Eletrico Tram Zurique Zurich

Visitar Zurique: roteiro, mapa e dicas de alojamento

Visitar Zurique: roteiro, mapa e dicas de alojamento

Visitar Zurique: São os mais de 400 mil habitantes que fazem de Zurique a maior cidade da Suiça. Situada no norte do país helvético, a uns escassos 30 km da fronteira alemã, a capital do cantão de Zurique, encontra-se banhada pelo rio Limmat a norte e pelo enorme lago Zurichsee a sul. Embora a capital suíça seja Berna, Zurique é o principal ponto do tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo, dado que o seu aeroporto é o maior do país e a Estação Central Ferroviária é uma das mais movimentadas da Europa.

A sua posição geográfica no centro do velho continente favoreceu a instalação de muitas instituições bancárias e financeiras e hoje em dia assume-se como uma das cidades mais ricas e com melhor qualidade de vida no mundo (paralelamente, também uma das mais caras).

Não tem o enquadramento paisagístico de montanha, tão típico da Suiça, mas a cidade é dotada de um centro histórico bem conservado, onde se destacam as igrejas, ruas típicas e praças publicas, e além disso oferece inúmeros eventos culturais como a famosa Street Parade que atrai mais de um milhão de pessoas.

Para quem pretende visitar Zurique este artigo dará certamente algumas dicas importantes para planear essa viagem.

Dicas para visitar Zurique

quantos dias para visitar

Na minha opinião, 2 a 3 dias são suficientes para visitar os principais pontos de interesse de Zurique. A cidade não é muito grande e pode aceder aos vários locais a pé. Ter em atenção a época em que se visita porque por exemplo no Inverno, os dias são muito curtos (anoitecendo partir das 15.30h) e a naturalmente a viagem não rende tanto.

 

quando ir

Fruto da sua localização geográfica, Zurique caracteriza-se pelo clima temperado. No Inverno as temperaturas atingem facilmente os valores negativos e no Verão ultrapassam os 30ºC. Do ponto de vista de conforto climático os melhores meses para visitar Zurique são entre Maio e Setembro. Nesta época pode aproveitar e mergulhar numa das muitas piscinas ao ar livre localizadas nas margens do Rio Limmat. O calor de Agosto traz à cidade mais de um milhão de pessoas para dançar ao som da musica tecno na Street Parade. Nos meses de Novembro e Dezembro o ambiente frio é compensado pelo clima natalício dos Mercados de Natal, um dos eventos que atrai mais turistas a Zurique.

Zurich christmas Market Mercado de NatalMercados de Natal em Zurique

como chegar

Zurique é servida pelo Aeroporto Internacional localizado a norte a cerca de 10 km da cidadePara nos deslocarmos para o centro de Zurique existem várias opções: comboio, autocarro, eléctrico e táxi. A minha sugestão é que à saída do Terminal do Aeroporto de dirijam à Estação de Comboios que fica num piso inferior (as direcções estão bem sinalizadas). Chegados lá, podem comprar o bilhete para a Estação Central Ferroviária (Zürich Hauptbahnhof) nas várias máquinas disponíveis para o efeito. Podem pagar com dinheiro ou cartão bancário. O preço da viagem fica à volta de 6.8 CHF (cerca de 5,7 euros) e a duração entre os 10 a 15 minutos. Este é sem duvida o melhor meio de transporte na relação preço/tempo. O preço do eléctrico (linha 10) é igual mas o tempo de viagem é mais longo (cerca de 35 min.). Para os que preferem a comodidade do táxi contem no mínimo com uma conta entre 50 a 70 CHF (40 a 60 euros).

Zurique Hauptbahnhof Estação Ferroviaria - Visitar Zurique

Zürich Hauptbahnhof – Visitar Zurique

vistos

Para visitar Zurique e a Suiça em geral não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen, não terá que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

segurança

Zurique é uma cidade muito segura, tranquila e um destino para quem quer viajar com crianças, como foi o meu caso (eu levei o meu filho que tinha na altura 18 meses. Os níveis de criminalidade são baixos e mesmo à noite o ambiente é seguro. Não obstante, usar sempre o senso comum perante determinadas situações, olho nas bagagens, carteiristas, etc, nomeadamente na Estação Central Ferroviária.

Zurich Family Friendly

Zurique é conhecida por ser muito segura e Family Friendly  

alojamento

São perto de 200 ofertas de alojamento na cidade suíça, sendo a maioria caracterizada por hotéisapartamentos. A maioria destas unidades de alojamento estão distribuídas pelo centro histórico e em Niederdorf na outra margem do Rio Limmat. Eu fiquei instalado no Inside Five City Apartments localizado na Motorenstrasse, no bairro histórico de Gewerbeschule a apenas 10 minutos a pé da Estação Central Ferroviária. O estúdio era pequeno, mas muito funcional, com kitchenette totalmente equipada (placa, forno, frigorífico, microondas, loiças),  wc privado e TV de ecrã plano. Limpo e impecável. A relação qualidade / preço é excelente. Acesso fácil aos transportes públicos. Junto do alojamento existem alguns restaurantes e supermercados como o Migros. Verifique se na sua reserva estão incluídos os valores dos impostos. No meu caso paguei de imposto ambiental por pessoa, por noite 10 CHF, acrescido do imposto municipal por pessoa, por noite 2,5 CHF.

