Dicas para visitar a Aldeia Histórica de Almeida

Dicas para visitar a Aldeia Histórica de Almeida

A Aldeia Histórica de Almeida localiza-se no concelho de Almeida, distrito da Guarda. A sua origem perde-se no tempo…certamente na pré-história, mas é com o domínio árabe que possa ter dado origem ao topónimo desta vila: “Al-meda” – (a Mesa) aludindo à sua situação geográfica de planalto.

Após a reconquista cristã e algumas disputas com o reino de Leão, Almeida passa definitivamente para Portugal no final do séc. XIII. Nesse mesmo século, o rei D. Dinis reconstrói o castelo e dá foral à vila.

Durante a Guerra dos 7 anos (1756-1763), Almeida volta à posse dos espanhóis, mas retorna à soberania lusa em 1763. Com as invasões francesas de 1810, grande parte da vila é arrasada (inclusive a destruição da igreja matriz) e sofre novamente os efeitos bélicos (destruição das muralhas) nas lutas liberais de D. Pedro e D. Miguel (1829-1832).

Em 1927 perde a sua actividade militar, quando o ultimo Esquadrão de cavalaria abandona a fortaleza. Esta Praça forte é uma obra prima da arquitectura militar barroca, e quer pela sua autenticidade, como pela importância histórica. É certamente um dos locais em Portugal que merecerá no futuro uma classificação a Património Cultural da Humanidade.

Como chegar

O acesso a esta vila é feito através da A25 (Aveiro-Vilar Formoso). Quem vem pelo interior Norte, deve apanhar o IP2, enquanto os que seguem pelo Sul, por exemplo em direcção a Castelo Branco, devem seguir pela A23. Em termos de acessos supra-municipais existem 3 estradas nacionais: EN 332, a EN 324 e a N16.

Locais a visitar

Muralhas da Praça Forte

É dos maiores expoentes da arquitectura militar abaluartada em Portugal. Construído ao longo dos sécs XVII e XVIII, este sistema defensivo constituiu um grande avanço tecnológico militar para a época, ultrapassando desta forma as obsoletas muralhas medievais.  São cerca de 2500 metros de muralhas com a geometria de uma estrela de doze pontas que permitia fazer cruzamento de fogo e é rodeado no exterior por um fosso com 12 metros de profundidade e 62 de largura. Estas fortificações são sem duvida, o ex libris da aldeia histórica de Almeida.

Muralhas da Praça Forte Almeida - Aldeia Histórica de Almeida
Muralhas da Praça Forte
Muralhas de Almeida
Muralhas da Praça Forte
Baluarte das Muralhas Aldeia Histórica de Almeida
Muralhas da Praça Forte – baluarte

Ruínas do Castelo

Implantado estrategicamente no local mais alto da vila, o castelo já existiria no longínquo séc. X. Sofreu algumas intervenções no reinado de D. Sancho I. A partir do séc. XVIII, o castelo começa a degradar-se com o abandono dos moradores para outras zonas, ficando praticamente em ruínas. Os vestígios do castelo foram classificados como Monumento Nacional em 1928. É visitável através de uma escadaria em metal.

Castelo Aldeia Histórica de Almeida
Ruínas do Castelo de Almeida
Ruínas do Castelo Almeida-Aldeia de Almeida
Ruínas do Castelo de Almeida

Picadeiro de El-Rei

Construído no séc. XVIII, este edifício sofreu várias adaptações ao longo dos tempos. Começou por funcionar como Trem de Artilharia, passou a Quartel do Destacamento de Artilharia, até cair em ruína na segunda metade do séc. XIX. No séc XX,  foi transformado em Picadeiro e é composto por cavalariças com acomodações para vários cavalos. Dispõe de zona lúdica, zona de volteio, picadeiro coberto, picadeiro aberto. O Picadeiro organiza sessões de hipoterapia.

Picadeiro de El-Rei Almeida - Aldeia Histórica de Almeida
Picadeiro de El-Rei
Picadeiro de El-Rei Aldeia Aldeia Histórica de Almeida
Interior do Picadeiro de El-Rei
Picadeiro de El-Rei Almeida
Azulejos alusivos ao Picadeiro

Casamatas / Baluarte S. João de Deus

Conhecidas também por Quartéis Velhos, as Casamatas localizam-se no subsolo do Baluarte de S. João de Deus. A sua função passava sobretudo para abrigar a população da vila em caso de guerra e como armazém de víveres.

Casamatas Aldeia Histórica de Almeida
Casamatas
Casamatas Almeida
Dentro das Casamatas de Almeida
 

Câmara Municipal / Paços do concelho

Solar construído no final do Séc. XVIII (1791), constitui o único edifício militar construído de raiz e um dos mais emblemáticos da Praça de Guerra. Actualmente funcionam neste espaço os serviços municipais.

Câmara Municipal Almeida-Aldeia de Almeida
Paços do concelho de Almeida

Vedoria Geral da Beira / Casa dos Governadores

A Vedoria foi em tempos um equipamento militar que tratava da gestão financeira das Praças de Guerra. Posteriormente, foi transformado em Casa dos Governadores funciona hoje em dia como Palácio da Justiça.

