Dicas e roteiros para visitar a ilha Terceira – Açores
Visitar a ilha Terceira – Açores: é em pleno Atlântico Norte que se situa a Terceira, ilha do “Grupo Central” do Arquipélago dos Açores. Esta é a terceira maior das nove ilhas que compõem o arquipélago, com um pouco mais de 400km2, e, é a segunda mais povoada (atrás de S. Miguel) com perto de 60 mil habitantes. De origem vulcânica e com mais de 500 anos de povoamento, a Terceira destaca-se pelas paisagens onde predomina a cor verde, seja dos pastos, seja da floresta laurissilva nas zonas mais elevadas.
Do centro histórico de Angra do Heroísmo (com a marca Unesco), aos miradouros, às piscinas naturais, à paisagem rural, passando pela gastronomia, são motivos que tornam este destino de visita obrigatória, que, para já, ainda não sente o turismo massificado.
Para quem tem crianças ou bebés, aconselho vivamente que visitem a Terceira. Para além de ser muito tranquilo é interessante ver os miúdos fascinados com a presença dos animais que se avistam durante os passeios. O meu filho adorou cada momento.
Se está a pensar em visitar a Terceira, escrevi este artigo para que possa servir como um guia para planear a sua viagem. Boa viagem!
Entrada principal do Aeroporto Internacional das Lages
2 – Qual a melhor altura para visitar?
Qualquer altura é boa para visitar a Terceira. Conhecida pelo seu clima temperado, a ilha não sofre grandes oscilações de temperatura, ou seja, não há grande diferença entre a temperatura mínima e máxima durante todo o ano. Os níveis de humidade são elevados e não se admire de observar num único dia sol, chuva e nevoeiro. Durante o Verão as temperaturas rondam os 19º C de mínimas e 22ºC de máximas. A minha viagem decorreu em Janeiro e as temperaturas estavam agradáveis com as mínimas a rondar os 14ºC e as máximas os 16ºC. Na parte mais alta da ilha, sentia-se mais frio devido ao pesado nevoeiro e algum vento forte.
Agradável fim de tarde junto ao miradouro de Santa Barbara – visitar a ilha Terceira – Açores
O contraste: no mesmo dia a tempo ficou nublado com chuva fraca
3 – Quanto tempo é necessário para visitar a Terceira?
Pela minha experiência, são precisos pelo menos 3 dias completos (assumindo que irá alugar um carro). Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra. Como a ilha é pequena, pode estabelecer a base perto de Angra do Heroísmo e a partir daí explorar o território conforme lhe for mais conveniente.
A cidade de Angra de Heroísmo merece um dia de visita
A parte central da ilha é imperdível
4 – Alugar carro, sim ou não?
É fundamental alugar um carro se deseja explorar as belezas da ilha da Terceira. Os transportes públicos da ilha têm boa cobertura do território através da empresa insular de transportes, mas assim ficará condicionado aos horários. Ao alugar viatura, terá outra liberdade para aceder a locais onde não chegam as carreiras e poderá também desfrutar do prazer de conduzir no meio de paisagens de cortar a respiração. Tenha atenção à franquia que lhe é aplicada e a questão de lhe ser imputado as despesas em caso de acidente.
No meu caso aluguei através da Rentalcarse paguei 99 euros por 3 dias, com seguro contra todos os riscos e cadeira de bebé. A franquia foi de 50 euros (que não foi necessário pagar).
O carro alugado (veiculo tipo B) – visitar a ilha Terceira – Açores
Algumas dicas importantes:
– faça a sua reserva com alguma antecedência para garantir preços mais baixos.
– alugue o carro com deposito cheio.
– faça um seguro contra todos os riscos e viaje descansado.
– tenha à mão um cartão de crédito (Visa ou Mastercard) porque é necessário para efectuar a reserva (e eventualmente bloquear o valor da franquia).
– se vai viajar por toda a ilha, tenha atenção que o seu aluguer não tenha limite de quilómetros.
– entregue o veiculo limpo (interior e exterior) ou ser-lhe-á cobrada uma taxa de limpeza.
São cerca de 200 unidades de alojamento na Terceira, distribuídas porcasas de férias ou alojamento local, hotéis e apartamentos. Também existem alguns parques de campismo. Mediante o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 20 e os 200 euros por noite. Os preços são mais caros nos fins de semana e épocas altas.
