Visitar a Costa de Prata: roteiro de 5 dias

Visitar a Costa de Prata: roteiro de 5 dias

É ponto de alguma discussão a abrangência geográfica da Costa de Prata, principalmente onde começa. Alguns apontam para Gaia, outros Aveiro e uns Figueira da Foz, mas para o seu final existe mais unanimidade: Peniche.

A Costa de Prata é banhada pelas águas frias do Atlântico e possui uma extensa linha costeira, onde se destacam inúmeras praias. São 3 os distritos (Aveiro, Coimbra e Leiria) e vários os concelhos abrangidos por esta região turística. A área na generalidade é caracterizada por vastas planícies junto à orla costeira e zonas um pouco mais elevadas para o interior, mas sempre sem atingir grandes altitudes.

 

Porquê visitar a Costa de Prata

São muitos os motivos para visitar a Costa de Prata. Esta região tem uma natureza muito própria e proporciona ao turista e viajante uma enorme diversidade de ofertas orientadas para o turismo natural, cultural e gastronómico. Praias, sítios classificados pela UNESCO, castelos, parques naturais e vilas históricas são a chancela para um turismo de qualidade nesta bela região de Portugal.

 

Quando visitar a Costa de Prata

Qualquer altura é boa para visitar a Costa da Prata porque possui um clima bastante agradável. Os Invernos são suaves com temperaturas médias na ordem dos 17 ºC.  O Verão não traz aquele calor insuportável devido à fresca brisa do Atlântico, mas com ele vêm os preços mais elevados e os locais turísticos muito concorridos, principalmente nas praias. Primavera e Outono podem ser boas opções para quem quer viajar a preço mais acessível e usufruir dos sítios em ambiente de sol e com menos “concorrência”.

Roteiro de 5 dias pela Costa de Prata

 

1º DIA

Aveiro

Aveiro é conhecida como a “Veneza Portuguesa” pela existência de canais que atravessam a cidade e pelos barcos moliceiros que aí navegam com fins turísticos. Junto do canal principal é possível observar um conjunto de edifícios em estilo arquitectónico “Arte Nova”. O Museu de Aveiro é outro dos locais que merece uma visita.

Hotéis em Aveiro

 

O que visitar em Aveiro Costa de Prata

Visitar Aveiro – Barco moliceiro

 

O que visitar em Aveiro Costa de Prata

Visitar Aveiro – Passeio de Barco moliceiro 

 

Ílhavo

Ílhavo é uma cidade de pescadores localizada cerca de 6 km de Aveiro e está intimamente ligada à pesca do bacalhau. A sua posição geográfica ligada à Ria e ao Mar, favoreceu o crescimento da actividade piscatória desta povoação. Segundo vários autores, Ílhavo já desde tempos remotos, possivelmente mesmo anterior à romanização, era terra de navegadores. Um dos pontos de interesse de maior destaque é o Museu Marítimo, renovado e ampliado em 2001 num edifício de arquitetura moderna alberga o navio-museu Santo André, antigo arrastão bacalhoeiro. Outro top destino em Ilhavo é a Praia e o Farol da Barra.

Hotéis em Ílhavo

O que visitar em Ílhavo

Visitar Ílhavo – Estátua e Museu Marítimo

 

Costa Nova

A origem da Costa Nova remonta ao inicio do séc. XIX quando se construiu a nova barra. Aí, começaram a ser construídos um conjunto de palheiros que se destinavam aos pescadores. Aos poucos esta zona foi-se transformando numa importante estância balnear e os palheiros foram perdendo a sua função original, sendo alugados aos que procuravam o local para os seus banhos. Entre várias personagens ilustres, destaca-se a passagem de Eça de Queiroz em meados do séc. XIX que apelidou a Costa Nova de “um dos pontos mais deliciosos do Globo“.

Hotéis na Costa Nova

O que visitar na Costa Nova

Casas da Costa Nova – Costa de Prata

O que visitar na Costa Nova

Casas da Costa Nova

O que visitar na Costa Nova

Marina da Costa Nova

 

2º DIA

Monumento Natural do Cabo Mondego

Localizado junto à cidade da Figueira da Foz, o Monumento Natural do Cabo Mondego é uma Paisagem Protegida cujos afloramentos jurássicos constituem um conjunto de excepcional importância, nacional e internacionalmente reconhecida.

