Visitar Perast na Baía de Kotor em Montenegro
A Baía de Kotor situada no sul de Montenegro é uma das regiões mais bonitas do país e um destino bastante concorrido na época do Verão. O local mais conhecido da baía é Kotor, uma cidade fortificada da idade média que está classificada como Património Cultural da Humanidade pela Unesco. Nos últimos anos esta cidade tem visto o turismo a crescer exponencialmente devido sobretudo a dois factores: por um lado a sua proximidade geográfica de Dubrovnik, o destino mais visitado da Croácia e por outro os turistas russos que vêm neste destino o local ideal para as suas férias, com a facilidade de estarem isentos de vistos. Ora, para fugir um pouco à confusão e ao mediatismo de Kotor, existe uma pequena pérola a uns curtos 12 km que merece uma visita: o seu nome é Perast.
Breve história de Perast
Perast é uma vila pitoresca que se situa a noroeste de Kotor, no sopé de um conjunto montanhoso de declives elevados, parecendo mesmo que estamos perante um cenário de fiordes. No seu horizonte encontram-se o estreito de Verige, a parte mais apertada da baía, e duas ilhas minúsculas: São Jorge e Nossa Senhora das Rochas, esta ultima artificial. Não subestimem o seu tamanho reduzido ou a escassa população (menos de 400 habitantes), o facto é que este pequena vila ocupa um lugar importante na história de Montenegro.
Durante séculos foram vários os impérios que lutaram pela sua posse a começar pelos bizantinos no séc. X, pelos sérvios nos sécs XII a XIV e da poderosa Republica de Veneza entre os séc. XV e XVIII. Foi durante este período, em 1654, que se deu uma importante batalha em Perast que deu uma importante vitória dos Venezianos sobre os Otomanos que procuravam o controlo da baía de Kotor. A influencia de Veneza está presente nos vários palácios construídos em estilo barroco que constituem uma das marcas da prosperidade da vila naquela época. Perast foi o ultimo reduto de Veneza, após a sua rendição em 1797, marcando o final da sua época de ouro e iniciando um longo percurso na obscuridade. Voltou às mãos dos italianos em 1941 em plena II Guerra Mundial.
O que fazer em Perast
A visita a Perast começa com um passeio pela marginal junto à marina, onde se podem ver atracados à margem os pequenos barcos típicos da região, conhecidos por “barkas“. À nossa frente estão as ilhas de S. Jorge e da Nossa Senhora das Rochas. Para quem deseja visitá-las existem alguns tours que fazem a viagem com entrada na capela-museu pelo preço de 5 euros.
Um pouco mais adiante, colocamo-nos em frente ao estreito de Verige e ficamos com uma panorâmica fabulosa para o registo fotográfico. Partimos para um passeio pelo centro histórico e observamos alguns dos palácios barrocos espalhados pela vila, como o Palata Bujovic, que alberga o actual museu local ou o Palata Smekja. Apesar da influência de Veneza, este estilo arquitectónico caracteriza-se por linhas mais simples e suaves que o barroco tradicional.
Chegamos à praça da vila onde está localizada a Igreja Matriz de São Nicolas, um dos principais cartões de visita de Perast, sobretudo pela enorme torre sineira. O templo actual foi edificado sobre um anterior no inicio do séc. XVII. Ao lado, uma outra igreja foi iniciada em 1740 mas apenas sua abside e sacristia foram concluídas em 1800, altura em que as guerras napoleónicas travaram a conclusão dos trabalhos. Um pouco mais adiante encontramos a Igreja de S. Marcos, Igreja de Santo António e a Igreja Ortodoxa da Natividade.
A visita acaba com um momento de relaxamento numa das muitas esplanadas de Perast com uma vista fabulosa para a Baía de Kotor.
Marina de Perast – Barcas típicas de Perast – barkas
Barcas típicas de Perast – barkas
Estreito de Verige
Ilhas de S. Jorge e da Nossa Senhora das Rochas
Palata Bujovic – Museu de Perast
Igreja de S. Marcos em Perast
Igreja Matriz de São Nicolas
Igreja Matriz de São Nicolas – pormenor da rosácea
Igreja Matriz de São Nicolas – interior
Igreja de Santo António
Praça principal de Perast
1 – Como chegar
Uma das maneiras mais comuns de chegar a Perast é através da vizinha Croácia, principalmente de Dubrovnik. Não se esqueça que Montenegro não pertence à União Europeia nem ao Espaço Schengen, logo terá que apresentar o cartão de cidadão ou passaporte na fronteira, pela via das duvidas, opte pelo ultimo documento. Irá deliciar-se pela viagem por uma das mais bonitas estradas panorâmicas da Europa, que liga Herceg Novi a Kotor.
2 – Onde comer em Perast
Na Praça principal de Perast, sugiro o Conte Hotel Restaurant.
ORGANIZAR A SUA VIAGEM
ALOJAMENTO EM PERAST
ALUGAR CARRO
SEGURO DE VIAGEM
Faça aqui o seu seguro de viagem
Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.
Oi Pedro, que lugar lindo! E cheio de história.. Adoraria conhecer essas construções barrocas de Perast. É o tipo de lugar que adoro e reservaria uma semana para visitar as duas cidades, Perast e Kotor. Mas uma questão: e quem não dirige, chega como? É que não dirijo e viajo sozinha sempre
Estou desejosa de conhecer a zona dos Balcãs e provavelmente será uma das minhas próximas viagens! Parece ser tudo verdadeiramente magnífico e surpreendente. E o que nos mostras aqui é prova disso!
Pelo que percebi, foste explorar a região de carro? Achas que compensa, em vez de apanhar um avião até Dubrovnik e depois andar de transportes públicos? Gosto muito de lugares pouco turísticos e esse parece bem simpático.
Não conheço essa região, deve ser incrível mesmo, parece ser um lugar bem tranquilo e muito bonito.
Não conheço nada para estas bandas e tenho muita curiosidade. Montenegro parece ser um lugar muito interessante e esta baía é linda! Um dia tenho que me aventurar por esta zona do mundo. 🙂
A Baía de Kotor é uma das pérolas dos Balcãs. Adoramos! Abraços nossos
O Montenegro é um lugar fantástico que vale mesmo a pena visitar 🙂 ainda não visitamos a Baía de Kotor mas depois de ver estas fotos vamos definitivamente considerar a visita 🙂
Essa zona é muito, muito bela. Montenegro é uma bela surpresa. Temos o melhor de vários Mundos. Sempre bom “voltar” aonde fomos felizes :))) Bela malha, companheiro!