Como viajei em época baixa, e após várias pesquisas e simulações, optei por alugar uma casa de férias, a Adega Ilhéu, na freguesia de Feteira, a cerca de 15 min. de Angra do Heroísmo, a um preço muito bom (35 euros/noite). A localização do alojamento e o enquadramento natural eram fabulosos, junto ao mar e com vista privilegiada para o Ilhéu das Cabras. A casa era muito espaçosa, toda equipada e confortável, ideal para ir em família ou grupo de amigos.
Procura alojamento?
Pesquise e reserve alojamento na ilha Terceira clicando na foto. O Blog Espírito Viajante agradece. Saiba como reservar alojamento na ilha Terceira.
Casa de férias Adega Ilhéu – visitar a ilha Terceira – Açores
Casa de férias Adega Ilhéu – visitar a ilha Terceira – Açores
6 – Como explorar a Terceira?
Eu por exemplo, comecei por explorar a cidade de Angra do Heroísmo, o Monte Brasil e São Mateus da Calheta (precisa bem de um dia inteiro para ver tudo nas calmas). No dia seguinte, optei por visitar o maior numero de lugares possíveis porque no terceiro e ultimo dia tinha viagem para o continente às 19.40h e tinha que entregar o carro às 17h. Também joguei com o facto de a maior atracção da ilha, o Algar do Carvão não estar aberta todos os dias, e por conseguinte estar a funcionar apenas no meu ultimo dia de viagem. Veja o mapa que fiz no ponto 7 por locais de interesse e cores que correspondem a cada um dos três dias.
As típicas paisagens verdejantes da Terceira
No segundo dia dei quase a volta completa à ilha pelo litoral – Piscinas Naturais de Biscoitos
7 – Que locais a visitar?
– Cidade de Angra do Heroísmo – centro histórico classificado como Património Mundial da Unesco
As Furnas de Enxofre são dos locais que atraem mais turistas – visitar a ilha Terceira – Açores
8 – Como planear o roteiro pela Terceira?
É muito fácil planear o roteiro para viajar na Ilha Terceira. Tendo em conta que alugamos uma viatura e que tivemos 3 dias completos para visitar os principais pontos de interesse, vou mostrar de que forma organizei o meu roteiro pela ilha.
dia 1 (pins azuis) – visitar a cidade de Angra do Heroísmo, o Monte Brasil e São Mateus da Calheta
dia 2 – (pins amarelos) Miradouro na Feteira, Porto Judeu, Farol Ponta das Contendas, Porto Martins, Praia da Vitória, Serra do Cume, Quatro Ribeiras, Biscoitos, Serreta, Miradouro de Santa Barbara
dia 3 – (pins vermelhos) Algar do Carvão, Furnas de Enxofre, Gruta do Natal, Lagoa do Negro
O prato mais típico e famoso da Terceira é a alcatra. Esta especialidade gastronómica consiste em juntar vários ingredientes num alguidar de barro próprio da ilha, começando pela carne de vaca cortada em pedaços grandes (alcatra, acém, chambão com osso), toucinho fumado, banha, cebolas, alho, louro e vinho branco. Depois leva-se ao forno durante 5 horas até cozer e ficar pronto para servir. Este prato assemelha-se à chanfana típica do norte de Portugal.
Alcatra, o prato tradicional da ilha Terceira
Não sendo uma ilha onde a pesca seja uma actividade de eleição, pode-se no entanto provar pratos de peixe deliciosos que posso recomendar, desde a espetada mista, ao sargo, espadarte e boca-negra grelhada, e para acabar em beleza uma magnifica açorda de marisco. Mas antes de escolher a carne ou peixe, experimente algumas entradas tradicionais como a chouriça de sangue, torresmos de cabinho ou os bolinhos de milho frito. Na doçaria não deixe de provar o doce de vinagre, que é feito com ovos, leite, açúcar, e no final, é adicionado o vinagre que lhe dá uma textura ligeiramente grosseira, que é no fundo o efeito do leite coalhado. Outros doces da ilha com fama são as donas amélias, a cornucópia ou o alfenim. Experiência gastronómica na Terceira.
Chouriça de sangue
Torresmos de cabinho e bolinhos de milho fritos – visitar a ilha Terceira – Açores
Doce de vinagre
10 – Restaurantes, onde ir?