Pontos de interesse na área destacam-se o miradouro do Cabo Mondego e o Farol.

Visitar Figueira da Foz Costa de Prata

Cabo Mondego – Costa de Prata

Visitar Figueira da Foz Costa de Prata

Cabo Mondego

 

Figueira da Foz

Conhecida como a Rainha da Costa da Prata, Figueira da Foz é uma cidade costeira situada na foz do rio Mondego. São muitos os locais que podemos visitar na Figueira da Foz: a Fortaleza de Buarcos (que protegia a cidade das investidas dos corsários holandeses e ingleses), o Forte de Santa Catarina (que desempenhou um papel importante na Guerra da Restauração e na Guerra Peninsular), o Núcleo Muselógico do Mar, o Casino da Figueira (o mais antigo da Península Ibérica) e a Praia da Claridade. Veja aqui as dicas para visitar a cidade da Figueira da Foz.

Hotéis na Figueira da Foz

O que visitar na Figueira da Foz

Praia da Claridade na Figueira da Foz – Costa de Prata

 

O que visitar na Figueira da Foz

Praia da Claridade – Figueira da Foz

 

Montemor o Velho

A importante posição geográfica de Montemor o Velho, dominante sobre o vale do Mondego, provocou durante a Reconquista muitas disputas entre as forças cristãs e muçulmanas até estabilizar em 1064, com a conquista definitiva de Coimbra. Terá sido nesta época pela mão de Afonso VI de Castela que foi efectuada uma remodelação da fortaleza existente, juntamente com a edificação da Igreja de Stª Maria da Alcáçova. Este castelo em conjunto com outros foi fundamental na consolidação da independência do Condado PortucalenceO Castelo de Montemor o Velho está classificado como Monumento Nacional.

Hotéis em Montemor o Velho

O que visitar em Montemor o Velho

Castelo de Montemor o Velho – Costa de Prata

 

O que visitar em Montemor o Velho

Castelo de Montemor o Velho

 

O que visitar em Montemor o Velho

Castelo de Montemor o Velho

 

3º DIA

Castelo de Leiria

Surge destacado na paisagem, assente sobre um morro sobranceiro à urbe, o monumento mais emblemático da cidade: falamos do Castelo de Leiria! A sua fundação foi determinante para o povoamento e expansão da região de Leiria.

Foi mandado construir no séc. XII por D. Afonso Henriques após a conquista de Leiria aos mouros. Nos inícios do séc XIV (1324), D. Dinis manda construir a torre de menagem e transforma a fortaleza em palácio. Séculos depois, as invasões francesas viriam a trazer danos à cidade e ao Castelo, ficando quase ao abandono. No entanto, voltou a ter destaque no início do séc. XX, quando foi alvo de um inovador restauro por Ernesto Korrodi e pela Liga dos Amigos do Castelo, cujas iniciativas marcaram a paisagem urbana de Leiria.

No interior do castelo podemos visitar o núcleo museológico localizado na torre de menagem e a “loggia” uma espécie de varandim, que proporciona umas vistas fabulosas sobre a cidade.

O Castelo de Leiria está classificado como Monumento Nacional.

Hotéis em Leiria

O que visitar em Leiria Costa de Prata

Centro Histórico de Leiria – Costa de Prata

 

O que visitar em Leiria

Castelo de Leiria

 

O que visitar em Leiria

Castelo de Leiria

 

Praia de Vieira de Leiria

Vieira de Leiria é uma freguesia que pertence ao concelho da Marinha Grande e é muito famosa pela sua praia e pela “Arte Xávega” um tipo de pesca artesanal de cerco e alar praticando-se sempre que o estado do mar o permite, ou seja, entre Maio e Outubro.

Hotéis em Vieira de Leiria

O que visitar na Marinha Grande

Praia de Vieira de Leiria – Costa de Prata

 

O que visitar na Marinha Grande

Vieira de Leiria

 

São Pedro de Moel

Para os amantes de praias portuguesas, São Pedro de Moel é paragem obrigatória. Esta praia pertence ao concelho da Marinha Grande e está inserido em pleno Pinhal de Leiria. O ponto principal de visita são as arribas e o Farol do Penedo da Saudade (construído em 1912) que conferem às praias situadas entre a Praia Velha e São Pedro de Moel, características peculiares que as tornam únicas no país. Andando pela marginal utiliza-se uma ciclovia onde as pessoas podem desfrutar, a pé ou bicicleta, da beleza das falésias e do mar agitado.

