Visitar Castro Daire: fotos, dicas, roteiro e alojamento
O concelho de Castro Daire localiza-se no distrito de Viseu, mais precisamente no limite da região Centro com a região Norte. Esta terra milenar é marcada sobretudo pelo bloco montanhoso da Serra de Montemuro, onde cresceram inúmeros povoados fortificados na Pré e Proto História e pelo percurso do Paiva, um dos mais belos e selvagens rios de Portugal.
Para além dos “dotes” naturais, Castro Daire tem um belíssimo centro histórico, e, quem for apreciador do património edificado, vai perceber porquê. Na parte mais antiga, o topónimo Castelo sugere que o povoado ter-se-á desenvolvido sobre ruínas de um castro. Aqui sobressaem os edifícios mais nobres, alguns ligados às famílias fidalgas.
Numa zona mais afastada, mudamos de época e estilo, a chamada “Arquitectura de Brasileiros”, palacetes construídos nos inícios do séc. XX por emigrantes ricos entretanto regressados do Brasil. Irá ficar surpreendido com os detalhes e ornamentos empregues nos edifícios! Durante o séc. XIX, houve uma enorme vaga de emigração para a Terra de Santa Cruz, e Castro Daire foi um dos concelhos do distrito que mais contribuiu para a diáspora.
Como vê, não faltam argumentos para o convencer a explorar este destino, não muito divulgado, penso eu. Mas como sabem, o meu blog gosta de prestar este “serviço público”, partilhando estas regiões menos conhecidas, mas não menos interessantes. A viagem por Castro Daire não foi planeada, mas sim um “desvio” por razões que não interessam. Mas, como nada acontece por acaso, a minha primeira visita à terra castrense foi uma afinal uma surpresa muito agradável! Certamente, irei regressar para explorar outros locais que ficaram em falta. Para quem está a pensar visitar Castro Daire, não perca tempo, leia este artigo e parta à aventura!
1 – Como chegar
Acesso por: A24 (Viseu – Lamego), EN2, EN225 e EN228.
2 – Alojamento em Castro Daire?
Não faltam opções para ficar alojado em Castro Daire nomeadamente em casas de alojamento local ou turismo rural. Castro Daire é um destino alternativo a outras áreas mais concorridas o que acaba por ser ideal para quem procura um escapadela à rotina das cidades. A Serra de Montemuro e o rio Paiva fazem parte do cenário idílico que deixará o viajante verdadeiramente deliciado.

Após alguma pesquisa, escolhi a Casa do Vila, uma Casa de Campo situada no centro da aldeia de Reriz muito próxima do Paiva a apenas 11 km da vila de Castro Daire. Trata-se de uma casa antiga, cujo interior se encontra totalmente remodelado e equipado, dividido em três pisos. Dispõe de cozinha partilhada e uma piscina exterior situada a cerca de 100m. Não servem pequenos almoços. Faça aqui a sua reserva.

3 – Gastronomia e Restaurantes?
Quem visitar Castro Daire certamente não ficará desiludido com sabores da gastronomia local, baseada nos produtos endógenos. São muitos os pratos típicos, desde o cabrito de Montemuro, o arroz de feijão com salpicão, as trutas de escabeche do Rio Paiva ou os enchidos. O folar da Páscoa, mais conhecido por Bolo Podre, é o ex libris da doçaria castrense. Passe pela pastelaria Forno da Serra e compre este produto regional.

Bolo Podre de Castro Daire (@docesportugueses.com)
No que diz respeito à restauração, a minha sugestão vai para o Restaurante Brasília, situado na Rua Dr. Pio Figueiredo junto da Câmara Municipal. Possui em espaço acolhedor e apresenta um preço muito acessível com direito a entradas, vários pratos típicos à escolha e sobremesa incluída. O preço ficou cerca de 7 euros por pessoa.
4 – O que visitar em Castro Daire?
Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Castro Daire em honra ao padroeiro S. Pedro, situa-se na parte mais antiga da vila junto ao cemitério. As suas origens remontam ao período medieval, mas o atual edifício foi erguido durante o séc. XVIII em pleno apogeu da época barroca. No entanto, este só foi concluído já em meados do séc. XIX, uma vez que a fachada principal apresenta características neoclássicas, ou seja, linhas arquitectónicas mais simples, retas e austeras. O interior apresenta uma nave única com vários altares em talha dourada de estilo barroco e o cadeiral da capela-mor da igreja, de estilo Rococó. A Igreja Matriz está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1993.



Antiga Escola Primária Conde Ferreira
Edifício de 1866 onde funcionou a Escola Primária Conde Ferreira. Trata-se de um exemplar de estilo revialista, provavelmente na recuperação de elementos da arquitectura clássica. Junto da escola situa-se o Pelourinho de Castro Daire.

Antigo Hospital da Misericórdia
Mais um edifício público muito interessante, não para visitar mas para admirar a beleza da sua fachada principal. Tal como a Escola Conde Ferreira absorveu influências da arquitectura neoclássica, muito característica dos meados do séc. XIX, data da construção deste imóvel. Funcionou como Hospital da Misericórdia até 1975.

Museu Municipal / Casa da Cerca
O Museu Municipal está integrado num dos edifícios mais importantes da vila: a Casa da Cerca. A sua construção data do final do séc. XVIII por ordem do Bispo de Lamego, que era natural deste concelho. Em 1993 passou a ser o espaço Museu foi inaugurado possuindo várias coleções nos domínios da arqueologia, alfaias agrícolas, artes tradicionais e a tipografia tradicional.