A oferta de restaurantes na ilha Terceira é razoável, estando a maioria deles localizados em Angra ou na Praia da Vitória. Do que vi, os preços das refeições andam mais ou menos equiparados, ou seja à volta dos 13-17 euros por pessoa. Dos restaurantes que visitei, deixo aqui as sugestões:
Restaurante Casa da Galinha Parmagiana, Canada Mercês 72 9700-351 Feteira
(comida tradicional açoriana mas fiquei pelos pratos económicos) – preço por pessoa: 7 euros.
Serreta
– Restaurante Ti ChôaGrota do Margarida nº1 Serreta 9700-661 Serreta(comida tradicional açoriana) – preço por pessoa: 15 euros (com sobremesa)
Restaurante Ti Chôa na Serreta – visitar a ilha Terceira – Açores
São Mateus da Calheta
Restaurante Beira Mar– Canada Porto, 46 | Porto de São Mateus da Calheta(comida tradicional açoriana – espetadas mistas, espetadas de lulas e sargo grelhado) preço por pessoa 13 euros.
Praia da Vitória
Restaurante Imperador (Rei do Peixe)Paço do Milhafre nº 14., 9760-523 Praia da Vitória (comida tradicional açoriana – boca-negra grelhada, lulas e açorda de marisco (este prato é dos melhores que irá provar na ilha) preço por pessoa 16 euros.
11 – Tours e actividades na Terceira
Durante a sua viagem pela Terceira poderá fazer vários tours e actividades. Veja os mais conhecidos e faça aqui a sua reserva.
Excelente artigo. Parabéns. É a minha 4ª vez nos Açores em 5 anos, por isso dá para ver o quanto eu adoro esta ilha. Além dos hóteis serem super baratos, acho que a calma, o sossego e o ambiente rural servem para nós relaxarmos. Sempre que quero tirar uns dias para descansar com a minha família, escolha os açores. Sempre que puderem façam um passeio a pé https://www.livingtours.com/pt/tour/passeio-pe-sete-cidades-sao-miguel e deslumbre-se com aquilo os Açores vos pode oferecer.
Naturalmente fantástico, Fernando.
…..também cheguei há dias da Terceira, na terça feira claro, que é quando dá jeito um fim de semana prolongado. Isto agora coma a Ryanair a voar para lá, é uma festa, em menos de um ano fui lá 3 vezes. Adoro a ilha, já conhecia há muito tempo, mas as viagens da TAP eram muito caras e fiquei uns anos largos sem lá ir. Então, vou contar…..viagem (ida e volta) uns centimos a menos que 34€, carro com seguro contra todos os riscos, também não chegou bem aos 70€, na Aguiatur, alugo sempre com eles e sou muito bem servida (aluguei um citroën C1 e deram-me um opel corsa) não há franquias, nem bloqueio em cartão de crédito. Alojamento, sempre casas de férias e desta vez também fiquei na Adega Ilhéu; não tão excepcional como o booking dizia, mas serviu bem e só paguei 95,30€. Refeições, também andei pelo Beira Mar e Ti Chôa que são aquelas coisas imperdíveis, mas o que eu não perco mesmo é uma alcatra de peixe (sem espinha), no Boca Negra, no Porto Judeu, é uma coisa fabulosa e o preço ronda o dos outros. Para desenrascar os hamburguers no Burguer King, são uma delícia, sem comparação com os de cá. Quanto a roteiros…já corri a ilha de ponta a ponta, por todos os lados possíveis, mas há sempre algo que ainda não vi e é isso que adoro. Mas também gasto mais gasolina, não se pode ter tudo, entre 45/55€. Vale bem a pena. Ainda lá voltarei este ano.
Que bom que foi “voltar” à Terceira, onde estou certo regressarei. O artigo provocou-me nostalgia e intensa vontade de voltar. Just in case, vou ver a quanto estão os voos :))))
achei interessante o seu roteiro ,mas tenho uma pergunta :
como utilizou a ryanair porto-terceira -porto estando 3 dias na terceira e a ryanair voa só aos sábados ?
estou a programar viagem para 12 maio e regresso dia 17 .
aguardo um comentário e boas viagens
Mais um lindo lugar deste belo Portugal. É mesmo um país de múltiplos destinos e quero voltar muitas vezes ainda para ver de perto tão linda paisagem, ficar em uma casa de férias como esta e provar todas estas delícias portuguesas! 🙂
Adorei a dica de conhecer essa ilha. Linda essa vista eim, e essa foto com o arco-iris ficou bem legal tbm. Seu roteiro tá completinho, um dia gostaria de fazer algo parecido.