Hoteis em São Pedro de Moel

Farol de São Pedro de Moel

Farol de São Pedro de Moel – Costa de Prata

 

Praia em São Pedro de Moel

Praia em São Pedro de Moel

 

Praia em São Pedro de Moel

São Pedro de Moel

 

4º DIA

Mosteiro da Batalha

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória também designado Mosteiro da Batalha é, sem duvida, uma das mais belas obras da arquitetura gótica da península ibérica e foi mandado construir por D. João I como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota, que garantiu a independência de Portugal.

Este mosteiro esteve na posse da Ordem Dominicana e favoreceu a solidificação e a transformação permanente do território ao longo de mais de 600 anos. O complexo religioso foi alvo de várias fases de construção e novos acrescentos foram introduzidos no projeto original, resultando um vasto conjunto monástico que atualmente apresenta a Igreja, dois claustros com dependências anexas e dois panteões reais, a Capela do Fundador e as Capelas Imperfeitas.

Em 1983 o Mosteiro da Batalha foi classificado como património mundial da UNESCO, na qual foi reconhecida a sua originalidade do bem cultural, associada ao génio criativo da humanidade.

Informação de horários e bilhetes

Hotéis na Batalha

Mosteiro da Batalha Portugal

Mosteiro da Batalha – Costa de Prata

 

Mosteiro da Batalha Portugal

Mosteiro da Batalha

 

Castelo de Porto de Mós

É na vila de Porto de Mós, localizada na encosta norte da Serra de Aire e Candeeiros que se encontra um dos mais belos castelos de Portugal, uma obra arquitectónica de características singulares. Atribui-se ao rei D. Sancho I a primeira construção militar, posteriormente alargada e reforçada no reinado de D. Dinis, mas é no séc. XV que surge a mais importante evolução construtiva pela mão do Conde de Ourém e 1º Marquês de Valença: a construção do majestoso palácio. Erguido num morro sob ruínas do período romano, este monumento alicerça-se numa planta pentagonal, cujos vértices são reforçados por torreões. Os torreões que compõem a fachada principal estão decorados por duas cúpulas em forma piramidal, com acabamento de cerâmica de cor verde, que lhe dão um aspecto típico dos castelos do centro da Europa. O Castelo de Porto de Mós está classificado como Monumento Nacional.

Hotéis em Porto de Mós

Castelo de Porto de Mós

Castelo de Porto de Mós – Costa de Prata

 

O que visitar em Porto de Mós

Castelo de Porto de Mós

 

Mosteiro de Alcobaça

Desde tempos antigos que o nome de Alcobaça é sinónimo de Mosteiro ou Real Abadia de Santa Maria. Este templo foi fundado em meados do séc. XII pela Ordem de Cister e está claramente associado ao inicio da monarquia portuguesa, já que a sua construção em 1178 a mando de D. Afonso Henriques, surge no cumprimento de um voto efectuado após a reconquista cristã de Santarém.  Trata-se do primeiro ensaio de arquitectura gótica em Portugal.

O Mosteiro de Alcobaça possuía áreas muito vastas e funcionou como um dinamizador do território, fomentando a agricultura com a introdução de novas técnicas e produtos agrícolas e o povoamento com a organização de vilas e quintas.

Em 1989 foi elevado ao estatuto de Património Mundial da Humanidade da UNESCO tendo por base o critério representativo de uma obra-prima do génio criativo da humanidade: a grandeza das suas dimensões, a pureza e luminosidade arquitectónicas, a beleza e rigor na execução e os Túmulos de D. Pedro e de D. Inês – consideradas das mais belas esculturas funerárias góticas.

Informação de horários e bilhetes

Hotéis em Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Visitar o Mosteiro de Alcobaça – Costa de Prata

 

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Mosteiro de Alcobaça

 

Grutas de Mira d’ Aire

As Grutas de Mira d’ Aire são as maiores grutas de Portugal. As grutas situam-se em pleno Maciço Calcário Estremenho no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, concelho de Porto de Mós e foram descobertas por habitantes locais em 1947. Após várias explorações por espeleólogos nas décadas e 50 e 60, as grutas foram abertas ao publico em 1974. A actual extensão conhecida é de 11,5 km, mas a área visitável é apenas de 600 metros. O ambiente no interior é deslumbrante, parecendo uma catedral subterrânea iluminada por mais de 3000 lâmpadas. A visita vai-se desenrolando ao longo de um desnivel de 110 metros, descendo-se um total de 683 degraus.

