Vagamundos Blogs de Viagens

Os 12 blogs de viagens que me inspiram

Os 12 blogs de viagens que me inspiram 

Os blogs fazem parte da nossa vida. Com maior ou menor frequência, hoje em dia todos nós consultamos blogs. Sejam de desporto, culinária, politica, lifestyle, moda ou viagens. Quando surgiram há quase 20 anos, os blogs não passavam de páginas pessoais com partilha de pensamentos e ideais, fotografias e experiências.

No entanto, com a evolução do mundo digital e o poder das redes sociais, os bloggers tornaram-se influenciadores digitais, ou seja, indivíduos capazes de chegar a um grande numero de seguidores e de exercer influência sobre eles. Neste contexto, os blogs de viagens também assumiram o seu papel, seja na promoção e divulgação de destinos turísticos, hotéis, companhias aéreas, etc.

Mas, ser blogger de viagens dá muito trabalho e exige muito esforço, dedicação e paciência, já que o reconhecimento publico, pode só surgir após anos de trabalho. Hoje em dia existem inúmeros blogs nesta área, mas ao fim de algum tempo, alguns acabam por desistir.

O meu blog Espírito Viajante, nascido em 2013, tem conseguido paulatinamente, cimentar a sua posição no mundo da blogosfera de viagens em Portugal, mas também no Brasil por afinidade da língua portuguesa.

Mas, é sobre outros blogs de viagens que eu hoje escrevo este artigo. Blogs que admiro, que me inspiram com os seus relatos e com os quais tenho trocado ideias e opiniões. Acho importante divulgar o trabalho dos nossos colegas, já que permite aos nossos leitores conhecerem outros estilos de escrita, outros destinos e formas diferentes de viajar, desde viajantes a solo à viagem com crianças.

Vamos conhecê-los?

 

Estes são os 12 blogs de viagem que me inspiram:

1 – João Leitão Viagens

O blog que mais me influenciou até à data, foi sem duvida o João Leitão Viagens, do João Leitão. Embora ainda não o conheça pessoalmente, há vários anos que ele vem partilhando comigo (por iniciativa própria) dicas muito importantes sobre o meu blog. Tenho aprendido imenso com ele sobre redes sociais, SEO e fotografia. O João tem um currículo invejável, tendo já estado nos 7 Continentes, e conquistou com todo o mérito, o pódio dos melhores bloggers de viagens do mundo. Siga também a sua versão em inglês do blog: Nomad Revelations. Siga o  seu Instagram. 

Blogs de Viagens - João Leitão Viagens

 

2 – BornFreee

O Born Freee é um blog com pouco tempo de vida, mas o seu autor, o jornalista Rui Barbosa Batista é um verdadeiro expert em viagens, contando com mais de 100 países visitados. Já tive prazer de conhecer o Rui e ouvir as suas histórias fascinantes, exactamente com a mesma emotividade como o faz no seu blog. Gosta de se aventurar por países menos “fáceis de viajar” revelando que, de vez em quando, necessita de “descer ao inferno”. Siga o seu Instagram.

Blogs de Viagens - Born Freee

 

 

 

3 – Os Meus Trilhos

Os Meus Trilhos tem duas caras: O Sérgio e a Sandra, dois bloggers da belíssima cidade da Guarda. Dizem no seu blog que são viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas, o que lhes permitiu terem corrido uma boa parte do Mundo. Adoro este blog porque divulga imensos trilhos pedestres e a região das Beiras, da qual sou um aficionado. Siga o seu Instagram.

Blogs de Viagens

 

4 – Dobrar Fronteiras

Dobrar Fronteiras do Samuel Santos, é um blog de referência no mundo das viagens. Foi um dos primeiros bloggers a abordar o mítico Caminho de Santiago, partilhando dicas muito úteis para os aspirantes a peregrinos. Além disso, tem bons artigos sobre a Madeira, Açores e guias de viagem para o Japão, Índia e Etiópia. Siga o seu Instagram.

