Visitar a Vereda da Ponta de S. Lourenço, Madeira

Visitar a Vereda da Ponta de S. Lourenço, Madeira

A Vereda da Ponta de S. Lourenço é uma península de origem vulcânica situada no extremo oriental da ilha da Madeira, sendo seguida no seu final por dois ilhéus: o Ilhéu da Cevada e o Ilhéu do Farol. Reza a lenda que o nome desta região terá sido atribuído, na descoberta da ilha, por um marinheiro da expedição que ao contornar a ponta, terá exclamado: ‘ó São Lourenço, chega!’

Ao contrário do resto da paisagem insular, este território caracteriza-se pelo aspecto mais inóspito, limitado por enormes escarpas, onde a vegetação é escassa e rasteira e a presença de árvores é inexistente. A transformação paisagística deste local terá sido influenciada pelo clima semiárido e pela exposição aos ventos dominantes vindos do Norte. As características biofísica únicas da Ponta de S. Lourenço permitiram o crescimento de espécies de plantas raras e endémicas.

Visitar este local propicia momentos de puro lazer, seja na caminhada do PR8 (4km), ou desfrutar da paisagem envolvente nos miradouros, onde se consegue ver no horizonte a ilha de Porto Santo. A península está classificada como Reserva Natural Parcial. 


Vereda da Ponta de S. Lourenço

Trilho pedestre PR8

Vereda da Ponta de S. Lourenço


Vereda da Ponta de S. Lourenço


Vista para o Caniçal

Ponta de S. Lourenço
Vereda da Ponta de S. Lourenço

Ilha de Porto Santo
A ilha de Porto Santo ao longe

1 – Como chegar

Seguir pela VR1 até ao Caniçal e apanhar a ER109 que acaba na Ponta de S. Lourenço.

2 – Alojamento na Madeira?

Após várias pesquisas, acabei por alugar um Studio no Apartamentos Turisticos Avenue Park, no centro do Funchal, localizado na Avenida do Mar em frente ao Casino da Madeira. O quarto era limpo e acolhedor e o staff era muito simpático e prestável.

 

3 – Dicas para viajar na Madeira

Veja aqui as dicas e roteiros para viajar na Madeira

 

4 – Outros locais para visitar na Madeira

Veja aqui os locais a não perder na Madeira

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NA MADEIRA



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

MAPA DA VEREDA DA PONTA DE S. LOURENÇO

 

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

7 opinions on “Visitar a Vereda da Ponta de S. Lourenço, Madeira”

  1. Que linda e diferente paisagem. Já li muito a respeito da ilha de Madeira. Gosto muito das curiosidades e das origens do nome, principalmente essa lenda. Imagino o marinheiro fazendo sua exclamação e alguém anotando o nome hahahaha. Bem legal. Abraços.

  2. Voltei este ano à Ilha da Madeira passados 12 anos desde a primeira vez que visitei a Ilha. Continua magnífica e não quero esperar tanto tempo para voltar outra vez. Foi também a primeira vez que viajei sozinha 😊

  3. cada post sobre a Ilha da Madeira deixa a gente com mais vontade de conhecer o local, que lugar lindo e com uma vista maravilhosa, quero muito ver essa vista ao vivo!

  4. Ainda não conheço a ilha da Madeira! Falha muito grande 🙂 Mas está nos planos e vou guardar o seu texto com todas estas maravilhas.

  5. Se tem dois lugares que tenho muita curiosidade em conhecer em Portugal é a Madeira e os Açores. Estou vendo que o que não faltam aqui são posts para eu usar quando colocar essa viagem em prática. Obrigado por compartilhar
    Abs

Deixar uma resposta