Em 2010 as grutas de Mira de Aire participaram no concurso Maravilhas Naturais de Portugal, concorrendo e sendo eleitas na categoria de “Grutas e Cavernas”.

Hotéis em Porto de Mós

Grutas de Mira d' Aire

 

Grutas de Mira d’ Aire – Costa de Prata

 

 

5º DIA

São Martinho do Porto

Esta pequena vila situada entre a Nazaré e Óbidos possui uma das praias mais bonitas do país, já que o formato geográfico da sua baía maritima(em concha perfeita) torna-a única em Portugal e na Europa, constituindo um porto natural de paisagem única. Muitos foram os reis que passaram por esta terra, sendo o maior admirador o rei D. Carlos que terá dito: “Tenho viajado muito em Portugal e no Estrangeiro, mas não conheço nada mais lindo do que São Martinho do Porto”. Para quem procura um destino alternativo à Nazaré que é muito mais frequentada por turistas, esta será a praia ideal em Portugal para passar férias em família, segundo a opinião da agência de viagem Edreams.  Mas não é só praia que há para ver em S. Martinho do Porto. Há um pequeno, mas bonito centro histórico para explorar, com edifícios habitacionais antigos com grande interesse arquitectónico. Veja aqui o roteiro de viagem para São Martinho do Porto.

Hotéis em São Martinho do Porto

Praia em São Martinho do Porto

Praia em São Martinho do Porto – Costa de Prata

 

O que visitar em São Martinho do Porto

São Martinho do Porto – Costa de Prata

 

Lagoa de Óbidos e Foz do Arelho

Com uma área total aproximada de 7 km2 a Lagoa de Óbidos (entre Óbidos e Caldas da Raínha) é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa e assume uma grande importância ecológica. Este ecossistema alberga inúmeras espécies de peixes, aves e bivalves. Tem uma ligação umbilical à Foz do Arelho, que possui praias de águas calmas e tranquilas e que são um encanto para as crianças. As praias da Foz do Arelho têm a particularidade de estar viradas não só para o Atlântico mas também para a Lagoa de Óbidos.

Hotéis na Foz do Arelho

O que visitar em Óbidos

Lagoa de Óbidos – Costa de Prata

 

Foz do Arelho Costa de Prata

Foz do Arelho – Costa de Prata

 

Óbidos

Uma das vilas mais pitorescas de Portugal! Óbidos é sem duvida um caso de sucesso no que toca ao city marketing. Eventos como a Feira Medieval, Festa do Chocolate e Vila Natal granjearam a Óbidos uma fama nunca vista. Esta vila tem origem na Idade Média, mas o seu topónimo indica que será do período romano. Aqui ergue-se um enorme castelo que protege com poderosas muralhas as várias habitações que se encontram no interior. Hoje em dia, quando se percorre a Rua Direita, vive-se um ambiente de festa com inúmeros turistas, artistas de rua e pessoas do comércio. Não se esqueça de provar a ginja no copo de chocolate! O Castelo de Óbidos está classificado como Monumento Nacional. Veja aqui o roteiro de viagem para Óbidos.

Hotéis em Óbidos 

Visitar Óbidos Portugal

Vila de Óbidos – Costa da Prata

 

O que visitar em Óbidos Portugal

Castelo de Óbidos – Costa da Prata

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

Mapa da Costa de Prata
Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

9 opinions on “Visitar a Costa de Prata: roteiro de 5 dias”

  1. Não sabia que essa região tinha esse nome. Gosto muito destas 3 cidades, realmente são imperdíveis.
    Tenho um leitor que me pediu o roteiro de Portugal, vou passar esse link a ele. 🙂

  2. Olá Pedro, conheço a parte norte da Costa da Prata, mas falta-me a zona final, incluindo Óbidos, Peniche, grutas de Mira D’aire e mosteiro de Alcobaça. Tenho que tratar disso! O post está excelente.
    Abraço

Deixar uma resposta