Blogs de Viagens Dobrar Fronteiras

 

5 – CruzaMundos

O Ricardo Ribeiro, autor do Cruzamundos é o exemplo perfeito de que nunca é tarde para começar um sonho. Começou a viajar o mundo relativamente tarde, mas, como diz no seu blog, “num espaço de tempo relativamente curto recuperei o tempo perdido“. Viaje com o Ricardo pelos Balcãs, América Latina, Médio Oriente ou Ásia, e irá ficar surpreendido com os seus relatos e experiências. Siga o seu Instagram.

Blogs de Viagens Cruzamundos

 

6 – Foto Viajar

O Foto Viajar do Luís Seco é um blog com o qual me identifico bastante pois foi dos pioneiros em publicar artigos sobre viajar com crianças, tal como acontece agora nas minhas viagens. Além de excelente fotógrafo, é também um especialista em roadtrips pela Europa com inúmeros artigos publicados. Sugiro a leitura dos seus Guias de Viagem para a Islândia e Maldivas. Siga o seu Instagram.

Foto Viajar Blogs de Viagens

 

7 – O Berço do Mundo

A partir de Guimarães, escreve a Ruthia Portelinha, autora do Berço do Mundo. No seu blog podemos encontrar várias experiências de viagem por destinos europeus mas também outros mais distantes como a China, o Brasil e Angola, sempre acompanhada pelo filho, o pequeno explorador que é o seu grande parceiro de aventuras. Recentemente, tive oportunidade de conhecer os dois. Siga o seu Instagram.

O Berço do Mundo Blogs de Viagens

 

8 – Cartografia Pessoal

Sou um admirador do Cartografia Pessoal já há algum tempo e foi sem surpresa que assisti à sua nomeação para a BTL Travel Blogger Awards. A autora Ana Sofia Melo dedica especial atenção a Itália, um dos destinos preferidos dos portugueses. Através dos seus relatos muito pessoais, viajamos por cidades como Veneza, Milão, Trieste, Bolonha ou Florença. Espero ansiosamente que desbraves outras paragens pelo mundo fora! Siga o seu Instagram.

Cartografia Pessoal Blogs de Viagens

 

9 – Vagamundos

São os mais de 70 países visitados que fazem do Vagamundos, um dos blogs de viagens que devemos seguir. Os seus autores Alexandre e Anabela, encaram as viagens como uma maratona e não uma corrida de velocidade. Além de bloggers são também escritores, com dois livros publicados:  “Caminho do Amor: Diário de um Caminho a dois rumo a Santiago” e “Rostos do Oriente: de Pequim a Bombaim”. Siga o seu Instagram.

Vagamundos Blogs de Viagens

 

10 – Viajar pela História

Foi sobretudo pela curiosidade, que a Catarina Leonardo ganhou o “bichinho” das viagens. Para ela viajar é olhar, com calma, é respirar, é perceber o que vemos, é dar sentido às nossas viagens. Por esse motivo e por ter uma grande paixão pela escrita e pela história, decidiu criar o blog Viajar Pela História. Vamos aprender? Siga o seu Instagram.

Viajar Pela Historia Blogs de Viagens

 

11 – Viaje Comigo

Conheci a Susana Ribeiro em 2015 numa feira de viagens no Porto. Na altura, o seu blog Viaje Comigo, estava muito perto de passar a um nível profissional. Com a qualidade dos seus textos e fotos, conseguiu esse feito e hoje é uma espécie de blogger de viagens profissional. No Viaje Comigo podemos encontrar uma verdadeira árvore temática sobre viagens: destinos paradisíacos na Ásia e América do Sul, vilas históricas, capitais europeias, hotéis e restaurantes. A não perder. Siga o seu Instagram.

