Visitar Melgaço: roteiros, dicas e fotos
Visitar Melgaço: Melgaço é uma vila raiana situada no Norte de Portugal, distrito de Viana do Castelo. A sua origem está intimamente ligada à sua estratégica posição geográfica, numa colina sobranceira ao Rio Minho, controlando desta forma a passagem para a Galiza.
Dada a necessidade de proteger este burgo e de reforçar a autoridade do reino na fronteiro do Alto Minho, D. Afonso Henriques manda edificar o Castelo, e mais tarde a mando de D. Sancho II, foi construída à volta da vila uma cerca defensiva.
O que visitar em Melgaço
Embora de tamanho reduzido, o centro histórico possui bastantes sítios de interesse cultural os quais podemos aceder e conhecer através de uma agradável caminhada. Aqui ficam alguns spots a não perder:
Castelo, muralhas e cerca urbana de Melgaço
Este conjunto classificado como Monumento Nacional engloba a cerca defensiva, o circuito amuralhado e a Torre de Menagem. A Torre alberga o Núcleo Museológico com espaços dedicados à história, arqueologia e etnografia de Melgaço.
Castelo de Melgaço
Castelo de Melgaço
Muralhas
Solar do Alvarinho
Também conhecido como “Edifício dos 3 Arcos” esta estrutura serve desde 1997 de apoio à promoção e divulgação do vinho alvarinho. Este edifício já funcionou como Casa da Câmara de Melgaço e também como estabelecimento prisional até aos meados do séc. XX.
Solar do Alvarinho
Igreja da Santa Casa da Misericórdia
Igreja de estilo barroco de planta longitudinal e nave única, construída no séc, XVI e modificada nos sécs XVIII e XIX. Possui retábulos em talha dourada, maneirista e barroco.
Igreja Matriz / Igreja Santa Maria da Porta
Localizado numa das principais artérias da vila, edifício religioso de traça românica foi construído no séc. XIII. Com o passar dos séculos foi alvo de várias intervenções, restando da estrutura original a porta principal e a porta lateral norte.
Estátua da Inês “Negra”
Estátua em bronze edificada em homenagem a Inês Negra, uma mulher do povo no final do séc. XIV, fiel à causa portuguesa quando Melgaço tomou o partido de Castela. Quando D. João parte para a reconquista de Melgaço a batalha foi travada por Inês e uma “Arrenegada”, sendo esta ultima derrotada, passando novamente a vila para a posse dos portugueses. Este episódio originou a “Lenda da Inês Negra”
Estátua da Inês “Negra”
Outros locais a visitar
Castro Laboreiro
Castro Laboreiro é uma excelente opção para quem quer desfrutar da natureza (cascatas, paisagens agrícolas, montanha, trilhos pedestres) e do património cultural (castelo e muralhas, pontes, fornos comunitários ou moinhos). Está apenas a 25 minutos de distância.
Informações úteis
Como chegar
A1/A3 Lisboa, Porto, Braga Valença e apanhar a EN202 até Melgaço.
A1/A28 Lisboa, Porto, Viana do Castelo, A27 até Ponte de Lima e A3 até Valença depois N202 até Melgaço.
Quem vem pela Galiza(Santiago de Compostela) segue pela AP9 ou (Vigo) pela A52, saída A Caniza e direcção Arbo – Portugal.
Onde comer
Adega Regional Sabino – média por pessoa 15 euros.
Onde dormir
Procurar alojamento em Melgaço.
Posto de turismo de Melgaço
Rua Loja Nova, Melgaço Tel.: 251 402 440
Mais informações, consulta o site da Câmara Municipal.
Muito bem, bom artigo!
Vale a pena conhecer uma terra tão bonita e com pessoas tão castiças!
Viva Melgaço, o seu povo e os seus arganões!
Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas. Adorei as dicas e o roteiro! Já quero conhecer esse lugar incrível. Amei. Bjs
Portugal e seus encantos…
Nao conhecia esta cidade, muito menos tinha ouvido falar, mas ja inseri em meu mapa. Ao retornar ao paìs, quero dar uma passadinha
Um destino muito bonito não conhecia, como ainda não conheço Portugal, estou planejamento minha viagem ao país, obrigado pela ajuda.
Adorei o destino, Portugal sempre surpreendendo. Deve ser uma delícia caminhar por uma cidade medieval. Tô querendo realizar uma road trip em Portugal e pesquisarei mais sobre a região. Obrigada.
oi Pedro,,, que lugar mais cheio de charme, mais fofo! Com lendas, histórias e monumentos a achei ainda mais atraente. É inegável que tenho ainda muito o que conhecer em Portugal. 🙂