos germânicos, mas também dos europeus.

8 – Catedral de Berlim (Berliner Dom)
Este edifício religioso de grande magnitude é a maior e mais importante igreja protestante de Berlim. O inicio da construção original remonta ao séc. XV mas a Berliner Dom só foi finalizada em 1905. Foi bastante danificada na 2ª Guerra Mundial e manteve-se encerrada ao publico até 1993.





9 – Coluna da Vitória (Siegessäule)
Situada no Tiergarten, esta imponente coluna com 69m foi erguida para comemorar a vitória da Prússia contra a Dinamarca na Guerra dos Ducados.


10 – Torre da TV (Berliner Fernsehturm)
É considerado um dos edifícios mais altos da Europa (368m) e recebe anualmente mais de um milhão de visitantes. Foi construída durante a década de 60 pela antiga Republica Democrática Alemã. Poupe tempo nas filas e reserve aqui o seu bilhete.

11 – Ilha dos Museus (Insel Museum)
A Ilha dos Museus em Berlim é um extraordinário conjunto de cinco museus (Altes, Neues, Alte Nationalgalerie, Bode e Pergamon) construído entre 1824 e 1930 numa pequena ilha no Rio Spree. Dada a sua importância monumental e cultural, foi-lhe atribuída a classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Veja aqui o Passe Museus de Berlim.








12 – Praça Gendarmenmarkt
Com origem no final do séc. XVII, a Gendarmenmarkt é uma bonita praça localizada no centro de Berlim, caracterizada pela disposição harmoniosa de três edifícios: o lugar central é ocupado pela Casa da Musica (Konzerthaus) e lateralmente pela Catedral Alemã (Deutscher Dom) e a Catedral Francesa (Französischer Dom). No centro da praça encontra-se a estátua do poeta Friedrich Schiller.





13 – Sowjetische Ehrenmal (Memorial de Guerra Soviético)
Localizado no Tiergarten, este memorial foi construído em 1945 pela União Soviética para homenagear os soldados do Exército Vermelho que perderam a vida durante a 2ª Guerra Mundial.



14 – Antigo Ministério da Aviação do Reich (Reichsluftfahrtministerium)
Edifício construído em época do III Reich (1936) foi sede do antigo Ministério da Aviação do Reich. Foi um dos poucos edifícios a sobreviver aos bombardeios das forças aliadas em 1945. Actualmente é sede do Ministério das Finanças da Alemanha.



15 – Museu Trabi (Trabi World)
O Trabi World é um museu inteiramente dedicado ao carro Trabant, o mais popular da República Democrática Alemã. Veja aqui o Passe Museus de Berlim.


16 – Museu Histórico Alemão
Museu inaugurado em 1987 e considerado um dos mais importantes de Berlim, tem como objectivo partilhar a história do povo alemão, através de um acervo de 8000 objectos. Veja aqui o Passe Museus de Berlim.


17 – Neue Wache
Situado na Avenida Unter den Linden, este monumento foi construído em 1816 e actualmente é um local de homenagem a todas as vítimas da Segunda Guerra Mundial.


18 – Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche
A igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche foi edificada em 1890. Durante a 2ª Guerra Mundial foi alvo de bombardeios constantes que a danificaram gravemente, ficando praticamente em estado de ruína.

19 – Humboldt-Universität zu Berlin
A prestigiada Universidade de Humboldt foi fundada em 1810 e já teve como ilustres alunos e professores, individualidades como Karl Marx, Albert Einstein ou os Irmãos Grim.


20 – St. Hedwigs-Kathedrale
A catedral de St Hedwig é um edifício do séc. XVIII, mas só adquiriu o estatuto de uma catedral em 1930 . A sua construção baseou-se no modelo do panteão em Roma, embora em proporções mais reduzidas.

Mapa – Visitar Berlim
Informações úteis – Visitar Berlim
Como chegar
Berlim é servida por 2 aeroportos: o Tegel International Airport (principal) e o Aeroporto de Schönefeld (secundário) que se localiza a sudeste da cidade. A Ryanair faz várias ligações semanais a partir do Porto para Schönefeld. A Easyjet também tem voos lowcost para Schönefeld a partir de Lisboa.
Pesquisar voos baratos para Berlim
Onde dormir em Berlim
Na cidade de Berlim existe uma grande oferta de alojamento com preços que variam entre 0s 25 até aos 200 euros por noite. Eu fiquei no Hotel-Pension Insel Rügen. Este hostel está bem localizado (perto do Jardim Zoológico), as instalações são agradáveis e o preço por noite (quarto twin) ficou nos 33 euros (pequeno almoço incluído).
Pesquise e reserve alojamento a partir do Booking.
Alugar carro
Seguro de Viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email
Excelente lista! Lugares incríveis para conhecer em Berlim! Fui em 2009 e sou doida pra voltar e rever esses lugares cheios de história! Lembro que adorei o DDR Museum, um museu interativo que reconstrói o cotidiano da Alemanha! É bem legal!
Boas dicas acerca de Berlim! É uma cidade que visitei já há muitos anos e que merece uma segunda visita (e terceira…) Cultura imensa e muita história!
Veio na hora certa!! Vamos para Berlim em fevereiro e já salvei este post nos meus arquivos. Legal!! Obrigada!!