Visitar o Mercado dos Lavradores, Funchal – Madeira
É no centro histórico do Funchal, entre a Rua Latino Coelho e a Rua Brigadeiro Oudinout, que se localiza o Mercado dos Lavradores, um dos pontos mais interessantes da capital madeirense. O Mercado dos Lavradores está instalado num edifício que combina os estilos arquitectónicos art deco e o modernismo, característicos na época do Estado Novo.
O complexo, da autoria do arquitecto Edmundo Tavares foi inaugurado em 1940 com o objetivo de se tornar no grande centro abastecedor do Funchal, embora já fosse tradição neste mesmo local, o encontro de lavradores dos vários pontos da ilha para expor os seus produtos.
Para além da imponência do edifício, destacam-se os azulejos que revestem e embelezam a fachada principal e a entrada, provenientes da Faiança Batisttini de Maria de Portugal. No interior existe uma grande quantidade de produtos para venda, desde as frutas exóticas da ilha, aos legumes, o peixe, flores entre outros.
São inúmeros os turistas que diariamente visitam este espaço e ficam verdadeiramente deliciados com o ambiente recheado de cores, cheiros e sons. Uma experiência a não perder.
Exterior do Mercado dos Lavradores
Painéis de azulejos
Painéis de azulejos
Interior do mercado
Produtos tradicionais para venda
1 – Como chegar
O Mercado situa-se em centro histórico da cidade. Veja aqui a localização no mapa.
2 – Horários e visita
Segunda, Quinta – feira: 08:00 – 19:00; Sexta -feira: 07:00 – 20:00/
Sáb.:07:00 -14:00
Encerra aos Domingos e feriados
Entrada gratuita
3 – Onde dormir no Funchal?
Após várias pesquisas, acabei por alugar um Studio no Apartamentos Turisticos Avenue Park, no centro do Funchal, localizado na Avenida do Mar em frente ao Casino da Madeira. O quarto era limpo e acolhedor e o staff era muito simpático e prestável.
4 – Dicas e roteiros para visitar o Funchal
Se pretende preparar a sua viagem para o Funchal, veja o artigo que escrevi com todas as dicas sobre o alojamento, locais a visitar e outros:
Veja aqui o roteiro para visitar o Funchal
5 – Dicas para viajar na Madeira
Se pretende preparar a sua viagem para a Madeira, veja o artigo que escrevi com todas as dicas sobre a reserva de voos, alojamento, planeamento do roteiro, restaurantes tipicos, locais a visitar e os custos da viagem:
Veja aqui as dicas e roteiros para viajar na Madeira
6 – Outros locais para visitar na Madeira
Saiba tudo sobre os locais a visitar na Madeira, com fotos e a descrição de cada ponto de interesse:
Veja aqui o meu roteiro completo para visitar a Madeira
7 – Tours e actividades na Ilha da Madeira
Durante a sua viagem pela Madeira poderá fazer vários tours e actividades. Veja os mais conhecidos e faça aqui a sua reserva.
Observação de golfinhos e baleias
Passeio na replica Santa Maria de Colombo
Tour ao Oeste da Ilha a partir do Funchal
Tour ao Leste da Ilha a partir do Funchal
Trekking: Pico do Areeiro ao Pico Ruivo
Visita Gastronómica e Vinha Turística
Caminhada na Levada Vale do Rabaçal
Bus Turístico na cidade do Funchal
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
ALOJAMENTO NA MADEIRA
ALUGAR CARRO
SEGURO DE VIAGEM
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Que máximo esse lugar! Adoro mercados e a Ilha da Madeira é um sonho pra mim.
Salvei o post para uma futura visita. Obrigada
falou em mercados eu adoro, é um dos passeios que mais gosto de fazer em qualquer lugar do mundo, esse mercado parece ser muito interessante!
Sou apaixonado por azulejos portugueses, adorei o lugar. Aliás, cada vez mais tenho ficado com vontade de conhecer a Ilha da Madeira, obrigado por mais essa inspiração.
adoro visitar mercados pelos diferentes aromas e cores! achei demais os azulejos e o estilo da arquitetura do mercado lembra varios predios da minha cidade…ta bem distante, mas tao parecido!!
Está aí um lugar que sempre quis conhecer. Espero em breve conseguir.
Fiquei apaixonada pelos azulejos e cores do mercado. Me parece uma parada obrigatória na cidade 🙂
Parabéns pelo post. Abs
Visitei o mercado em Dezembro de 2009, gostei muito das cores das frutas ! É bem apelativo, e os atuns lá em baixo espalhados nas bancas ? Maravilha, tenho pena de aqui no nosso continente os mercados terem ficado um pouco para trás, noutros países d Europa já se voltou aos mercados de uma forma mais inovadora mas preservando o tradicional e isso parece-me bem.
um dos lugares que quero conhecer se possível, dizem muito da beleza da Ilha da Madeira e Funchal, deve ser uma viagem encantadora e bastante agradável, e a natureza deve ser incrível, além disso adoro conhecer mercados, mais um ponto positivo!
Amei, amei, amei!! Eu adoro visitar mercados por aí e eu amei este. Quero ir! Aí, os painéis de azulejo, que lindos. Parabéns pelo post.