17 locais a visitar em Zurique, Suíça
Quem procura Zurique para fins turísticos, de certeza que não se sentirá defraudado pois não faltam motivos para se embrenhar na história e cultura da capital do cantão.
Na minha passagem pela cidade pude verificar o porquê de ser considerada uma das mais ricas e com melhor qualidade de vida na Europa. Ruas muito limpas e seguras, espaço público organizado, acessibilidade e meios de transporte muito funcionais.
No entanto, o custo de vida é muito diferente do praticado em Portugal e não se admire de ver preços exorbitantes nas montras das lojas. Sugiro que planeie um roteiro mais económico para que a viagem não seja demasiado dispendiosa.
Neste sentido, proponho um roteiro de 17 locais, a maioria de acesso gratuito, que no meu ponto de vista são importantes para compreender e conhecer um pouco desta cidade.
1 – Estação de Zurique (Zürich Hauptbahnhof )
A Estação ferroviária de Zurique (Zürich Hauptbahnhof) localiza-se na entrada norte do centro histórico. O edifício foi inaugurado em 1847, mas foi alvo de ampliações e remodelações em 1871, 1990 e em 2014. No seu interior existe um grande centro comercial com centenas de lojas. É considerada uma das estações ferroviárias das mais movimentadas do mundo.

2 – Museu Nacional Suíço (Schweizerisches Nationalmuseum)
O Museu Nacional Suíço está situado em frente da Estação ferroviária. Trata-se do museu mais importante do país helvético e a sua arquitectura é inspirada nos castelos franceses. No seu interior podemos visitar um importante acervo de peças arqueológicas, esculturas e pinturas desde a pré história aos tempos modernos.

3 – Rua Bahnhofstrasse
A Bahnhofstrasse é a principal rua da cidade. Com mais de 1 km de comprimento tem inicio na Estação Ferroviária e termina no Parque Bürkliterrasse, atravessando literalmente a meio a parte histórica. É uma via com muita movimentada dedicada sobretudo ao comércio. Aqui localizam-se as marcas de luxo no domínio do vestuário, ourivesaria e perfumaria.

4 – Observatório (Urania Sternwarte)
Para os amantes da astronomia, este é um dos spots a visitar, embora, na minha opinião, os preços dos bilhetes sejam caros (13 euros). O Observatório Urania Sternwarte possui um poderoso telescópio que permite a observação de detalhes impressionantes, como por exemplo, as crateras lunares.

5 – Spielplatz Lindenhof
O Spielplatz Lindenhof é um espaço verde localizado no coração de Zurique, sobranceiro ao rio Limmat. Há quase 2000 anos atrás, foi erguida neste local uma fortaleza romana. Hoje em dia, é uma área destinada ao descanso e lazer onde podemos ver turistas e locais com os seus filhos a desfrutarem da panorâmica para o outro lado da cidade.

6 – Câmara municipal (Rathaus)
Implantada sobre o rio Limmat, a Rathaus assume-se como o centro politico e administrativo da cidade. O edifício foi construído no séc. XVII, substituindo o anterior que datava do séc. XIII. Sobressai essencialmente pela homogeneidade dos alçados, com janelas rasgadas em ritmos iguais.

7 – Rua (Augustinergasse )
A Augustinergasse é a rua mais típica de Zurique. Destaca-se sobretudo pela cor viva das fachadas e janelas salientes de madeira, típicas da arquitectura vitoriana do final do séc. XIX. Este eixo pedonal com cerca de 200m liga a Bahnhofstrasse à Münzplatz e Igreja de S. Pedro. A sua construção data do período medieval e era povoada sobretudo por artesãos.

8 – Augustinerkirche
Situada na praça Münzplatz, a Augustinerkirche é uma das igrejas mais antigas de Zurique. Datada do ano de 1270, foi reconvertida numa oficina de produção de moedas durante o período reformista, assumindo essa função por mais de 300 anos. Hoje em dia serve de local de culto.

