Visitar a Praia da Apúlia, Esposende
Dotada de uma beleza singular a Praia da Apúlia está inserida no Parque Natural do Litoral Norte, concelho de Esposende. Esta praia foi durante muitos anos apelidada de “Praia dos Pobres“, dada a facilidade de acesso por parte das pessoas com menos recursos financeiros, oriundas das zonas mais próximas (Braga, Famalicão, Barcelos, entre outras).
No entanto, o que torna esta praia tão especial é a sua riqueza paisagística (dunas, areal e rochedos), patrimonial (conjunto de moinhos de vento que eram utilizados na moagem de milho) e humana (pescadores, a lota e o mercado de produtos hortícolas).
A Apúlia é uma vila que vive da pesca artesanal e da agricultura, utilizando o sargaço para fertilização dos campos, especialmente as masseiras (pratica agrícola genuína deste concelho).
Nos últimos anos houve uma grande aposta da autarquia nas acessibilidades e na recuperação da marginal, tornando este espaço mais agradável e atractivo para os visitantes. Neste espaço podemos observar os barcos de pesca, um palacete revivalista e o edifício publico do Instituto de Socorro a Náufragos.
Praia da Apúlia
Praia da Apúlia
Praia da Apúlia
Praia da Apúlia
Praia da Apúlia
A pesca é uma forma de potenciar e dinamizar a economia e gastronomia local, uma vez que as refeições de peixe são de grande qualidade pela frescura do produto. As sardinhas assadas ou espetadas de lulas são algumas das iguarias que temos ao nosso dispor.
Sardinha da Apulia
Espetada de lulas
Informações úteis
Como chegar
A28 e N13 pelo Porto e Viana do Castelo, A11 por Braga.
Onde comer na Apúlia
Na Apúlia recomendo os restaurantes Convívio do Mar e A Cabana. Preço por pessoa a partir de 8 euros.
Onde dormir
Compare preços de Hotéis baratos na Apúlia. Se procura Hotel, reserve pelo Booking.