Puebla de Sanabria: dicas de viagem
Puebla de Sanabria é uma pequena vila do norte de Espanha, situada no extremo oeste da província de Zamora, a cerca de 50 km de Bragança. As minhas primeiras viagens a este local foram para fazer montanhismo em Pena Trevinca, mas entretanto comecei a dar atenção a outros aspectos mais ligados ao património e etnografia.
Se pretende visitar a Puebla de Sanabria, escrevo este artigo com algumas dicas para ajudá-lo a planear a sua viagem.
Regime de entrada / vistos
Para entrar em Espanha não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen não terá que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.
Como chegar a Puebla de Sanabria?
O acesso a esta vila é feito através da A52 (Autovia das Rias Baixas) que liga Porrino a Benavente. Quem vem de Portugal, pode aceder por Chaves – Verin, ou por Bragança que tem ligação directa através da EN 103-7.
O aeroporto mais próximo de Puebla de Sanabria é em Vigo, que dista cerca de 240 km, ou seja aproximadamente 2h30 de viagem.
Pesquisar voos baratos para Vigo

Qual a melhor época para visitar a Puebla de Sanabria?
O clima da Sanabria sofre uma grande influência pela topografia local, caracterizada por vales extensos e zonas montanhosas. Os invernos são rigorosos, frios e chuvosos. A temperatura mínima anda à volta dos -5 ºC e a máxima os 10 ºC. Para quem gosta de viajar para destinos de neve a Sanabria é uma boa opção.
O Verão apresenta uma grande amplitude térmica com temperaturas a rondar no mês de Julho os 27º C de máximas e 13ºC de mínimas com uma média de 15 horas de sol diárias. Esta época é ideal para explorar a natureza percorrendo os inumeros percursos pedestres.
O Outono e a Primavera são estações mais frescas com temperaturas médias de 6 ºC a 13 ºC, onde se observam periodos de elevada precipitação assim como uma grande percentagem de dias encobertos por nuvens.

Quanto tempo é necessário para visitar a Puebla de Sanabria?
Pela minha experiência, é preciso no mínimo 2 dias completos, mas 3 dias é o ideal se pensar em fazer alguma actividade na natureza como trekking. Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra.
Se gosta de fazer trilhos pedestres está na região indicada. A subida a Peña Trevinca, o ponto mais elevado, é um dos melhores a fazer. No entanto, precisa de quase um dia inteiro para esta actividade.


Segurança
A região da Sanabria é um destino muito seguro, tranquilo e um excelente destino para quem quer viajar com crianças. Os níveis de criminalidade são geralmente muito baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. A principal precaução a ter é na condução, especialmente pelo nevoeiro e formação de gelo e neve nas estradas.

Alojamento em Puebla de Sanabria
São cerca de 20 unidades de alojamento em Puebla de Sanabria, distribuídas por hotéis e casas de campo. Mediante o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 45 e os 90 euros por noite. Os preços são ainda mais caros nos fins de semana e épocas altas.
Eu fiquei alojado na Posada Real La Yensula. A localização do alojamento e o enquadramento natural são pontos muitos positivos. O quarto era espaçoso, equipado, limpo e confortável, ideal para ir em família ou grupo de amigos. O pequeno almoço buffet estava muito bem servido.
Faça aqui a sua reserva de alojamento para Puebla de Sanabria.


Que locais e atrações a visitar na Puebla de Sanabria?
Centro histórico
Embora seja uma vila de pequena dimensão, Puebla de Sanabria possui um interessante “casco histórico” rodeado pelo pano de muralha. O núcleo habitacional muito homogéneo está bem conservado e os arruamentos limpos e bem tratados. As habitações estão classificadas numa tipologia designada por “casa sanabresa”, um exemplo de arquitetura vernacular. Aqui ressalta a utilização da matéria prima local como o granito e a piçarra para a construção em alvenaria e telhados e a madeira nos vãos e varandas. É frequente o uso de brasões familiares nas fachadas de alguns edifícios.






Castelo e Muralhas dos Condes de Benavente
Construído no séc. XV, este castelo ergue-se sob um rochedo, impotente e com vista privilegiada sobre toda a região envolvente. Encontra-se em muito bom estado de conservação e actualmente, abriga várias salas de exposições, que abrangem temáticas ligadas à história e costumes sanabreses, à fauna e flora do Parque Natural e ao desastre de Ribadelago.










Igreja Sra del Azogue
Situada na Plaza Mayor, a Igreja da Srª del Azogue é provavelmente o monumento mais antigo de Puebla de Sanabria (séc. XII). Templo de estilo românico com alguns traços góticos, sobressai sobretudo pelas 4 colunas na porta traseira, nas quais estão adossadas estátuas antropomórficas. No interior existe uma pia baptismal de estilo românico. Tem uma torre sineira adossada, coroada por um relógio, que datará de um período mais recente.



Ermida de São Caetano
Ao Junto da Igreja da Srª do Azogue pode visitar a pequena Ermida de São Caetano. Datado do século XVIII, este templo de estilo barroco foi construído em memória de D. Lucas García Ossorio. Como é característica da arquitetura barroca, a fachada encontra-se muito decorada, com vários ornamentos como pináculos, torre sineira, brasão e frontão.