9 – Igreja de S. Pedro ( Kirche St. Peter)
É na parte alta do centro histórico, junto do Parque Lindelhof, que se localiza a Igreja de S. Pedro (Kirche St. Peter). O templo, de filiação protestante, data do inicio do séc. XVIII e é conhecido por ter um dos maiores relógios murais do mundo.

10 – Paradeplatz
Importante praça localizada junto à Bahnstrsse. Actualmente, a Paradeplatz é um local onde se encontram grandes instituições bancárias e um importante centro nodal de transportes públicos, mas em tempos serviu de praça do mercado.

11 – Fraumünster
A Fraumünster é uma igreja situada praticamente em frente à Grossmünster, mas na margem oposta do Limmat. Hoje em dia faz parte da Igreja Evangélica Reformista do Cantão de Zurique, mas do séc. IX ao séc. XVI integrou a Abadia de Fraumünster que era destinada às mulheres aristocratas. Uma das características mais interessantes do edifício é a presença de vitrais no coro, da autoria de Marc Chagal, artista proeminente do movimento cubista e expressionista.

12 – Igreja Wasserkirche
Se levarmos à letra a tradução “Wasserkirche” significa “Igreja de Água”. A origem desta designação está relacionada com a implantação da igreja, numa pequena ilha do Rio Limmat. Segundo a lenda, terá sido neste local que os romanos executaram os santos patronos de Zurique, os mártires Félix e Regula. No local, foi erguida a igreja por volta do séc. X e sucessivas obras e ampliações foram sendo efectuadas até à sua secularização no período da Reforma. Está classificada como Monumento Nacional.

13 –(Kirche Grossmünster )
Kirche Grossmünster
14 – Rua Niederdorfstrasse
A Niederdorfstrasse é uma rua situada no centro histórico, na zona de Niederdorf, margem esquerda do rio Limmat. Tal como a Augustinergasse é exclusivamente pedonal, mas é maior, com mais movimento, comércio tradicional e artistas de rua.

15 -Parque Arboretum (Arboretum)
O Parque Arboretum é um espaço verde situado na margem do Rio Limmat na parte sul de Zurique. Este jardim botânico foi construído no final do séc. XIX, considerada uma época dourada na concepção deste tipo de equipamentos públicos. No centro do Arboretum é possível visitar um espaço com aves exóticas vindas de todos os cantos do planeta.

16 – Bürkliterrasse
No final da Bahnhofstrasse, encontra-se mais um espaço verde que merece uma visita. Trata-se do Bürkliterrasse. O parque, para além de disponibilizar infraestruturas para as pessoas descansarem, proporciona uma vista espectacular sobre o Lago de Zurique (Zürichsee).

17 – Ópera de Zurique (Zürich Opera House)
A Casa da Ópera é um dos pontos mais carismáticos de Zurique, sobretudo pela elegância do edifício, com traços fortes do neoclassicismo. Foi construído no final do séc. XIX pelos os arquitetos austríacos Fellner & Helmer. Actualmente é considerada uma das melhores óperas em todo o mundo.

Mapa de Zurique
Compre aqui o Zurich Card: Descontos em Atracções, Transporte e Alimentação
Tours e atividades em Zurique
Durante a sua viagem por Zurique poderá fazer vários tours e actividades. Veja os mais conhecidos e faça aqui a sua reserva.
Walking tour no Centro Histórico
Dicas para viajar em Zurique
Veja aqui o guia de viagem: dicas, transportes, onde dormir, onde comer e outra informação útil
Visite aqui a página oficial do Turismo de Zurique
Organizar a sua Viagem
Alojamento em Zurique
Eu fiquei instalado no Inside Five City Apartments localizado na Motorenstrasse, no bairro histórico de Gewerbeschule a apenas 10 minutos a pé da Estação Central Ferroviária. O estúdio era pequeno, mas muito funcional, com kitchenette totalmente equipada (placa, forno, frigorífico, microondas, loiças), wc privado e TV de ecrã plano. Limpo e impecável. A relação qualidade / preço é excelente. Acesso fácil aos transportes públicos. Junto do alojamento existem alguns restaurantes e supermercados como o Migros.
Alugar carro
Seguro de viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem
Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.