Capela das Carrancas
Curioso nome este, atribuído à capela. Trata-se de um pequeno templo construído em finais do séc. XVIII para servir como capela privativa da Casa da Cerca. Uma das características mais marcantes é a planta octogonal e a escadaria no alçado principal. Todo o conjunto se apresenta em plena simetria, uma marcas da arquitectura barroca. Na parte inferior encontra-se a Fonte das Carrancas.

Jardim da Vila
O Jardim da Vila é um espaço de lazer e recreio localizado no centro de Castro Daire. Toda a área está pontuada por árvores que oferecem sombra e frescura em épocas mais quentes. Numa das pontas, existe um jardim infantil onde as crianças se podem divertir com os baloiços, jogos de molas e escorregas.

Fonte dos Peixes
Um dos espaços públicos mais importantes da vila de Castro Daire. O complexo é composto por uma fonte de água potável datada de 1921, vários bancos para apreciar a paisagem que surge de frente e um enorme painel de azulejos alusivo à cultura local.


Solar dos Aguilares / Casa dos Aguilares
Casa solarenga situada na Praça D. José Aguilar, na parte mais antiga de Castro Daire. A sua construção data do séc. XVII mas poderá tem origens mais antigas. O estilo arquitectónico maneirista torna-a numa das mais importantes da vila. Possui uma capela dos inícios do séc. XIX.

Centro histórico de Castro Daire
Passeando pelo centro histórico de Castro Daire poderá apreciar uma série de edifícios de diversos estilos arquitectónicos, para além dos que já mencionei anteriormente. São exemplares de arquitectura civil residencial onde foram empregues vários materiais, cores e formas consoante as diferentes épocas construtivas. Destacam-se sobretudo as chamadas “Casas de Brasileiros“, ou seja, edifícios construídos ou reconstruídos por emigrantes abastados regressados do Brasil. A arquitetura desta época reflecte essencialmente a riqueza e prestigio dos seus proprietários. As principais características baseiam-se nas fachadas amplas revestidas de azulejos, os inúmeros vãos, as varandas estreitas com guardas de ferro e a presença de mansardas ou claraboias a encimar o telhado para permitir a entrada de luz.



5 – Outros locais em Castro Daire a visitar
Serra de Montemuro
Castro Daire é um dos cinco concelhos abrangidos pela Serra de Montemuro, conjunto montanhoso que possui a oitava maior elevação de Portugal. Além das belezas naturais desta região, pode visitar o Miradouro e as ruínas da Muralha das Portas do Montemuro, um sítio arqueológico classificado como Imóvel de Interesse Público.

Rio Paiva
Considerado por muitos como o mais belo rio de Portugal, o Paiva destaca-se pelo percurso rebelde entre as montanhas que leva muitos aficionados do rafting a desafiar as suas águas. Com mais de 100 kms de extensão, atravessa o concelho e a vila de Castro Daire até desaguar no Douro. Existem alguns trilhos pedestres que permitem explorar um pouco das suas margens e praias fluviais para dar uns mergulhos.


Aldeia de Reriz
Quem visitar a terra castrense não pode perder a aldeia de Reriz. Este povoado está implantado no vale do Rio Paiva, onde predomina a paisagem de campos agrícolas. No seu interior pode visitar algumas casas de lavrador erguidas pela mão dos pedreiros que talharam a pedra com muita arte e sabedoria. Todo este cenário é perfeito para os amantes do mundo campestre, onde reina o sossego e os sons da natureza, tendo atraído vários estrangeiros que vêm para aqui desfrutar das suas reformas. A inglesa Sylvia Fiennes, foi uma das pessoas que escolheu esta terra para viver e nas férias costumava receber os seus netos, os actores Ralf e Joseph Fiennes, para irem a banhos no rio Paiva, ali mesmo ao lado.




links úteis:
5 – Perto de Castro Daire: o que visitar
O concelho de Castro Daire está inserido numa região que tem bastante para oferecer ao nível de turismo. Em pouco mais de 20 minutos, poderá chegar à cidade de Lamego e iniciar uma viagem pelo Douro Vinhateiro, região classificada pela UNESCO como Património Mundial. A sul, a cerca de meia hora, fica Viseu, cidade e a capital de distrito. Se pretender uma actividade mais ligada à natureza, não perca os Passadiços do Paiva que se encontram a 1 hora de caminho através da EN225.
Mapa de Castro Daire
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
Alojamento em Castro Daire
Alugar carro
Seguro de viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem
Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Mais um Cabeceirense que abandonou a sua terra..
Olá! Veja no Posto de Turismo de Castro Daire.
Tem guia turistico em castro daire? Como contratar?
Descobri o seu blog através da revista volta ao mundo.adorei a reportagem. Qual não foi o meu espanto quando descobri este seu recente post sobre Castro daire de onde sou nascida e criada. Parabéns pelo blog pelo post e da próxima vez aproveite as dicas destes anónimos são de facto excelentes. Muitas e boas viagens para sua família.
Tenho pena que na visita a Castro Daire não tenhas visitado a Ermida do Paiva, também conhecida como a igreja das siglas, datada do sec XII e com a única inscrição a ocre em Portugal, entre outras características muito interessantes.
Da próxima vez que visitares Castro Daire experimenta o restaurante “o Celso” e delicia-te, restaurante Mesio com o seu famoso arroz de feijão com salpicão, visita a serra, descobre a aldeia natal e aproveita para deliciar-se na encosta do moinho na Gralheira. Abraço