Dicas para visitar a Aldeia Histórica de Linhares da Beira
A Aldeia Histórica de Linhares da Beira situa-se na meia-encosta da vertente nordeste da Serra da Estrela, no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. Embora a presença indígena e romana estejam bem documentadas, esta povoação foi fundada na idade média, com foral concedido em 1169 por D. Afonso Henriques, mas irá perder este estatuto de centro urbano na reforma administrativa de 1855.
Linhares da Beira teve significado estratégico pelo menos até ao século XVII, pois fazia parte do sistema defensivo, através do seu magnifico castelo, que guardava a Bacia do Rio Mondego, na retaguarda das fortificações da fronteira beirã.
Este belo aglomerado urbano desperta-nos os sentidos, pois permite a descoberta de paisagens agrícolas e montanhosas, um núcleo bem cuidado de edificações de origem medieval e a arte manuelina e renascentista das janelas de alguns edifícios.
Subam às muralhas do castelo e irão vislumbrar umas vistas incríveis!
São estes motivos e muitos mais que justificam visitar a Aldeia Histórica de Linhares!
Vamos lá partir à descoberta?
Como chegar?
Quem vem pelo interior Norte, deve seguir pela A25 e em Celorico da Beira seguir a EN17 em direção a Gouveia. Quem vem pelo Sul em direcção a Guarda, podem entrar pela Covilhã e subir a Serra da Estrela, passar por Manteigas até chegar a Linhares da Beira.


Aldeia de Linhares

Vista da Aldeia Histórica de Linhares
Locais importantes a visitar na Aldeia Histórica de Linhares
Castelo e muralhas
O castelo com recinto muralhado e duas torres está implantado num cabeço rochoso e constitui o núcleo gerador do aglomerado. Neste local terá existido um povoado pré-romano. Terá sido construído no séc. XII e está classificado como Monumento Nacional.

Igreja Matriz
Igreja de traça românica, com alterações nos séculos XVII e XVIII, está classificada como Imóvel de Interesse Publico.

Antiga Hospedaria
Edifício localizado próximo do Largo da Praça, terá sido construído por volta do séc. XVI com a função de hospedaria. Na fachada principal destaca-se a janela manuelina e as mísulas que ladeiam as janelas à volta.

Casa da Câmara e Pelourinho
Edifício de 2 pisos, construído por volta do séc. XVII que funcionou como Casa da Câmara até meados do séc. XIX, e como escola e residência de professores no inicio do séc. XX. Actualmente alberga a Junta de Freguesia de Linhares. O pelourinho localiza-se em frente à Casa da Câmara e foi edificado no período manuelino. Está classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Solar Corte Real
Solar construído no séc. XVIII, ficou completamente destruído em 1941 devido a um ciclone, ficando em ruínas até há pouco tempo. Entretanto, foi restaurado e adaptado a uma pousada.

Igreja da Misericórdia
Igreja (antigamente com orago de Stº Ovídio) paroquial de construção medieval adaptada a misericórdia no séc. XVI e reformada no séc.XVII. Encontra-se localizada na entrada da povoação.

Judiaria
Conjunto de casas na Rua do Arco atribuíveis aos séc. XV e XVI que atestam a presença judaica na aldeia de Linhares. Além destes testemunhos arquitectónicos, esta existência está comprovada também através de registos documentais.

Antiga albergaria
Edifício localizado no Largo da Misericórdia, construído no séc. XIII com a função de albergaria. Dada a sua proximidade a uma via medieval importante, servia de apoio a pobres, peregrinos e doentes. No séc. XVI foi reconvertida em hospital.

Janelas artísticas
Conjunto de janelas em vários edifícios da povoação, desde as casas simples até às mais abastadas. As janelas possuem ornamentações renascentistas e manuelinas, conferindo desta forma uma certa “ostentação” à casa que as representa.

Fonte de São Caetano
Fonte localizada numa zona periférica, por trás da Igreja Matriz, edificada por volta dos inícios do séc. XIX. Recentemente, foi alvo de uma beneficiação.

Gastronomia
Bacalhoada à Lagareiro, borrego de Linhares e arroz doce da ceifa na cesta.
Festas e eventos
Taça do Mundo de Parapente.
Posto de turismo de Linhares
Torre de Menagem do Castelo – Linhares da Beira – Tel: 271 776 368
Mais informações, consulte o site da Câmara Municipal.
Quer saber mais sobre as Aldeias Históricas de Portugal?
Veja aqui o meu roteiro completo pelas Aldeias Históricas
- Dicas para a Aldeia Histórica de Castelo Mendo
- Dicas para a Aldeia Histórica de Monsanto
- Dicas para a Aldeia Histórica de Castelo Novo
- Dicas para a Aldeia Histórica de Idanha a Velha
- Dicas para a Aldeia Histórica de Trancoso
- Dicas para a Aldeia Histórica de Belmonte
- Dicas para a Aldeia Histórica de Sortelha
- Dicas para a Aldeia Histórica de Piódão
Alojamento em Linhares da Beira
Alugar carro
Seguro de viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem
Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.