Visitar o Trilho na Linha do Tua – Douro Vinhateiro
Felizmente, tive a oportunidade de conseguir fazer parte do trilho da antiga Linha do Tua que liga a estação do Tua ao apeadeiro da Brunheda, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Com o projecto da barragem iniciado em 2011 e que actualmente se encontra em fase de finalização, a paisagem deste vale irá sofrer alterações irreversíveis.
A Linha do Tua construída em 1887, fazia a ligação entre a estação do Tua (linha do Douro) até à cidade de Bragança, num total de 134 km. Em 2008 o troço Tua – Cachão foi fechado devido a um acidente e a linha foi deixada ao abandono. No entanto, este encerramento permitiu que fosse possível trilhar este percurso através de caminhada. Com o avanço da barragem, muitas pessoas (eu inclusive) tomaram a iniciativa de percorrer este trilho antes que o mesmo ficasse submerso.
Como a linha que começa no Tua já está cortada pelas obras da barragem, para iniciar a caminhada é necessário descer pela aldeia do Fiolhal até chegar à ferrovia. Depois de iniciarmos a caminhada, ficamos deslumbrados com a paisagem dominada pela presença constante do Rio Tua e pelas vertentes rochosas e íngremes do vale. Esta área geográfica está inserida na Região Vinhateira do Alto Douro, classificada como Património Mundial da Unesco.
São cerca de 20 km de vale encaixado e à medida que vamos caminhando surgem os vários componentes que valorizam este território: as águas calmas e pouco profundas do Tua, as paisagens vinícolas, as culturas agrícolas, as pontes ferroviárias, os túneis e a paisagem agreste, protegida do Homem aos longo de milhares de anos devido ao seu acesso praticamente impossível.
Paisagem vinícola
Paisagem vinicola
Linha ferroviária
Rio Tua
Apeadeiro de Tralhariz
Rio Tua
Túnel ferroviário
Rio Tua
Rio Tua
Rio Tua
Ponte
Apeadeiro de Santa Luzia
Apeadeiro de Tralhão
Rio Tua
Apeadeiro de Brunheda
Dicas úteis
Como chegar
Acesso à Linha do Tua pela EN212 (Alijó – Vila Pouca de Aguiar) ou pela EN214 – Carrazeda de Ansiães.
Inicio / fim
O trilho começa umas centenas de metros a montante da Barragem do Tua (acesso pela aldeia de Fiolhal) ou então na antiga estação de comboio de Brunheda em Carrazeda de Ansiães. Se for possível, o melhor é levar 2 veículos e deixar um em Brunheda e o outro em Fiolhal. A outra forma, é alugar um táxi, para nos levar ao local onde iniciou a caminhada.
Distância e duração
Aprox. 20km / entre 5 a 6 horas.
Dificuldade
Média/difícil. Leve bom calçado para a caminhada e água para refrescar.
Onde dormir
Alojamento em Carrazeda de Ansiães