Trilho da Nascente do Rio Este – Braga
Um percurso com história, vistas incríveis e paisagens do interface rural/urbano é o que nos proporciona o Trilho da Nascente do Rio Este no concelho de Braga. Este percurso pedestre faz parte da recente aposta do município em promover este tipo de actividades que têm cada vez mais procura na região de Braga e no país em geral.
Como fazer o Trilho da Nascente do Rio Este?

O trilho pedestre tem inicio no Parque de Merendas das Cambas (junto ao Campo de Futebol) em S. Mamede d’ Este a uma altitude aproximada de 215m. Os primeiros 2km percorrem sobretudo o espaço rural de S. Mamede através da passagem por campos agrícolas e aglomerados urbanos num misto de edificações modernas e casas de lavrador mais antigas. O Largo e a Capela de S. Sebastião são pontos de interesse assinalados.



Um dos pontos altos da caminhada é quando se entra na lendária via XVII, estrada romana que ligava Bracara Augusta a Asturica Augusta (actual Astorga) através de Aquae Flavie (Chaves). Aqui, em plena Serra do Carvalho, ainda são visíveis alguns trechos de calçada que terão perto de 2000 anos de história, perpetuando desta forma a genialidade dos engenheiros romanos. Paralelamente, a presença de árvores rústicas como os carvalhos providenciam sombra e frescura preciosas, tornando o percurso muito agradável, sobretudo se for um dia de temperaturas mais elevadas.


Do período romano viajamos até à época moderna, mais propriamente ao inicio do séc. XIX, o tempo das invasões francesas. Trata-se do lugar de Carvalho d’Este, local onde em 1809, o exército português mal equipado e preparado enfrentou durante 3 dias a máquina de guerra de Napoleão que entretanto, tinha já conquistado a cidade de Chaves. Apesar da bravura das tropas lusas, os franceses levaram a melhor na batalha de Carvalho d’Este e ficaram com o caminho livre até à cidade do Porto.



Esta parte é fisicamente exigente pois o declive é bastante acentuado. Além disso é uma área muito exposta, portanto é necessário algum cuidado com a desidratação. No entanto, a cerca de 150m, poderá fazer uma breve pausa no parque de merendas da Nascente do Rio Este, o ponto que assume a designação do percurso. A água fresca da nascente será uma fonte renovadora de energias. Deste local, onde nasce, até onde desagua em Vila do Conde, o Rio Este percorre uma distância de cerca de 45 km.


Do alto da Serra dos Picos, sobe-se ao Pico do Crasto, no qual se atinge a marca dos 561m a cota mais elevada do trilho. Toda esta zona é um miradouro natural para a cidade de Braga.


O trilho começa então o sentido descendente até chegar ao monte Chamor, onde está situado o monumento ao Coração Eucarístico de Jesus. Este espaço marca o final da floresta e o inicio da paisagem agrícola na qual o percurso vai penetrando via caminhos de terra até chegar novamente ao ponto de partida.




Como chegar
Acesso pela Av. de São Bento, direcção Braga – Póvoa de Lanhoso, cortar na saída Campo de Futebol
Inicio / Fim
Parque de Merendas das Cambas, Este (S. Mamede)
Distância e duração
Aprox. 11,3 km / entre 3 a 4 horas.
Dificuldade
Média. O trilho está bem sinalizado e foram disponibilizadas placas explicativas com a descrição dos locais. De qualquer forma, aconselho o uso de um gps.
Desnível acumulado
495m
Mapa do Trilho
Mais informações em:
Site do município de Braga
O que ver e fazer em Braga
Veja aqui o artigo com dicas de viagem para Braga
Onde dormir
Alugar carro
Seguro de viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem
Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
deve ser uma delicia caminhar por essas paisagens tão bonitas e tão verdes!
Lugar belissimo e verdadeiramente é um passeio que volta no tempo e respira a história. Parece ser um pouco cansativo para ir com criança, não é?
Que show! Um caminho repleto de belas paisagens e riquíssimo em história! Simplesmente perfeito! Adoraria fazer um dia!
Que demais! Lugar lindo e com uma belíssima paisagem! Adorei a dica! Amo fazer trilhas, em um lugar com tanta história, melhor ainda!
Linda a trilha, gosto desse tipo de passeio que mistura o contato da natureza com a história… Mesmo tendo algumas partes um pouco exigentes fisicamente vale a pena, que vistas!