Casa dos Governadores Almeida-Aldeia Histórica de Almeida
Vedoria Geral da Beira / Casa dos Governadores

Quartel das Esquadras

Conhecido por Quartel das Esquadras, este edifício de grandes dimensões foi construído no séc. XVII e serviu em tempos como Quartel de Infantaria

Quartel das Esquadras-Aldeia Histórica de Almeida
Quartel das Esquadras
Quartel das Esquadras Almeida
Quartel das Esquadras

Praça Dr. José Casemiro Matias

A maior praça de Almeida possui um formato retangular e está ladeada por várias habitações de valor arquitetónico relevante, como é o caso da Casa Brasonada Brigadeiro Vicente Delgado Freire, um edifício barroco datado do séc. XVIII.

Praça Dr. José Casemiro Matias e a Casa Brasonada à esquerda com a fachada de cor rosa

Torre do Relógio

A Torre do Relógio está situada no topo na vila e foi edificada em 1830 sobre as ruínas da Igreja matriz, que tinha sido destruída durante a Guerra Peninsular (1810). 

Torre do Relógio Vila de Almeida
Torre do Relógio

Jardim e Monumento aos Mortos da Grande Guerra

Este espaço verde situa-se junto do Quartel das Esquadras e é um bom local para relaxar. Pode igualmente admirar o Monumento dedicado aos combatentes mortos na 1ª Guerra Mundial.

Monumento aos Mortos da Grande Guerra-Aldeia Histórica de Almeida
Jardim e Monumento aos Mortos da Grande Guerra

Museu Histórico-Militar

Dotado de cerca de 20 salas e corredores, este museu é um excelente local para absorver a história de Almeida. Cada sala representa um período histórico, desde a pré-história até à 1ª Guerra mundial, com especial destaque para as Guerras Peninsulares, a invasão e o cerco de Almeida. Toda a visita é acompanhada com recurso a meios audiovisuais. Possui uma bela coleção de espólio militar (espadas, armas de fogo, canhões, etc..). Funciona de Terça-feira a Domingo.

Museu Militar Aldeia de Almeida
Colecção de armamento no Museu Militar
Museu Histórico Militar de Almeida
Um dos muitos espaços dentro do museu
Museu Histórico Militar de Almeida
Reconstituição de cenário da 1ª Guerra Mundial
Museu Militar Almeida
Exemplares de canhões usados em guerra

Mapa de turismo de Almeida

Mapa turístico de Almeida
Mapa de turismo de Almeida @Município de Almeida

Hotel – alojamento em Almeida



Booking.com

Gastronomia

Em Almeida podemos encontrar uma gastronomia diversificada que vai desde os pratos à base de caça da região,  o “Coelho à Caçador” e o “Arroz de Lebre, aos pratos de cabrito e borrego assado e aos enchidos e queijos. Na doçaria tradicional destaca-se o Pão de Ló, o Doce de Abóbora, o Doce de Tomate e Cereja a Bola Parda, entre outros. 

Festas e romarias

Festa de N Srª das Neves em Agosto.

Outro evento a não perder, é a reconstituição histórica do Cerco de Almeida.

Outros locais para visitar

  • Casa da Roda dos Expostos,
  • Capela do Convento Nª Sª do Loreto
  • Convento de Santo Cristo da Barca.

Consulte aqui a pagina oficial das Aldeias Históricas de Portugal.

Posto de turismo de Almeida

C.M. de Almeida – Posto Turismo 6350-130 ALMEIDA – Tel.: 271 574 204. turismo.almeida@cm-almeida.pt .

Mais informações, consulte o site da Câmara Municipal.

Quer saber mais sobre as Aldeias Históricas de Portugal? 

Veja aqui o meu roteiro completo pelas Aldeias Históricas

Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Pinterest - Aldeia Histórica de Almeida
Pinterest – Aldeia Histórica de Almeida
ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

4 Replies to “Dicas para visitar a Aldeia Histórica de Almeida”

  1. Sou Almeida e estarei em Portugal no proximo mês. Já está
    no meu roteiro visitar a Aldeia de Almeida.Sei que será uma emoção muito forte, e homenagem ao meu avô querido.

  2. Que mistura deve ser esse lugar, hein? Com essa troca toda entre espanhóis e portugueses!
    Nossa, adorei saber da existência de tanta riqueza em uma aldeia. 🙂
    Obrigada pelas dicas e por tanta informação valiosa!
    Beijo!

  3. Também por aqui temos tantos lugares ligados à arquitetura militar e histórias de guerra, mas o que me deixou deslumbrada mesmo foi esse céu azul que acompanhou o passeio. Quem sabe não conhecerei o local durante uma visita a Portugal.

  4. Parabéns pelo post! Completo e muito interessante, estou indo em Setembro a Portugal e fiquei animada para colocar Almeida em meu roteiro, estou aqui no google maps já me planejando. Muito obrigada pelas dicas!!!

Deixar uma resposta