Visitar a Aldeia Histórica de Trancoso
Foi o ponto de partida para a minha viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal! A Aldeia Histórica de Trancoso localiza-se no concelho de Trancoso, distrito da Guarda. Trancoso é uma terra que nos faz recuar no tempo…está recheada de história, visível pela ocupação romana até ao domínio árabe. Devido à sua posição estratégica, Trancoso assumiu-se na Idade Média como um dos postos avançados para a reconquista cristã rumo a Sul.
O rei D. Dinis atribui-lhe grande importância (aqui se casou) e procedeu a grandes reformas urbanas e militares nesta vila! A importância deste território reflecte-se nos conflitos importantes que aqui se desenrolaram, desde as guerras com Castela no séc. XIV até às invasões francesas na Guerra Peninsular!
Por isto e muito mais, Trancoso é um espaço que deve ser visitado, é uma porta aberta para mergulhar na história, que no fundo… faz parte de todos nós.
Aqui ficam alguns locais importantes que podes visitar em Trancoso:
Locais a visitar na Aldeia Histórica de Trancoso:
Pelourinho de Trancoso
Pelourinho manuelino, contemporâneo do foral novo é classificado como Monumento Nacional.
Igreja de São Pedro
Igreja em estilo românico, foi do Padroado Real no séc. XVI. Na parede Sul encontra-se o mausoléu mandado erigir em 1641, túmulo do sapateiro e profeta Bandarra.
Igreja de S. Pedro e Pelourinho – Aldeia Histórica de Trancoso
Castelo e muralhas
São o principal cartão de visita desta aldeia histórica! O castelo e as muralhas são os mais importantes e mais antigos monumentos de Trancoso e estão classificados como Monumento Nacional. Dentro do castelo existe um posto de informação ao visitante.
Castelo e muralhas de Trancoso
Portas de El-Rei e Portas do Prado
Situadas nas muralhas que rodeiam o centro histórico, as magnificas Portas de El Rei são a porta principal entrada, em homenagem ao rei D. Dinis, que promoveu grandes reformas neste sistema defensivo. Ostentam o escudo da cidade. Antigamente, fechavam com grades de pau ou ferro e porta em madeira.
Portas d’El Rei
Portas do Prado
Palácio Ducal
Solar onde viveu o 2º visconde de Trancoso e a Duquesa de Poze, filha do príncipe Inácio Venceslaw, herdeiro do trono da Polónia.
Palácio Ducal
Casa dos Arcos
Este edifício construído no séc. XVII, foi em tempos sede do tribunal e residência dos juízes de fora.
Casa dos Arcos
Paços do concelho e estátua do profeta Gonçalo Bandarra
Este monumental edifício foi construído no inicio do séc. XX, e apresenta um estilo neo-clássico. É aqui que funcionam os serviços municipais. Em frente à Câmara Municipal podemos ver a estátua do sapateiro e profeta do séc. XVI, Gonçalo Annes Bandarra, autor das Trovas messiânicas, que ficaram ligadas ao sebastianismo.
Paços do concelho – Aldeia Histórica de Trancoso
Poeta Bandarra
Igreja de Santa Maria
Esta Igreja foi edificada no séc XVIII por ordem do bispo, sobre uma primitiva ermida românica. Aqui encontrava-se a jazida de um dos condes de Povolide.
Igreja de Stª Maria
Informações úteis
Como chegar
O acesso a esta vila é feito através da A25 (Aveiro-Vilar Formoso). Quem vem pelo interior Norte, deve apanhar o IP2, enquanto os que seguem pelo Sul, por exemplo em direcção a Castelo Branco, devem seguir pela A23.
Gastronomia
Bacalhau à S. Marcos, cabrito assado no forno, caldeirada de cabrito e ensopado de miscaros, são alguns dos pratos mais conhecidos da gastronomia de Trancoso.
Festas e romarias
A principal festa de Trancoso é a Feira de S. Bartolomeu (desde o longínquo séc. XIII!!!), que se realiza durante o mês de Agosto.
Onde dormir
Usa o Booking? Pode fazer aqui a sua reserva
Alugar carro
Seguro de viagem
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Outros locais para visitar
Casa do Gato Preto, Antigo Quartel do General Beresford, entre outros.
Veja aqui o meu Roteiro das Aldeias Históricas. Consulte aqui a pagina oficial das Aldeias Históricas de Portugal.
Posto de turismo de Trancoso
Av. Heróis de S. Marcos, 6420-063 Trancoso (junto às Portas de El Rei) – Tel.: 271 811 147. Mais informações vê o site da Câmara Municipal.
Nossa muito lindo esse lugar e a sua historia. Vou agregar no meus desejos de lugares para conhecer. Adorei!!!
Como Portugal é belo! A cada postagem sua minha vontade de atravessar o Atlântico aumenta!