Alojamento em Zurique Suiça - Visitar Zurique

Estúdio Inside Five City Apartments – Visitar Zurique

dinheiro

A moeda oficial da Suiça é o franco (CHF). 1 euro equivale aproximadamente a 1,18 francos suíços. Para os viajantes que não utilizam esta moeda podem fazer o respectivo cambio nas inúmeras casas existentes pelo centro histórico, no aeroporto ou na estação de comboio da cidade. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas ATM também são fáceis de encontrar. 

Onde comer

Existem muitos restaurantes no centro histórico da cidade, mas sendo Zurique uma das cidades mais caras do mundo, confesso que pus de parte as refeições nestes locais. Só para terem a noção, um simples almoço para duas pessoas pode ficar à volta de 100 euros. O que decidi fazer foi almoçar algo mais em conta tipo Mc Donald’s ou uma boa sandes/fatia de pizza e para o jantar uma refeição mais decente preparada com produtos comprados no supermercado. Sugiro que optem pela cadeia de supermercados (Migros) que vende uma grande variedade de produtos alimentares a um preço mais acessível (pão, frutas, sopas, charcutaria, leite, ovos, etc). Se não encontrarem o Migros junto do vosso alojamento, podem deslocar-se ao que se localiza na Estação Central Ferroviária. Na época de Natal não se esqueçam de passar num Mercado de Natal (existem vários pela cidade) e comer a famosa salsicha de Natal.

Zurich christmas Sausage Market Visitar Zurique

A salsicha tradicional de Natal – Visitar Zurique

Custo de vida

Como referi no ponto anterior, Zurique é conhecida pelo seu elevadíssmo custo de vida, sendo actualmente a cidade mais cara da Europa.

Aqui ficam alguns exemplos do custo de produtos/serviços que paguei:

  • bilhete de comboio Aeroporto – Centro (1 viagem 5,7 euros)
  • refeição no Macdonald´s (14 euros por pessoa)
  • capuccino – Café-Bar (4,6 euros)
  • salsicha típica de Natal – Mercados de Natal (7 euros)
  • café – Café-Bar (4,5 euros)
  • pão – papo seco – supermercado (0,35 euros)
  • bananas (1/2 kg – supermercado (2 euros)
  • 1l de leite – supermercado (1,5 euros)

 

locais a visitar em Zurique

A minha estadia por Zurique resumiu-se a 3 dias, embora o ultimo dia só tivesse a manhã livre. Antes da viagem fui planeando através do Google Maps a visita aos sítios que tinha em vista, calculando as distâncias e tempos de percurso (a pé) e assim, gerir da melhor forma o tempo que tinha para cada local.

  • Museu Nacional Suíço
  • Bahnhofstrasse (Rua principal de Zurique)
  • Urania Sternwarte
  • Spielplatz Lindenhof (Parque verde)
  • Rathaus (Câmara Municipal)
  • Augustinergasse (Rua típica)
  • Christkatholische Kirchgemeinde (Igreja Católica)
  • Igreja de S.Pedro
  • Paradeplatz
  • Fraumünster (Igreja Protestante)
  • Wasserkirche
  • Grossmünster (Igreja Protestante)
  • Münstergasse (Rua típica)
  • Bürkliterrasse
  • Arboretum (Parque verde)
  • Blumenuhr
  • Zürich Opera House

Opera House Zurich Zurique - Visitar ZuriqueA Ópera de Zurique é um dos locais mais visitados pelos turistas – Visitar Zurique

 

transportes

É muito fácil viajar nos transportes públicos em Zurique. As paragens de autocarro e eléctrico ZVV encontram-se em intervalos de cerca de 300 metros. Nas paragens estão disponiveis os horários, conexões, um mapa da zona e a máquina de bilhetes. Pode comprar bilhetes validos por 1 hora ou cartões de 1 dia para as várias zonas. Outra opção é comprar o Zurich Card.

Elétrico e autocarro – Existem várias linhas a circular na cidade e a sua utilização é bastante intuitiva. Mais informação (rotas, horários) aqui.

Comboio – Um bom meio de transporte para sair de Zurique e visitar cidades como Lucerna, Winterthur ou Berna. Mais info aqui.

Táxi – Meio de transporte mais dispendioso. Existem várias praças de táxis espalhadas pela cidade.

Eletrico Tram Zurique ZurichO Eléctrico/Tram é um dos principais meios de transportes de Zurique – Visitar Zurique

 

acesso à internet

O acesso à Internet em Zurique é bom. Nos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito. Atenção quando ligar os dados móveis no telemóvel. Dependendo da operadora poderá pagar uma fortuna pelo acesso à net, mesmo que sejam alguns segundos. Eu apenas liguei o google maps durante um minuto (12MB) e recebi uma conta de 45 euros para pagar (operadora Sunrise). Se tiverem que ligar os dados moveis, escolham a rede Swisscom (pelo menos os que são clientes Vodafone) ou contactem previamente a vossa rede para mais informações.

língua

A língua oficial em Zurique é o alemão, mas a grande parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês.

 

Mapa de Zurique

 

 – ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM ZURIQUE



Booking.com

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens