Visitar o Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa
O Museu Nacional de Arqueologia é um dos mais importantes museus em Portugal e provavelmente o mais rico no tema da arqueologia e antiguidade. Encontra-se instalado no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, concelho de Lisboa. A sua fundação remonta ao ano de 1893, nas instalações da Academia da Ciências de Lisboa, designado por ‘Museu Ethnográfico Português”, pela mão do notável arqueólogo e historiador Leite de Vasconcelos.
Em 1903, o museu passou para o Mosteiro dos Jerónimos tendo sido aberto ao público três anos mais tarde. A partir da década de 30, fruto de inúmeras campanhas de escavação, o acervo do museu começou a crescer significativamente, factor que veio a ser decisivo para ser tornar na principal instituição arqueológica e museológica do país.
Ao longo do tempo, o espólio arqueológico foi aumentando graças à integração de outras colecções de arqueologia, de doações, de trabalhos arqueológicos do próprio Museu e ainda por despachos do governo. Para além do acervo arqueológico, o museu conta com outras colecções ligadas à ourivesaria, etnografia, mosaicos, numismática entre outras.
1 – Como chegar
Autocarros urbanos: 714, 727, 728, 751,729
Eléctrico: 15
Comboio: Linha de Cascais – Estação de Belém
Mais informações no site da Carris.
2 – Preços
Bilhete normal: 5,00 €
Meios de pagamento: dinheiro, multibanco
Isenções
Domingos e feriados até às 14.00h
– Crianças até aos 12 anos, inclusivé
– Visitantes em situação de desemprego residente na União Europeia *
– Professores e alunos de qualquer grau de ensino, quando comprovadamente em visita de estudo e mediante marcação prévia confirmada pela Direção do Museu *
Descontos de 50%
– Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos *
– Cartão de estudante *
– Cartão Jovem *
– Família Numerosa (2 adultos + filhos) *
– Bilhete Família (a partir de 4 elementos com ascendência directa de 1.º grau ou equiparado) *
* Mediante comprovação documental
3 – Horários e visita
De Terça a Domingo: das 10h00 às 18h00.
Em certos períodos e épocas do ano algumas exposições fecham à hora de almoço (12h00 – 14h00)
Visitas guiadas e mais informações consultar o site oficial.
4 – O que se pode visitar
O Museu Nacional de Arqueologia possui exposições permanentes e temporárias:
Existem duas exposições permanentes:
- Tesouros da Arqueologia Portuguesa (desde 1980), onde estão expostas dezenas de peças de ourivesaria que pertencem cronologicamente à Idade do Bronze e Idade do Ferro.
- Antiguidades egípcias (desde 1993), para os apaixonados pela cultura do Antigo Egipto, esta é uma excelente oportunidade para ver de perto as famosas múmias e sarcófagos.
Nota: Nas exposições permanentes não é permitida a captura de imagens.
Na entrada do Museu encontram-se uma exposição que começa com as famosas estátuas dos guerreiros galaicos, provenientes de escavações nos castros, situados no norte de Portugal, que datam provavelmente dos inícios da romanização.
Ainda dentro do mesmo espaço estão dispostas peças arqueológicas do período romano: estátuas, cerâmicas, mosaicos, sarcófagos, aras votivas, entre outras.
Numa sala ao fundo está destinado o espaço para a exposição temporária, neste caso dedicado às Memórias da Praia de São Torpes, Sines.
Estátuas de guerreiro galaico
Estátuas de guerreiro galaico
Estátuas romanas
Colecção de cerãmicas
Aras votivas
Museu Nacional de Arqueologia – Mosaicos
Aras votivas
Sarcófagos romanos
Canga – exposição temporária Memórias da Praia de São Torpes, Sines
4 – Onde dormir em Lisboa?
Eu aluguei um apartamento nos City Stays Cais do Sodre Apartments perto da Estação do Cais do Sodré. O apartamento além de muito bem localizado (apenas 200 metros da Praça do Comércio) estava todo equipado (máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, frigorífico e microondas), era espaçoso, limpo e acolhedor e o staff que nos recebeu era muito simpático e prestável.
5 – Outros locais para visitar em Lisboa?
Veja aqui o roteiro que planeei para visitar Lisboa.
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
ALOJAMENTO EM LISBOA
Reserve aqui alojamento em Lisboa
Booking.com
ALUGAR CARRO
SEGURO DE VIAGEM
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Fico triste em ler esse post, por ter passado tão rapidamente pelo Mosteiro dos Jerônimos, e não ter visitado esse tão importante museu. Mas fico contente em ter lido esse post, pois ficou bastante rico, e me deu uma prévia do que verei por lá, quando retornar. Obrigado pela partilha!