´Viaje Comigo Blogs de Viagens

 

12- 125Azul

O Tiago Relvão lançou o 125 Azul mais ou menos na altura do Espírito Viajante. Trata-se de um jovem emigrante que já fez uma volta ao mundo, e nos primeiros artigos fez uma série de vídeos com drone, o que na altura não acontecia com muita frequência. O blog tem estado um pouco parado, por motivos profissionais, mas espero que ele regresse em força brevemente. Siga o seu Instagram.

125 Azul Blogs de Viagens

 

Não podia terminar este artigo sem mencionar um blog que infelizmente já não existe, mas que acabou por me influenciar bastante. O blog Rotas do Barroso do meu amigo Miguel Moura, esteve bastante activo durante os anos de 2004 a 2011 e partilhou inúmeras viagens e actividades na natureza nas quais eu participei com alguma frequência.

Aproveito este artigo para dar a conhecer também o meu Instagram.

Siga aqui a minha conta.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

My baby traveller

Uma publicação partilhada por Espírito Viajante (@espiritoviajante) a

 

Outros Blogs de Viagens

Quero também deixar aqui uma lista de outros blogs muito bons, que partilham as suas dicas e experiências de viagem pelos quatro cantos do mundo:

Alma de Viajante

Amanhã Onde Vamos

Ao Sabor do Vento

As Viagens de Margarida

ContraMapa

Diário das Viagens

Falar de Viagens

Look Left

Lovely Lisboner

João Cajuda

Joland

O Meu Escritório é Lá Fora

O Nosso Olhar do Mundo

Projecto100Rota

Quilómetro Infinito

Surfer Girl on The Move

Tempo de Viajar

TravelismyJoy

Travelb4settle.com

Tripin 

Uma Foto Uma História

Viagens à Solta

Viajante de Fraldas

Viajar entre Viagens

ViceVersa

 

Quer ver o seu blog de viagem nesta lista? Comente este artigo e deixe o link.

 

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

8 opinions on “Os 12 blogs de viagens que me inspiram”

  1. Muito obrigado, estou planejando uma viagem pela America do Sul e quanto mais conteúdo em conseguir absorver, melhor vai ser o planejamento!

  2. Olá Matilde! Antes de mais agradeço o apoio e o email! Confesso que ainda não conhecia o vosso projeto, mas fui espreitar e adorei! Então com 8 meses de Ásia terão certamente muitas viagens e histórias para contar. Vou adicionar o vosso blog a esta lista.
    Beijinhos e vão dando noticias.

  3. Olá Pedro, antes de mais parabéns pelo teu blog, é uma inspiração para nós! E foi ótimo dares a conhecer todos estes amantes de viagens que partilham mais histórias e dicas excelentes! Já temos uma grande lista para nos atualizar! Se tiveres interesse em dar uma espreitadela também no nosso blog deixo aqui o link: http://www.travelb4settle.com
    Estamos a viajar há 8 meses pelo Sudoeste Asiático e temos partilhado tudo no nosso instagram diariamente (www.instagram.com/travelb4settle), mas estamos quase de volta a Portugal onde nos vamos focar mais ainda no blog 🙂 Um beijinho grande e continuação de um trabalho excelente! Matilde

  4. Excelentes blogs que aqui enumeras, conhecia quase todos! O Born Free foi uma descoberta recente (meio ano talvez) e cada vez gosto mais. E depois há aqueles que foram e continuam a ser a minha grande inspiração, onde vou para organizar as minhas viagens ou simplesmente pelo prazer de ler, como o Alma de Viajante, o Viajar entre Viagens e o João Leitão Viagens.

  5. Adorei a lista! Fiquei feliz de ver alguns blogs que já acompanho sendo reconhecidos 🙂

  6. Não tens que agradecer Sandra, o teu blog é muito bom, adoro. As fotografias são excelentes. O teu projeto tem tudo para dar certo. Continua o bom trabalho!

  7. Pedro, agradeço imenso a referência, não estava nada à espera. Continua o excelente trabalho que tens desenvolvido, também tu és uma inspiração para mim e tantos outros viajantes!

Deixar uma resposta