Visit Perast Kotor Bay Montenegro

Visitar Perast na Baía de Kotor em Montenegro

Visitar Perast na Baía de Kotor em Montenegro

A Baía de Kotor situada no sul de Montenegro é uma das regiões mais bonitas do país e um destino bastante concorrido na época do Verão. O local mais conhecido da baía é Kotor, uma cidade fortificada da idade média que está classificada como Património Cultural da Humanidade pela Unesco. Nos últimos anos esta cidade tem visto o turismo a crescer exponencialmente devido sobretudo a dois factores: por um lado a sua proximidade geográfica de Dubrovnik, o destino mais visitado da Croácia e por outro os turistas russos que vêm neste destino o local ideal para as suas férias, com a facilidade de estarem isentos de vistos. Ora, para fugir um pouco à confusão e ao mediatismo de Kotor, existe uma pequena pérola a uns curtos 12 km que merece uma visita: o seu nome é Perast.

Visit Perast Kotor Bay Montenegro

 

Breve história de Perast

Perast é uma vila pitoresca que se situa a noroeste de Kotor, no sopé de um conjunto montanhoso de declives elevados, parecendo mesmo que estamos perante um cenário de fiordes. No seu horizonte encontram-se o estreito de Verige, a parte mais apertada da baía, e duas ilhas minúsculas: São Jorge e Nossa Senhora das Rochas, esta ultima artificial. Não subestimem o seu tamanho reduzido ou a escassa população (menos de 400 habitantes), o facto é que este pequena vila ocupa um lugar importante na história de Montenegro.

Durante séculos foram vários os impérios que lutaram pela sua posse a começar pelos bizantinos no séc. X, pelos sérvios nos sécs XII a XIV e da poderosa Republica de Veneza entre os séc. XV e XVIII. Foi durante este período, em 1654, que se deu uma importante batalha em Perast que deu uma importante vitória dos Venezianos sobre os Otomanos que procuravam o controlo da baía de Kotor. A influencia de Veneza está presente nos vários palácios construídos em estilo barroco que constituem uma das marcas da prosperidade da vila naquela época. Perast foi o ultimo reduto de Veneza, após a sua rendição em 1797, marcando o final da sua época de ouro e iniciando um longo percurso na obscuridade.  Voltou às mãos dos italianos em 1941 em plena II Guerra Mundial.

 

O que fazer em Perast

A visita a Perast começa com um passeio pela marginal junto à marina, onde se podem ver atracados à margem os pequenos barcos típicos da região, conhecidos por “barkas“. À nossa frente estão as ilhas de S. Jorge e da Nossa Senhora das Rochas. Para quem deseja visitá-las existem alguns tours que fazem a viagem com entrada na capela-museu pelo preço de 5 euros.

Um pouco mais adiante, colocamo-nos em frente ao estreito de Verige e ficamos com uma panorâmica fabulosa para o registo fotográfico. Partimos para um passeio pelo centro histórico e observamos alguns dos palácios barrocos espalhados pela vila, como o Palata Bujovic, que alberga o actual museu local ou o Palata Smekja. Apesar da influência de Veneza, este estilo arquitectónico caracteriza-se por linhas mais simples e suaves que o barroco tradicional.

Chegamos à praça da vila onde está localizada a Igreja Matriz de São Nicolas, um dos principais cartões de visita de Perast, sobretudo pela enorme torre sineira. O templo actual foi edificado sobre um anterior no inicio do séc. XVII. Ao lado, uma outra igreja foi iniciada em 1740 mas apenas sua abside e sacristia foram concluídas em 1800, altura em que as guerras napoleónicas travaram a conclusão dos trabalhos. Um pouco mais adiante encontramos a Igreja de S. MarcosIgreja de Santo António e a Igreja Ortodoxa da Natividade.

A visita acaba com um momento de relaxamento numa das muitas esplanadas de Perast com uma vista fabulosa para a Baía de Kotor.

Marina Perast Kotor Montenegro

Marina de Perast – Barcas típicas de Perast – barkas

barkas Perast Kotor Montenegro

Barcas típicas de Perast – barkas

 

estreito de Verige Baía de Kotor Montenegro

Estreito de Verige 

 

São Jorge e Nossa Senhora das Rochas Ilhas Perast

Ilhas de S. Jorge e da Nossa Senhora das Rochas

 

Palata Bujovic Kotor Montenegro Perast

Palata Bujovic – Museu de Perast

 

Igreja de S. Marcos St Markus church Perast Montenegro

Igreja de S. Marcos em Perast 

 

Sveti Nikola Church Perast Montenegro Kotor

Igreja Matriz de São Nicolas

 

Sveti Nikola Church Perast Montenegro

Igreja Matriz de São Nicolas – pormenor da rosácea 

 

Sveti Nikola Church Perast Kotor Montenegro

Igreja Matriz de São Nicolas – interior

 

St. Anthony's Church Perast Montenegro

Igreja de Santo António

 

Main Square Perast Kotor Montenegro

Praça principal de Perast

 

1 – Como chegar

Uma das maneiras mais comuns de chegar a Perast é através da vizinha Croácia, principalmente de Dubrovnik. Não se esqueça que Montenegro não pertence à União Europeia nem ao Espaço Schengen, logo terá que apresentar o cartão de cidadão ou passaporte na fronteira, pela via das duvidas, opte pelo ultimo documento. Irá deliciar-se pela viagem por uma das mais bonitas estradas panorâmicas da Europa, que liga Herceg Novi a Kotor.

 

2 – Onde comer em Perast

Na Praça principal de Perast, sugiro o Conte Hotel Restaurant.

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM PERAST



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

MAPA DE PERAST

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

8 opinions on “Visitar Perast na Baía de Kotor em Montenegro”

  1. Oi Pedro, que lugar lindo! E cheio de história.. Adoraria conhecer essas construções barrocas de Perast. É o tipo de lugar que adoro e reservaria uma semana para visitar as duas cidades, Perast e Kotor. Mas uma questão: e quem não dirige, chega como? É que não dirijo e viajo sozinha sempre

  2. Estou desejosa de conhecer a zona dos Balcãs e provavelmente será uma das minhas próximas viagens! Parece ser tudo verdadeiramente magnífico e surpreendente. E o que nos mostras aqui é prova disso!

  3. Pelo que percebi, foste explorar a região de carro? Achas que compensa, em vez de apanhar um avião até Dubrovnik e depois andar de transportes públicos? Gosto muito de lugares pouco turísticos e esse parece bem simpático.

  4. Não conheço nada para estas bandas e tenho muita curiosidade. Montenegro parece ser um lugar muito interessante e esta baía é linda! Um dia tenho que me aventurar por esta zona do mundo. 🙂

  5. O Montenegro é um lugar fantástico que vale mesmo a pena visitar 🙂 ainda não visitamos a Baía de Kotor mas depois de ver estas fotos vamos definitivamente considerar a visita 🙂

  6. Essa zona é muito, muito bela. Montenegro é uma bela surpresa. Temos o melhor de vários Mundos. Sempre bom “voltar” aonde fomos felizes :))) Bela malha, companheiro!

Deixar uma resposta