Visitar o Parque da Devesa – Famalicão

Visitar o Parque da Devesa – Famalicão

O Parque da Devesa é um dos mais recentes trunfos da cidade de Famalicão e é o exemplo perfeito de como uma área degradada se pode recuperar e transformar num palco ideal para a convivência, usufruto e contemplação de toda uma paisagem natural reabilitada. Este parque urbano, inaugurado em 2012, localiza-se na entrada nascente de Famalicão e ocupa actualmente uma área uma total de 27 hectares.

O espaço agora dedicado ao parque, era constituído por vários terrenos agrícolas abandonados e era bastante propicio a inundações devido à falta de limpeza e ao seu declive quase nulo. Para requalificar toda esta área procedeu-se à recuperação das construções rurais existentes e transformá-las em equipamentos: a Casa do Território e o Núcleo de Arqueologia. rio Pelhe, a linha de água que atravessa todo o espaço do parque,  foi alvo de uma revitalização, consolidando a sua importância como elemento natural estruturante de todo o complexo.

O parque é composto por vários percursos pedonais, havendo um eixo principal que interliga com outros de menor dimensão.

A visita começa na parte norte, junto do anfiteatro e segue em direcção à Casa do Território, espaço cultural e histórico, passando pelo moinho e pelas árvores coloridas até chegar ao lago, local mais a sul onde podemos observar algumas aves. A partir deste ponto, regressamos para norte até chegarmos ao inicio de percurso.

O Parque da Devesa é um local excelente para relaxar, passear em família ou ate mesmo para a prática de exercício físico. Visite! Parque da Devesa

Anfiteatro

 

Parque da Devesa

Casa do Território

 

Árvore caída junto a moinho

 

Árvores coloridas

 

Escadaria

 

Rio Pelhe

 

Jovem casal a desfrutar da paisagem

  Lago

 

Rede pedonal

 

Rio Pelhe

Mapa do Parque da Devesa

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM FAMALICÃO



Booking.com

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta