Basilique Sacré Cœur Montmartre Paris

Visitar Paris: roteiro prático de 4 dias

Visitar Paris: roteiro prático de 4 dias

Visitar Paris: Vibrante, charmosa e cosmopolita são alguns adjectivos que definem na perfeição a cidade de Paris. A capital francesa conhecida como “cidade luz”, é dos locais mais inspiradores para turistas e viajantes ocupando anualmente o pódio dos destinos mais visitados em todo o mundo.
Situada no coração de França, Paris é banhada pelo rio Sena e possui cerca de 2 milhões de habitantes que fazem-na a maior e mais populosa cidade do país.

Durante séculos, foi palco de inúmeros eventos que influenciaram história francesa, europeia e mundial. Após um período histórico menos relevante, que iniciou na sua fundação pelos Parisii até à construção da cidade medieval, foi a sobretudo a partir do Renascimento que Paris se transformou num importante centro de produção cientifica e artística no quadro europeu.

O século XVII trouxe um período de prosperidade debaixo do reinado de Luís XIV, o Rei Sol, no qual o Palácio de Versalhes reflecte a grandiosidade da época. Em 1789, acontecimentos turbulentos na Bastilha dão inicio à Revolução Francesa levando à queda do Antigo Regime.

Após o curto império de Napoleão Bonaparte, o seu sobrinho-neto Napoleão III empreendeu em meados do séc. XIX reformas importantes no urbanismo de Paris através do visionário Barão de Haussmann. As ruas estreitas da cidade medieval foram demolidas, rasgaram-se largas avenidas e boulevards e criaram-se espaços amplos e edifícios públicos que ainda hoje marcam a paisagem parisiense.

A arquitectura “Art Noveau” e os movimentos artísticos e literários foram sinais de grande actividade intelectual em Paris entre 1870 e 1930. Durante a 2ª Guerra Mundial, Paris foi ocupada pelos nazis mas, felizmente, escapou à destruição quando os Aliados reconquistaram a capital.

Tourism Paris France

A Praça La Concorde é um local com grande carga simbólica por ter sido o local onde foi decapitado Luís XVI pondo fim ao Antigo Regime

Dicas para visitar Paris

quantos dias para visitar

Uma cidade com a beleza e dimensão de Paris merece uma visita de pelo menos 4 dias para conhecer os principais pontos de interesse. Foi precisamente esse tempo que tive disponível para fazer a minha viagem à capital francesa. Para rentabilizar ao máximo essa visita, planeei com alguma antecedência um roteiro de sítios a ver desde museus, jardins, espaços públicos, palácios entre outros. Veja neste artigo o mapa com a distribuição dos locais a visitar em cada dia. dois

 

quando ir

Qualquer altura é boa para visitar Paris, mas existem épocas mais propicias que outras. Fruto da sua localização geográfica, o clima caracteriza-se por Verões quentes (temperaturas máximas de 30º C) e Invernos frios (temperaturas mínimas de 0º), pelo que a altura do ano mais indicada para fazer este viagem será na estação primaveril ou no Outono. As temperaturas mais moderadas são acompanhadas por preços mais acessíveis e não há tanta confusão nas ruas devido à menor presença de turistas. O oposto verifica-se no Verão. O tempo quente traz preços mais elevados e mais confusão à cidade. A minha viagem decorreu em Março e não tive muita sorte com o tempo, sobretudo porque choveu nos primeiros dois dias.

Paris França Clima

Dia de aguaceiros em Paris

como chegar

A capital francesa é servida por quatro aeroportos, todos internacionais. O principal e um dos maiores do mundo, o Aeroporto de Charles de Gaullelocaliza-se a 25 km de Paris. Mais perto do centro, a apenas 13 km, está o Aeroporto de Orly o segundo maior de França. Beauvais e Vatry a uma distância de 75km e 147km respectivamente, são destinados sobretudo para os voos lowcost e charters. Para quem escolha Beauvais, como eu fiz, tem à disposição shuttles diretos, várias vezes ao dia, ficando o preço por viagem por cerca de 16 euros (ida). Pode comprar os bilhetes na saída do terminal ou online. A viagem é direta e demora cerca de 75 minutos terminando em Porte Maillot. Um conselho, veja se compensa comprar voos lowcost para os aeroportos mais distantes. O bilhete do voo pode ser mais barato, mas terá que somar o preço do transporte para Paris acrescido do tempo de deslocação.

Aeroporto de Beauvais Paris França

Terminal 2 do Aeroporto de Beauvais – Visitar Paris

Porte Maillot Visitar Paris À chegada em Porte Maillot – Visitar Paris

 

vistos

Para visitar Paris não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen, não terá  que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

segurança

Paris é uma cidade bastante segura mas, infelizmente, nos últimos anos tem sido alvo de ataques terroristas pontuais. Apesar de tudo, a forte presença da policia e do exército nos locais mais frequentados pelos turistas sempre oferece alguma tranquilidade. Temos de ter em conta que na actual conjuntura mundial, este tipo de actos pode acontecer a qualquer momento em qualquer lugar. Temos que ser vigilantes e atentos, mas não podemos ceder ao medo e continuar a fazer uma das coisas que nos dá prazer que é viajar. Na generalidade, os níveis de criminalidade são baixos e à noite é seguro andar pelas ruas de Paris. Contudo, usar sempre o senso comum perante determinadas situações (atenção aos locais menos iluminados, olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

Paris France Segurança Turismo

Paris é na sua generalidade uma cidade bastante segura 

 

alojamento

Como tenho familiares em Paris há vários anos, aproveitei o seu convite para ficar hospedado. Na capital francesa existem praticamente 4000 ofertas de alojamento, sendo a maioria caracterizada por hotéisExiste também uma oferta razoável de apartamentos. Os preços são relativamente caros, podendo uma estadia andar em média entre 50 a 200 euros por noite. Abaixo dos 50 euros será muito difícil encontrar ofertas. Faça aqui a sua reserva de alojamento para Paris.

