Visitar Plovdiv, Bulgária: a cidade mais antiga da Europa
Plovdiv é uma cidade localizada no centro-sul da Bulgária e actualmente possui cerca de 340 mil habitantes, tornando-a na 2ª maior deste país dos Balcãs. Geograficamente, está situada na grande planície da Trácia e é banhada pelo rio Maritsa que desagua no Mar Egeu. Tal como Roma, Plovdiv também é conhecida pelas suas 7 colinas e reclama como seu, o titulo de cidade mais antiga da Europa!
De facto, os vestígios arqueológicos encontrados, apontam para uma cronologia de 4000 a.C, ou seja até ao período longínquo do Neolítico. Mas mais importante que a sua “idade“, foi a importância que Plovdiv teve ao longo dos milhares de anos da sua história que a tornou apetecível aos seus novos conquistadores e que ajudaram a moldar a cidade que existe actualmente: falamos dos trácios, gregos, dos romanos e dos otomanos.
Visitar Plovdiv é vivenciar uma fusão de cronologias, culturas e monumentos, principalmente os da época romana já que a cidade era um bastião do império chamado Philippopolis. Dos monumentos romanos a não perder podemos destacar o teatro, o estádio, o anfiteatro, e o fórum entre outros.
Alguns locais a Visitar em Plovdiv


A mesquita e o centro histórico com os edifícios de estilo arquitectónico búlgaro renascentista, são outros exemplares da criatividade humana que nos deixam verdadeiramente deliciados.


Mas Plovdiv não vive só de monumentos, dispõe aos visitantes uma extensa oferta cultural e eventos, nomeadamente concertos, exposições de arte e peças de teatro. Assume-se igualmente como um destino que proporciona bons restaurantes, bares e alojamento. Infelizmente, não estive tempo suficiente para desfrutar desta cidade na sua plenitude, mas ficou em mim uma vontade enorme de regressar. Para aqueles que são apaixonados por história e cultura, viajem até Plovdiv!
QUANDO IR
O clima da Bulgária é caracterizado por uma grande amplitude térmica, ou seja, os Verões são quentes e secos, enquanto os Invernos são bastante frios. Os melhores meses para visitar Plovdiv são entre Abril e Outubro (eu fui em Setembro). As temperaturas são bastante agradáveis, oscilando entre os 20ºC e os 32 ºC.
Temperatura agradável em Plovdiv e as esplanadas
COMO CHEGAR
A cidade de Plovdiv é servida pelo Aeroporto Regional. Não sendo um aeroporto com grande fluxo de voos e passageiros, possibilita algumas ligações semanais a cidades como Londres, Frankfurt e Moscovo. Para chegar ao aeroporto pode utilizar o shuttle e táxi, sendo a viagem de cerca de 20 minutos.

VISTOS
Para entrar na Bulgária não é preciso visto (para estadias inferiores a 3 meses) e o cartão de cidadão é suficiente, embora o passaporte seja aconselhável, se pretender viajar para outros países vizinhos, como a Turquia. Apesar da adesão à União Europeia, a Bulgária ainda não pertence ao Espaço Schengen, logo terá que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.
SEGURANÇA
Plovdiv é uma cidade muito bastante grande mas na generalidade é segura, principalmente na parte antiga, onde se concentram a maior parte dos pontos de interesse. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.). Na parte norte da cidade existem algumas áreas bastante degradadas e com mau aspecto como o ghetto de Stolipinovo que devem ser evitadas.

ALOJAMENTO
Em Plovdiv existe uma oferta de razoável de alojamento (cerca de 150), sendo a maioria caracterizada pelos hotéis e apartamentos. Uma grande parte dos edifícios no centro histórico da cidade foram convertidos para fins turísticos. Quem prefere maior luxo e conforto pode aceder a uma excelente rede de hotéis que primam pela boa pontuação no portal de reservas Booking. Eu fiquei instalado com uns amigos no Guest House Romantika, em aparthotel, com 3 quartos, wc e kitchnete, localizado mesmo no centro histórico. Preço excelente, recomendo.
DINHEIRO
A moeda oficial da Bulgária é o Lev. 1 lev vale aproximadamente 0,50 euros. Na cidade velha existem várias casas de cambio onde pode fazer troca de moeda. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas multibanco também são fáceis de encontrar.

ONDE COMER
No centro histórico de Plovdiv existem restaurantes para todos os gostos e a preços bastantes acessíveis para a carteira dos portugueses. Curioso por conhecer os sabores da Bulgária, decidi ir ao Hemingway, um restaurante lounge caracterizado pelo ambiente chill out e dotado de uma decoração inspirada nos ritmos latinos de Cuba. O menu dispõe de pratos típicos da Bulgária mas também internacionais e a carta de vinhos búlgaros surpreendeu-me pela positiva, ombreando mesmo com os nossos maduros do Douro e Alentejo. Aconselho a visita.
TRANSPORTES
Autocarro – A rede de transportes de autocarro liga Plovdiv a várias cidades europeias. Eu por exemplo, cheguei à cidade vindo de Kavala, Grécia.
Comboio – Plovdiv dispõe de uma Estação que está localizada próxima do centro histórico. A partir deste meio de transporte pode viajar para outras cidades como Sofia, a capital
Alugar carro – É uma boa forma para conhecer outras cidades limítrofes como Bachkovo e o seu Mosteiro ou fazer uma roadtrip pelas montanhas de Rodopi.
ACESSO À INTERNET
O acesso à Internet em Plovdiv é bom. Em alguns hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.
LÍNGUA
A língua oficial em Plovdiv é o búlgaro, mas uma parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês, o alemão e o russo.
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alojamento em Plovdiv
Alugar carro
Seguro de viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem com a World Nomads
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Fomos em 2019 e passamos 1 mês no país! As cidades são lindas e super vale a pena! Que saudade de comer banitsa!
A verdade é que esse artigo me gerou uma vondade grande de conhecer Plovdiv, parece uma cidade muito interessante e mais com o fato de que é a mais antiga da Europa. Abraços.
Trabalho com uma búlgara e ela fala maravilhas do país, tenho muita vontade de conhecer. Obrigada pelas dicas, abraços
São tantas opções na Europa e tão poucos dias de férias que acabo sempre indo para os lugares “mais famosos”. Mas agora me deu vontade de colocar a Bulgária na lista. Parece incrível e com uma história espetacular. Ah! Deve ser um país mais barato também, né?
Nunca pensei muito em conhecer a Bulgária, mas também nunca pesquisei a fundo sobre o país… Plovdiv me parece uma boa opção de cidade para uma visita de final de semana, né?
Obrigado Raquel, é sem duvida uma cidade a visitar!
Apetecível! 🙂
http://rondatur.pt/blog/