Visitar o Reichstag, Berlim

Visitar o Reichstag, Berlim

O Reichstag é um edifício publico localizado no centro de Berlim que actualmente é sede do Parlamento Alemão. A ele, estão associados vários momentos que marcaram o rumo da história alemã durante o séc. XX.

A sua génese no final do séc. XIX surgiu pela necessidade de um edifício parlamentar de grandes dimensões na capital alemã, favorecida também pela criação recente do Império Germânico (1871). Quase 200 candidaturas foram apresentadas para a execução do projeto do qual saiu vencedor o arquitecto Paul Wallot.

O inicio da construção do Reichstag começou em 1884 e foi finalizado dez anos mais tarde. A cúpula que rematou o edifício foi construída em vidro e aço, considerado um feito da engenharia para a época. Em 1916 foi acrescentada a famosa inscrição “Dem Deutschen Volke‘ (O Povo Alemão) pelo Imperador Guilherme II.

É no Reichstag que em 1918 a Republica é proclamada e em 1933, sob circunstâncias desconhecidas, ocorre aqui um incêndio que deixa o edifício em chamas. Este episódio foi usado pelos nazis como pretexto de perseguições aos opositores políticos.

Com a invasão dos Aliados a Berlim no final da 2ª Guerra Mundial, o Reichstag foi profundamente danificado, sendo reconstruido entre 1958 e 1972.

Após a reunificação alemã o Reichstag foi renovado e ampliado por Norman Foster dando-lhe um toque mais moderno com a reintrodução da cúpula de vidro que embora inicialmente tenha gerado controvérsia , é hoje em dia a sua imagem de marca.

Reichstag

Reichstag

Reichstag

Reichstag

DSC03286

Reichstag

Reischtag

Informações úteis

Morada e contactos

Platz der Republik 1, 11011 Berlin Tiergarten Tel.: 030-22732152; besucherdienst@bundestag.de

Horário de funcionamento

Funciona todos os dias das 8h às 0h00, ultima entrada às 22h.

Entrada

Entrada grátis. Para visitar a cúpula, os visitantes terão que efectuar um pré-registo num estabelecimento junto à fachada principal. É necessário um documento de identificação.

Na hora da entrada os visitantes terão que passar pelo controlo de segurança sito num anexo junto à escadaria de acesso ao Reichstag.

Serviços

Existe restaurante e cafetaria. Para a visita estão disponíveis audio-guias em várias línguas, entre as quais a portuguesa.

Alojamento em Berlim

Pesquisa hotéis em Berlim



Booking.com

Voos baratos para Berlim

Facebook Comments

Deixar uma resposta