 

dinheiro

A moeda oficial de França é o euro. Para os viajantes que não utilizam esta moeda podem fazer o respectivo cambio nas inúmeras casas existentes pelo centro histórico. Os cartões de crédito como VISA e Mastercard são aceites e as máquinas ATM também são fáceis de encontrar. 

Onde comer

Existem muitos restaurantes no centro histórico de Paris mas os preços nem sempre são os mais acessíveis às nossas carteiras. O que costumo fazer nestas cidades mais caras é almoçar algo mais em conta (tipo Mc Donald’s ou uma boa sandes) e apostar numa refeição mais decente para o jantar.

Estando alojado em casa de familiares quase não precisei de me deslocar a restaurantes. No entanto fizeram questão de me levar a uma casa especialista em comida espanhola designada por Au Derrik Catalan, mas que é de gestão portuguesa.  Ambiente muito tranquilo e acolhedor com refeições de qualidade como a paellae e o rice noir.

Nas ruas de Paris não faltam locais onde provar iguarias. Por exemplo, na Ponte Alexandre III não resisti a uns crepes com nutella verdadeiramente deliciosas. Explore as brasseries e desfrute de um ambiente típico parisiense ao mesmo tempo que saboreia alguns produtos gastronómicos mais conhecidos.

Paris Restaurants Interior do restaurante Au Derrick Catalan, 346 Rue Lecourb 75015

Crepes Paris FranceCrepes deliciosos em Paris

 

locais a visitar em Paris

Conforme já referi anteriormente, tive 4 dias para explorar os locais planeados. Antes da viagem utilizei o Google Maps para me ajudar a visita aos sítios que tinha em mente. Assim, através dessa aplicação pude estimar as distâncias e tempos de percurso (a pé e de metro) e assim, gerir da melhor forma o tempo que tinha para cada local.

dia 1 (pins azuis)

  • Campo Elísios (Champs Elysées) 
  • Arco do Triunfo (Arc de Triomphe)
  • Ponte Alexandre III 
  • Museu da Armada (Musée de l’Armée)
  • Inválidos (Hôtel des Invalides)

Napoleon Bonaparte Paris France

Os restos mortais do imperador Napoleão Bonaparte estão no Hotel des Invalides

dia 2 (pins vermelhos)

  • Place de la Concorde
  • Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries)
  • Pont des Arts
  • Catedral de Notre-Dame (Cathédrale Notre-Dame) 
  • Grand Palais
  • Petit Palais 
  • Igreja Madalena
  • Museu da Ópera
  • Igreja de Saint-Eustache
  • CCI Paris Île-de-France
  • Les halles
  • Igreja de Saint Germain 
  • Rue de Buci
  • Jardins do Luxemburgo

Visitar Paris Turismo França

Lago no Jardim das Tulherias

dia 3

  • Museu do Louvre (pin verde)

Museu do Louvre Paris France

O Louvre é um dos melhores museus do mundo e pela minha experiência é necessário um dia inteiro para ver o essencial. Dica importante: chegar bem cedo para evitar as filas 

dia 4 (pins pretos)

  • Torre Eiffel
  • Parque Trocadero (Jardins du Trocadéro)
  • Sacré Coeur
  • Montmatre
  • Rio Sena (fazer um mini-cruzeiro)

Seine River Cruises ParisFazer um cruzeiro no rio Sena é uma boa experiência para descomprimir 

Mapa de Paris com os locais a visitar

transportes

É muito fácil viajar nos transportes públicos em Paris. Para mim, o meio de transporte mais eficaz e intuitivo de usar é o metro. O Metro de Paris foi inaugurado no inicio do séc. XX e actualmente conta com mais de 200km de rede e cerca de 300 estações. São ao todo 16 linhas identificadas por números e cores. O horário de funcionamento começa a partir das 5.30h até à 1h00 com encerramento às 2h15 ao fim de semana.

Pode adquirir bilhetes nos quiosques ou nas estações do metro. Para validar a viagem no metro terá que passar pelos sensores. Há vários tipos de passes: passagem simples, Ticket t+ (viagem simples 1,8 euros e pacote 10 viagens 14,10 euros), Paris Visite (5 dias por 38,35 euros) e o Passe Navigo (Semanal 22,8 euros). Saiba toda a informação com mais detalhe no site oficial.

Autocarro / Bus – Rede de transporte bastante utilizada mas mais condicionada ao tráfego. Veja no site oficial a informação sobre a cobertura das redes.

Comboio – O meio de transporte mais indicado para sair de Paris. Pode fazer isso através do TGV, intercidades ou comboios internacionais. Mais informação no site oficial.

Táxi – Meio de transporte mais dispendioso. Existem várias praças de táxis espalhadas pela cidade.

Paris Metro Stations France

Estação de Metro Invalides – Visitar Paris

acesso à internet

O acesso à internet em Paris é muito bom. Nos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.

língua

A língua oficial em Paris é o francês, mas a grande parte dos locais que tem contacto com os turistas fala o inglês.

 – ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO 



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta