Dicas para visitar os Lagos de Somiedo, Astúrias
Há muitos anos que sou um apaixonado pelas Astúrias e sempre que posso, vou lá matar as saudades. A sua paisagem, história e cultura sempre me fascinaram e para mim é das províncias em Espanha com mais autenticidade. Um dos destinos imperdíveis nas Astúrias é o Parque Natural de Somiedo. Este Parque, criado em 1988 possui uma área geográfica de quase 30 mil hectares e além de possuir uma zona de proteção especial para aves, foi declarado como Reserva da Bioesfera pela UNESCO.
Na companhia de um amigo de longa data (Miguel Moura – também o autor destas fotos) fiz um trilho fabuloso no Parque Natural de Somiedo, mais concretamente nos Lagos de Saliencia. Esta região caracteriza-se morfologicamente por grandes relevos e vales profundos que permitiram a acumulação de gelo e a formação de glaciares que acabaram por modelar as estruturas primitivas surgidas através dos fenómenos tectónicos. Circos, lagos e turfeiras são os elementos que compõem esta paisagem e resultaram devido à fisionomia glaciar deste território.
Este trilho, conhecido por Ruta de los Lagos, tem inicio na povoação de Valle del Lago e é o percurso perfeito para quem deseja fazer fotografias de montanha, espelhos de água e do mundo rural. O verde é a cor que domina este vale, seguido do cinzento das linhas de cumeada rochosas enquanto o azul turquesa domina nas áreas dos lagos naturais. Outro elemento que valoriza este trilho é a presença de estruturas ligadas à pastorícia conhecidas por Brañas. Estes conjuntos etnográficos assemelham-se às nossas brandas da Serra da Peneda.
São vários os lagos que visitamos: Lago Calabazosa, Lago Negro, Lago Cerveriz, Laguna de Almagrera, Lago de La Mina e Lago de La Cueva até chegarmos ao Alto de la Farrapona que marca o limite entre a província das Astúrias e Castela-Leão. Todos estes cenários são ideais para desfrutar da caminhada e de captar estes momentos, seja na máquina fotográfica, seja na memória.
Vale de Lago
Vale de Lago
Braña
Vale de Lago
Lagos de Somiedo
Alto de la Farrapona (1078m) no limite entre as Astúrias e León
Laguna de la Mina
Lagos de Somiedo
Lagos de Somiedo
Lagos de Somiedo
Laguna de la Mina
Lagos de Somiedo
Como chegar a Somiedo
AP 66 que liga Léon a Oviedo, saída em San Emiliano. Outra opção é seguir até Ponferrada – Villablino e apanhar a AS-227 até Pola de Somiedo.
Dificuldade
Média/fácil. Duração do trilho entre 3h30 a 4h30, dependendo do ritmo de cada pessoa e do tempo que desfruta das paisagens.
Cuidados a ter
- Use vestuário e calçado apropriado
- Observe a fauna à distância e não danifique a flora
- Siga as indicações da sinalização. Não saia do percurso marcado.
- Não abandone o lixo na natureza
- Respeite a propriedade privada
- Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz local
- Não colha amostras de plantas ou rochas
- As crianças devem andar sempre acompanhadas por adultos
- É proibido fazer fogueiras, acampar ou fazer desportos radicais
- Respeite e obedeça às orientações e informações oficiais
Mapa de Somiedo
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alojamento em Somiedo
Parador Peñavera – Eu fiquei numa residencial/restaurante localizada à entrada de Pola de Somiedo. 35 euros por noite com pequeno almoço. Recomendo.
ALUGAR CARRO
SEGURO DE VIAGEM
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Gente… que lugar fantástico!!! Estou apaixonada!!! Fiquei com vontade de conhecer.
Nossa… que paisagem mais linda e que fotos maravilhosas! Deve ser uma viagem muito linda! Adorei o post e as ótimas dicas! Bjs