Ótima dica! Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa ilha!
Sempre tenho costume de alugar um carro em minhas viagens, assim se tem total liberdade de ir onde quiser e ficar o tempo necessário em cada local.
Excelente artigo. Parabéns. É a minha 4ª vez nos Açores em 5 anos, por isso dá para ver o quanto eu adoro esta ilha. Além dos hóteis serem super baratos, acho que a calma, o sossego e o ambiente rural servem para nós relaxarmos. Sempre que quero tirar uns dias para descansar com a minha família, escolha os açores. Sempre que puderem façam um passeio a pé https://www.livingtours.com/pt/tour/passeio-pe-sete-cidades-sao-miguel e deslumbre-se com aquilo os Açores vos pode oferecer.
Naturalmente fantástico, Fernando.
…..também cheguei há dias da Terceira, na terça feira claro, que é quando dá jeito um fim de semana prolongado. Isto agora coma a Ryanair a voar para lá, é uma festa, em menos de um ano fui lá 3 vezes. Adoro a ilha, já conhecia há muito tempo, mas as viagens da TAP eram muito caras e fiquei uns anos largos sem lá ir. Então, vou contar…..viagem (ida e volta) uns centimos a menos que 34€, carro com seguro contra todos os riscos, também não chegou bem aos 70€, na Aguiatur, alugo sempre com eles e sou muito bem servida (aluguei um citroën C1 e deram-me um opel corsa) não há franquias, nem bloqueio em cartão de crédito. Alojamento, sempre casas de férias e desta vez também fiquei na Adega Ilhéu; não tão excepcional como o booking dizia, mas serviu bem e só paguei 95,30€. Refeições, também andei pelo Beira Mar e Ti Chôa que são aquelas coisas imperdíveis, mas o que eu não perco mesmo é uma alcatra de peixe (sem espinha), no Boca Negra, no Porto Judeu, é uma coisa fabulosa e o preço ronda o dos outros. Para desenrascar os hamburguers no Burguer King, são uma delícia, sem comparação com os de cá. Quanto a roteiros…já corri a ilha de ponta a ponta, por todos os lados possíveis, mas há sempre algo que ainda não vi e é isso que adoro. Mas também gasto mais gasolina, não se pode ter tudo, entre 45/55€. Vale bem a pena. Ainda lá voltarei este ano.
Que bom que foi “voltar” à Terceira, onde estou certo regressarei. O artigo provocou-me nostalgia e intensa vontade de voltar. Just in case, vou ver a quanto estão os voos :))))
Ola Jose, obrigado pelo comentario. A ryanair voa as tercas e sabados. Eu fui num sabado e regressei numa terca. QQ duvida, diga/me.
achei interessante o seu roteiro ,mas tenho uma pergunta :
como utilizou a ryanair porto-terceira -porto estando 3 dias na terceira e a ryanair voa só aos sábados ?
estou a programar viagem para 12 maio e regresso dia 17 .
aguardo um comentário e boas viagens
Mais um lindo lugar deste belo Portugal. É mesmo um país de múltiplos destinos e quero voltar muitas vezes ainda para ver de perto tão linda paisagem, ficar em uma casa de férias como esta e provar todas estas delícias portuguesas! 🙂
Adorei a dica de conhecer essa ilha. Linda essa vista eim, e essa foto com o arco-iris ficou bem legal tbm. Seu roteiro tá completinho, um dia gostaria de fazer algo parecido.
Uau que super roteiro! Completíssimo, parabéns! Confesso que ainda não tinha ouvido falar deste destino, mas adorei a dica. Super anotado.
Sempre bom ler sobre lugares que eu não conheço. Valeu pelas dicas, pude conhecer melhor a ilha e ja saber em qual ir haha. Até maissss
Ótima dica! Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa ilha!
Sempre tenho costume de alugar um carro em minhas viagens, assim se tem total liberdade de ir onde quiser e ficar o tempo necessário em cada local.