Convento de São Francisco
Implantado na parte nova de Puebla de Sanabria, da outra margem do rio Tera, encontra-se o Convento de São Francisco. Era um edifício dedicado a S. Bernardino e seus moradores eram frades franciscanos. Atualmente é usado como uma escola de artes e ofícios e instalações para o Centro de Professores. A igreja permanece aberta ao culto e apóia a paróquia.
Parque Natural do Lago de Sanabria
O Parque Natural do Lago de Sanabria foi criado em 1978 para proteger a riqueza deste ecossistema. Dentro das várias espécies faunísticas, destaca-se o lobo, javali, corço, águia real e o gato montes. Dentro do Parque pode fazer vários trilhos e tem a oportunidade de subir ao seu ponto mais alto, o cume de Pena Trevinca (2127m).
Lago de Sanabria
Sabiam que o Lago de Sanabria é o maior lago natural da Península Ibérica e um dos maiores da Europa? A sua origem é glaciar e possui cerca de 370 hectares. Este lago está envolto em muitas lendas, mas também associado ao desastre de Ribadelago que tirou a vida a 144 pessoas em Janeiro de 1959.



Casa del Parque Lago de Sanabria
A Casa del Parque Lago de Sanabria é um espaço de acolhimento e recepção ao visitante do Parque Natural. Este equipamento é um importante centro de divulgação da biodiversidade da área protegida onde, o visitante, poderá descobrir imensa informação através de exposições permanentes, temporárias e demonstrações de audiovisual. São vários os espaços temáticos: “Conoce el Parque Natural”, “Geología y glaciarismo”, “El rincón de la memoria” e a “Red de Espacios Naturales de Castilla y León”.



Mosteiro de Santa Martin de Castañeda
Situado no “pueblo” de San Martin de Castañeda, este mosteiro está classificado como Monumento Nacional. Rezam as crónicas que terá sido construído pelos visigodos, mas a sua construção é sem duvida românica. Por ali passaram várias ordens religiosas como os de Bernardo, de Cister e os Beneditinos. Actualmente alberga o Centro para a Interpretação e Conhecimento do Parque Natural.

Laguna de los Peces
A Laguna de los Peces é uma lagoa que se situa a 1700 m de altitude. Tal como muitas outras, a sua origem é glaciar e é frequente ficar coberta de gelo em algumas épocas do ano. Para aceder à lagoa terá que passar em Santa Martin de Castañeda. Pode deixar o carro no parque de estacionamento a algumas dezenas de metros. É a partir deste local que se inicia o percurso pedestres de ascensão ao cume de Peña Trevinca.



Rio Tera / Cañon del Tera
A região da Sanabria proporciona excelentes condições para a pratica de várias actividades na natureza. Para os amantes do pedestrianismo, existem várias rotas com enquadramento histórico, cultural e natural. Eu fiz parte do trilho do Canon del Tera e adorei.





Memorial de Riba de Lago
Na povoação de Riba de Lago Viejo encontra-se um memorial de homenagem às 144 vitimas que perderam a vida na tragédia de Riba de Lago. No dia 9 de Janeiro de 1959, após dias de precipitação intensa, a barragem de Vega de Tera rompeu e como consequência, toneladas de sedimentos, pedras, lama e água atingiram a povoação de Riba de Lago, destruindo-a quase por completo. A violência e devastação foi tal que a maioria das vitimas foi arrastada para o Lago de Sanabria, sendo apenas possível a recuperação de 28 dos 144 corpos.


Outros locais a visitar
Se a sua estadia pela região da Sanabria se prolongar, poderá ainda visitar uma grande lista de pontos de interesse:
- Castro de “As Muradellas”
- Museo de Gigantes y Cabezudos
- Estação ferroviária de Puebla de Sanabria
- Sierra de la Culebra
- Trilho – Ruta de las Cascadas de Sotillo
- Trilho pedestre – Ruta del Tejedelo
- Santuario de la Alcobilla
- Cume de Peña Trevinca

Como planear o roteiro pela Puebla de Sanabria
É muito fácil planear o roteiro para visitar a Pubela de Sanabria. Tendo em conta que dispomos de pelo menos dois dias completos, conseguimos ver as grandes atracções utilizando o transporte próprio. Vou mostrar de que forma organizei o meu roteiro:
- 1 – Entrada na vila de Puebla de Sanabria
- 2 – Explorar o centro histórico
- 3 – Visita ao Parque Natural
- 4 – Visita à Laguna de los Peces
- 5 – Visita ao Lago de Sanabria
- 6 – Visita a Riba de Lago
- 7 – Fazer parte do Trilho Cañon del Tera
- 8 – Visitar a Casa del Parque Lago de Sanabria

Informações úteis
Língua
A língua oficial é o castelhano, mas uma parte dos locais fala o inglês, principalmente os mais novos.
Saúde
O sistema de saúde pública em Espanha está avaliado ao nível dos padrões europeus. Quem viajar para esta região deve estar munido, no mínimo, pelo CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) mas será mais aconselhável estar munido de um seguro de viagem/saúde.
Transporte na cidade
Consulta aqui toda a informação relativa aos transportes públicos.
Informação oficial
Site oficial de Puebla de Sanabria: https://www.pueblasanabria.com/
Site oficial do Turismo de Sanabria: http://www.turismosanabria.es/
Video promocional do turismo de Puebla de Sanabria
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Revolut
Poupe dinheiro em taxas bancárias. Adira ao cartão Revolut