Visitar a Aldeia de Mixões da Serra, Vila Verde
A Aldeia de Mixões da Serra localiza-se na freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde e faz parte das Aldeias de Portugal. Este pequeno aglomerado desfruta de um enquadramento fantástico, numa linha que separa o mundo rural do ambiente de montanha.
Para chegar a este local pode seguir pela EN101 que liga Vila Verde a Ponte da Barca e seguir em direcção a Aboim da Nobrega e Gondomar. Este percurso é embelezado por vários núcleos rurais, paisagens agrícolas e território montanhoso.
O Santo António é o padroeiro de Mixões da Serra e em Junho aqui ocorre uma grande celebração religiosa que anualmente chama muitos crentes e turistas: a Benção dos Animais.Esta tradição remonta ao longínquo séc. XVII e terá sido originada por uma grande peste que vitimou uma boa parte do gado da aldeia. Os locais fizeram então uma promessa a Santo António a construção de um templo em sua honra, se livrasse os animais da peste. A promessa foi cumprida e o povo construiu uma capela no alto da serra, que posteriormente se transformou num santuário.
Subindo a escadaria do santuário temos acesso a um miradouro, cujo horizonte visual é dominado por montanha e campos de cultivo. O topo do miradouro é “guardado” pela estátua do santo protector.
Gado
paisagem
Santuário
Miradouro
Vista do Miradouro

Fojo do Lobo
Perto da Aldeia de Mixões da Serra existe um Fojo do Lobo, uma armadilha de caça usada na idade moderna e contemporânea que tinha como objectivo a captura dos lobos que atacavam o gado dos pastores.
Essa armadilha caracteriza-se por dois muros altos e compridos que convergem até terminarem no fojo, onde o lobo era forçado a cair. Estes exemplos construtivos fazem parte da história das comunidades locais e constituem um vestígio da importância da pastorícia na região ao longo dos últimos séculos.
Fojo do Lobo
Fojo do Lobo
Percursos BTT
Para quem é amante de cicloturismo e BTT existe a Rota de Mixões da Serra com uma extensão de 26 km. Consulta aqui a informação da Rota.
Mapa de Mixões da Serra
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
ALOJAMENTO EM VILA VERDE
ALUGAR CARRO
SEGURO DE VIAGEM
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Gostaria de ver foto ou fotos da capela primitiva século XVII… Alguém tem???? Obrigado Manuel Nunes