Turismo Asturias Rutas Trekking

Visitar os Lagos de Somiedo, Asturias

Visitar os Lagos de Somiedo, Astúrias

Há muitos anos que sou um apaixonado pelas Astúrias e sempre que posso, vou lá matar as saudades. A sua paisagem, história e cultura sempre me fascinaram e para mim é das províncias em Espanha com mais autenticidade. Um dos destinos imperdíveis nas Astúrias é o Parque Natural de Somiedo. Este Parque, criado em 1988 possui uma área geográfica de quase 30 mil hectares e além de possuir uma zona de proteção especial para aves, foi declarado como Reserva da Bioesfera pela UNESCO.

Na companhia de um amigo de longa data (Miguel Moura – também o autor destas fotos) fiz um trilho fabuloso no Parque Natural de Somiedo, mais concretamente nos Lagos de Saliencia. Esta região caracteriza-se morfologicamente por grandes relevos e vales profundos que permitiram a acumulação de gelo e a formação de glaciares que acabaram por modelar as estruturas primitivas surgidas através dos fenómenos tectónicos. Circos, lagos e turfeiras são os elementos que compõem esta paisagem e resultaram devido à fisionomia glaciar deste território.

Este trilho, conhecido por Ruta de los Lagos, tem inicio na povoação de Valle del Lago e é o percurso perfeito para quem deseja fazer fotografias de montanha, espelhos de água e do mundo rural. O verde é a cor que domina este vale, seguido do cinzento das linhas de cumeada rochosas enquanto o azul turquesa domina nas áreas dos lagos naturais. Outro elemento que valoriza este trilho é a presença de estruturas ligadas à pastorícia conhecidas por Brañas. Estes conjuntos etnográficos assemelham-se às nossas brandas da Serra da Peneda.

São vários os lagos que visitamos: Lago Calabazosa, Lago Negro, Lago Cerveriz, Laguna de Almagrera, Lago de La Mina e Lago de La Cueva até chegarmos ao Alto de la Farrapona que marca o limite entre a província das Astúrias e Castela-Leão. Todos estes cenários são ideais para desfrutar da caminhada e de captar estes momentos, seja na máquina fotográfica, seja na memória.

Lagos de Saliencia Somiedo Trekking

Vale de Lago

Lagos de Saliencia Ruta de los Lagoa

Vale de Lago

Turismo Asturias Espanha

Braña

 

Trilhos pedestres Asturias

Vale de Lago

Lagos de Saliencia Asturias Somiedo

Lagos de Somiedo

Espirito Viajante Blog de viagens

Alto de la Farrapona (1078m) no limite entre as Astúrias e León

Turismo em Espanha Asturias

Laguna de la Mina

Turismo Asturias Rutas Trekking

Lagos de Somiedo

Laguna de la Mina Somiedo Parque Natural España Fotos

Lagos de Somiedo

Trekking Asturias España

Lagos de Somiedo

Turismo Asturias Espanha Somiedo

Laguna de la Mina

Hiking Asturias Trekking Espanha

Lagos de Somiedo

 

Como chegar

AP 66 que liga Léon a Oviedo, saída em San Emiliano. Outra opção é seguir até Ponferrada – Villablino e apanhar a AS-227 até Pola de Somiedo.

Dificuldade

Média/fácil. Duração do trilho entre 3h30 a 4h30, dependendo do ritmo de cada pessoa e do tempo que desfruta das paisagens.

Onde dormir
Mapa

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM SOMIEDO

Parador Peñavera – um restaurante/residencial localizado à entrada de Pola de Somiedo. 35 euros por noite com pequeno almoço. Recomendo.



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

2 opinions on “Visitar os Lagos de Somiedo, Asturias”

  1. Nossa… que paisagem mais linda e que fotos maravilhosas! Deve ser uma viagem muito linda! Adorei o post e as ótimas dicas! Bjs

Deixar uma resposta