Dicas para visitar a Aldeia Histórica de Monsanto

Dicas para visitar a Aldeia Histórica de Monsanto

A Aldeia Histórica de Monsanto é provavelmente a povoação mais conhecida de Portugal! Tal facto deve-se à sua eleição como “Aldeia mais Portuguesa de Portugal” no final dos anos 30. Monsanto está implantada na parte superior um morro escarpado e divide-se em duas áreas: a mais antiga, onde está o Castelo, muralhas e a igreja românica, encontra-se no topo da elevação, enquanto o aglomerado actual fica a uma cota mais inferior.

Existe o Trilho dos Penedos Juntos que permite a ligação temporal entre estes dois espaços, proporcionando ao viajante umas vistas fabulosas sobre o vale de Idanha e sobre a aldeia vizinha de Relva. Por esse caminho iremos encontrar enormes penedos e à medida que vamos subindo em direção ao castelo, sentimos que estamos a entrar num cenário de cinema!

Esta aldeia, recheada de história, mitos e lendas tem um encanto especial, e faz com que nos percamos pelas suas ruas estreitas e declivosas, bordadas pelas antigas casas de granito com alguns rochedos à mistura, e por isso, apenas coloco uma lista de locais para ver porque a lista é muito extensa.

Como chegar

Quem vem pelo interior Norte, deve seguir pela A25 e depois o IP2. Quem vem pelo Sul, por exemplo em direcção a Castelo Branco, devem seguir pela A23. Acesso pelas nacionais N239, N240 e N354.

Aldeia Histórica de Monsanto
Chegada a Monsanto

Aldeia Histórica de Monsanto
Em pleno centro histórico

Aldeia Histórica de Monsanto

O que visitar em Monsanto ?

Castelo e muralhas

Implantado no topo do esporão que se situa sobre a aldeia, o Castelo de Monsanto foi erguido por volta do séc. XIII, mas foi sofrendo alterações ao longos dos sécs. XIV, XVI e XVII.  A torre de menagem foi construída pelos Templários. O conjunto está classificado como Monumento Nacional.

Castelo medieval Monsanto
Castelo e muralhas de Monsanto

 

Capela de S. Miguel

Localizada na entrada da antiga cidadela, a capela de traça românica dedicada a São Miguel, foi edificada por volta do séc. XII. Na sua envolvente encontram-se algumas sepulturas antropomórficas de época medieval.

Capela românica Monsanto
 Capela românica de S. Miguel

Igreja de Sta Maria do Castelo

Igreja localizada no interior do recinto muralhado resulta da reconstrução de um templo anterior, edificado pela Ordem dos Templários.

Aldeia Histórica de Monsanto
Capela de S. Miguel

 

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia situa-se junto à Torre do Lucano e foi edificada no séc. XVI em estilo renascentista. Antes da construção da Igreja Matriz, esta era a igreja paroquial da freguesia.

Aldeia Histórica de Monsanto
Igreja da Misericórdia em Monsanto

 

Igreja Matriz

Situada na entrada do aglomerado, a igreja matriz terá sido construída no séc. XVII, mas sofreu alterações no séc. XVIII. A beleza da fachada principal sobressai sobretudo pela rosácea.

Igreja Aldeia Histórica de Monsanto
Igreja matriz de Monsanto

 

Torre do Lucano / Torre do Relógio

Esta atalaia, também conhecida por Torre do Lucano, ocupa um local de destaque no interior da povoação. Erguida no séc. XV e ampliada no séc. XVII, fazia parte do complexo defensivo de Monsanto, tendo sido posteriormente transformada em torre relógio. No topo da torre, exibe-se a réplica do Galo de Prata, atribuído como troféu na eleição da «aldeia mais portuguesa de Portugal» em 1938.

Torre do Lucano - Torre do Relógio Monsanto
Torre do Relógio – Torre do Lucano

Gastronomia

Caldeirada de borrego, ensopado de javali, arroz de lebre. Nos doces: borrachões, broa de mel, bolos de azeite, arroz doces, entre outros.

Festas e romarias

  • Mercado – 3º Sábado de cada mês, 
  • Festa de Nossa Senhora do Castelo – 3 de Maio ou no Domingo seguinte 
  • Festa em Honra de São Sebastião – 1.º Fim de semana de Setembro

Quer saber mais sobre as Aldeias Históricas de Portugal?

Veja aqui o meu roteiro completo pelas Aldeias Históricas

Posto de turismo de Monsanto

Rua Marquês da Graciosa 6060-091 Monsanto T. 277 314 642  Email: turismo.cmidanha@iol.pt 

Mais informações, consulte o site da Câmara Municipal.

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM MONSANTO

Se usas o Booking reserva aqui


Booking.com

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

Seguro de Viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Monsanto Portugal

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

3 Replies to “Dicas para visitar a Aldeia Histórica de Monsanto”

  1. Realmente ela tem tudo aquilo que povoa o imaginário do viajante sobre as aldeias portuguesas. Notável as construções que pedra contrastantes com o céu azul.

  2. Nossa, que aldeia linda! Que vontade de conhecer Portugal! Será o nosso primeiro destino assim que eu botar os pés na Europa! Sucesso!

  3. Precisamos voltar para Portugal, tem tanta coisa para fazer. Que país maravilhoso! Excelente dica para incluirmos num próximo roteiro. Muito bom!

Deixar uma resposta