Dicas para visitar a Aldeia Histórica da Sortelha
Nesta minha viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, a Aldeia Histórica da Sortelha foi a que mais me surpreendeu pela sua beleza, enquadramento paisagístico e acima de tudo a sua autenticidade como aglomerado urbano. Por isso não tenho duvida em colocar esta aldeia no top 3 das Aldeias Históricas.
A Aldeia Histórica da Sortelha localiza-se no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, e foi construída durante a Idade Média num esporão granítico, a uma cota perto dos 800m. A sua malha urbana foi construída de forma a adaptar-se às irregularidades do terreno. Sabiam que os habitantes de Sortelha são conhecidos por “lagartixos”? A explicação reside na boa exposição solar das suas habitações!
Embora seja uma aldeia de pequenas dimensões (mas já foi sede de concelho), podemos passar aqui uma tarde, aproveitar um petisco da região e beber um copo de vinho!
Explorem as ruas e as casas desta aldeia e vão sentir que estão em plena Idade Média!
Sugiro também que subam à Torre do Facho e acreditem que irão ter acesso a umas vistas incríveis!
São estes motivos e muitos mais que justificam a ida à Aldeia Histórica da Sortelha!
Vamos lá?
Alguns locais importantes a visitar na Aldeia Histórica da Sortelha:
Castelo e muralhas
O seu lugar de destaque no topo da povoação foi escolhido estrategicamente com o objectivo de dominar o espaço envolvente, e poder vigiar e prevenir as incursões inimigas. O castelo terá sido erguido no reinado de D. Sancho II, já que este soberano atribuiu foral a esta vila. O castelo está classificado como Monumento Nacional.
Igreja Matriz e Torre sineira
A Igreja Matriz foi construída no séc. XVI (ostenta a data de 1573), mas foi sofrendo alterações ao longo dos séculos posteriores. Depois de subirmos umas escadas, acedemos à Torre sineira, mas atenção! Nada de badalar os sinos 😀
Igreja matriz
Torre sineira
Casa da Câmara e Cadeia
Edifício construído no séc. XVI que funcionou como Câmara Municipal (no piso superior) e Cadeia (no piso inferior) até 1855. Actualmente é sede da Junta de Freguesia da Sortelha.
Pelourinho
Localizado no sopé do Castelo, este Pelourinho de estilo manuelino foi construído no século XVI (1510).
Pelourinho
Passos da Via Sacra
Conjunto de vários Passos da Via Sacra, espalhados pela área da aldeia, construídos no séc. XVIII. São de estilo barroco.
Torre do Facho
Torre de formato quadrado implantada no pano de muralha. Para aceder a este local temos que subir umas escadas adossadas à muralha, portanto é necessário alguma cautela 😉 mas acreditem que vale a pena, porque as vistas tanto para a aldeia como para os montes em redor, são fabulosas 😉
Casa dos Falcões
Esta casa localiza-se logo à entrada da Porta da Vila, e constitui um belo exemplar de arquitectura vernacular. É uma construção do séc. XVI, embora com alterações posteriores.
Casa dos Falcões
Casa dos Falcões
Casa dos Falcões
Quer saber mais sobre as Aldeias Históricas de Portugal? Veja aqui o meu roteiro completo.
Informações úteis
Como chegar
Quem vem pelo interior Norte, deve seguir pela A25 e depois o IP2. Quem vem pelo Sul, por exemplo em direcção a Castelo Branco, devem seguir pela A23 – direcção Sabugal. Acesso também pela N233.
Gastronomia
Ao pararmos na aldeia da Sortelha temos que provar a deliciosa caldeirada de cabrito! Não podemos esquecer os outros pratos de carne de caça, como javali ou a perdiz. Quem apreciar doces, tem muito por onde escolher: arroz doce, ovos esquecidos ou papas de milho 😉
Festas e romarias
Festas de Sortelha na 2ª semana de Agosto e a Mostra de Doces e Compotas Regionais (mês de Novembro).
Posto de turismo da Sortelha
Largo do Corro 6320-536 – Tel.: 800 262 788 (chamada gratuita) Email: turismo@sabugalmais.com
Mais informações, vê o site da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
ALOJAMENTO NA SORTELHA
ALUGAR CARRO
SEGURO DE VIAGEM
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Conhecer as Aldeias Históricas de Portugal é um sonho para nós, muito obrigado por nos trazer tantas imagens e textos lindos desta região.