Ponte de Lima Turismo

Visitar Ponte de Lima: dicas, fotos, roteiro e alojamento

Visitar Ponte de Lima: dicas, fotos, roteiro e alojamento

Visitar Ponte de Lima: é em pleno vale do Rio Lima, no noroeste de Portugal, que se situa uma das  vilas  mais antigas de Portugal: Ponte de Lima. Está inserida numa paisagem tipicamente minhota, de baixas altitudes e áreas verdejantes onde predomina o minifúndio, banhado pelas águas do Lima que garantem a boa qualidade dos produtos agrícolas e dos afamados vinhos verdes.

Séculos antes da fundação da vila, já os romanos tinham aqui passado sob comando do general Decius Junius Brutus. Em 135 a. C., este comandante veio desmistificar, ao seus soldados que o rio Lima (na altura conhecido por rio Lethes), a fama de ser o rio do esquecimento, ou seja, quem atravessasse a margem, esquecer-se-ia para sempre de si mesmo e da sua terra.

Foi este mesmo povo que construiu a ponte, que mais tarde vai dar o nome à povoação, e assegurou durante séculos a passagem pela via militar XIX que ligava Bracara Augusta a Astorga. Cerca de mil anos mais tarde, mais precisamente em 1125 foi atribuído o foral à vila pela mão de D. Teresa,  com o objetivo de realizar uma feira franca, dinamizando a economia e o crescimento demográfico.

No reinado de D. Pedro I, a vila foi amuralhada face ao seu desenvolvimento e à localização geográfica, não muito distante de Espanha. Nos séc. XV e XVI começaram a surgir as casas de rés-de-chão e sobrado que ainda hoje ocupam o casco histórico da vila e muitas delas são inspiradas no estilo manuelino típico da época. Com o passar do tempo a expansão do centro histórico levou ao rompimento dos trechos muralhados, ao mesmo tempo que começam a surgir fora do perímetro as belas casas senhoriais, típicas da arquitectura barroca que constituem uma marca de referência da região minhota.

Hoje, Ponte de Lima continua a ser um ponto de referência no norte do país, capaz de mobilizar massas,  nomeadamente pelas Feiras Novas que atrai milhares, pela gastronomia e por ser um importante ponto de passagem do Caminho de Santiago. Vamos visitar Ponte de Lima?

 

1 – Como chegar

Acesso por: A3 (Porto – Valença), A27 (Viana do Castelo – Ponte de Lima) IC28 (Ponte da Barca – Ponte de Lima) EN201, EN202, EN203.

2 – Alojamento em Ponte de Lima?

Ao longos dos últimos anos, a oferta de alojamento tem vindo a crescer dado o potencial turístico da região limiana. Essa oferta estende-se sobretudo a hotéis, casas de campo e alojamento em turismo rural. Nas minhas passagens por Ponte de Lima fiquei sempre no mesmo hotel: o Axis Ponte de Lima porque pela minha experiência penso que a relação preço/qualidade é muito boa. Para reservar alojamento em Ponte de Lima faça-o através do Booking.

 

3 – Restaurantes 

Este concelho minhoto é conhecido pela excelente qualidade gastronómica sobretudo no que toca ao arroz de sarrabulho, prato típico de Ponte de Lima. Dos restaurantes que conheço sugiro os seguintes: Sonho do Capitão (Posta à minhota), o Lusitano (Arroz de Sarrabulho) e o S. Nicolau (Arroz de sarrabulho). Saiba mais sobre o arroz de Sarrabulho (receita, restaurantes e fotos) neste artigo.

 

4 – O que visitar em Ponte de Lima

Ponte romana / medieval sobre o Lima

Esta obra prima da arquitectura é considerada o ex libris de Ponte de Lima. Encontra-se dividida em dois troços: o menor e mais antigo construído no tempo do Imperador Augusto por volta do séc. I e o de maior dimensão, de estilo gótico, é da época medieval, datando provavelmente do reinado de D. Dinis. A ponte está classificada como Monumento Nacional.

Visitar Ponte de Lima - Ponte

Igreja de Santo António da Torre Velha

Igreja construída no séc. XVIII localizada junto da ponte romana, do lado da freguesia de Arcozelo.

Igreja de Santo António da Torre Velha - Visitar Ponte de Lima

 

Museu do Brinquedo Português

O Museu do Brinquedo Português localiza-se junto do Parque do Arnado e apresenta colecções de brinquedos que datam desde o séc. XIX até ao final do séc. XX.

Museu do Brinquedo Português - Visitar Ponte de Lima

Parque do Arnado

Espaço verde localizado junto da Igreja de Santo António da Torre Velha, onde pode fazer umas caminhadas ou apenas para desfrutar do bonito espaço ajardinado. Tem parque infantil para levar as crianças.
Parque do Arnado Ponte de Lima

Estátua de Decius Junios Brutos / legionários romanos

Quando Decius Junius Brutus chegou ao rio Lima os soldados recusaram a atravessá-lo, porque era conhecido como o Rio do Esquecimento. Então, o general decidiu avançar, e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome, provando que não assim que não iriam perder a sua memória. Esse momento ficou perpetuado nas estátuas dos soldados e do general colocadas em ambas as margens.
Decius Junius Brutus - Visitar Ponte de Lima

 

Largo de Camões

Esta é a principal praça do município, onde inicia a ponte medieval. No centro encontra-se um bonito chafariz da época renascentista. Este espaço é ideal para descansar ou socializar numa das várias esplanadas disponíveis.
Largo de Camões Ponte de Lima

 

Monumento Memórias do Campo

Monumento localizado junto ao Passeio 25 de Abril que presta homenagem aos camponeses das lavradas, sementeiras e ceifas das gentes limianas. É da autoria do escultor Salvador Vieira. Junto do monumento encontra-se o Pelourinho.
Monumento Memórias do Campo

Monumento Alegoria às Feiras Novas e ao Folclore

Esculturas localizadas junto ao Passeio 25 de Abril prestam homenagem às Feiras Novas e ao Folclore.
Monumento Alegoria às Feiras Novas e ao Folclore

Torres de São Paulo / Cadeia Velha

Torres integrantes do sistema defensivo medieval. Ainda é visível um pequeno troço da muralha. Actualmente o Posto de Turismo de Ponte de Lima funciona na torre da Cadeia Velha. Estão classificadas como Imóveis de Interesse Publico.
Torre da Cadeia Velha - Visitar Ponte de Lima

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Ponte de Lima tem origem na idade média já que são visíveis elementos arquitectónicos do período românico.  No entanto, ao longo dos séculos foi sofrendo alterações com o aumento de novos volumes, como por exemplo a torre sineira. Está classificada como Imóvel de Interesse Publico.
Igreja Matriz de Ponte de Lima

 

Capela das Pereiras

Templo religioso da época barroca localizado na parte alta do centro histórico. Dada a sua posição, funciona como um excelente miradouro para o resto da vila.

 Capela das Pereiras - Visitar Ponte de Lima

 

Paços do concelho

Edifício construído no final do séc. XVI, embora tenha sido alvo de intervenções posteriores. É aqui que estão instalados os Paços do concelho. 
Paços do concelho Ponte de Lima

Centro De Interpretação De História Militar / Paço do Marques 

Equipamento instalado no Paço do Marquês, edifício datado do séc. XV, claramente inspirado nas domus fortis ou casas torre, que copiavam as torres de menagem.
Centro De Interpretação De História Militar / Paço do Marques Visitar Ponte de Lima

Avenida dos Plátanos

Avenida pedonal paralela ao Rio Lima que se encontra ladeada de plátanos centenários. Espaço muito agradável para passear principalmente no tempo mais quente porque oferece boas sombras. A meio da caminhada fica o Museu dos Terceiros.
Avenida dos Plátanos

 

5 – Outros locais para visitar 

Depois de um bom almoço, nada melhor que fazer uma caminhada pelo meio da natureza, mais concretamente nas Lagoas de S. Pedro de BertiandosVeja aqui fotos e informação sobre os percursos pedestres nas Lagoas de Bertiandos.

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM PONTE DE LIMA



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

MAPA DE PONTE DE LIMA

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens