Visitar Melgaço

Visitar Melgaço

Visitar Melgaço: Melgaço é uma vila raiana situada no Norte de Portugal, distrito de Viana do Castelo. A sua origem está intimamente ligada à sua estratégica posição geográfica, numa colina sobranceira ao Rio Minho, controlando desta forma a passagem para a Galiza.

Dada a necessidade de proteger este burgo e de reforçar a autoridade do reino na fronteiro do Alto Minho, D. Afonso Henriques manda edificar o Castelo, e mais tarde a mando de D. Sancho II, foi construída à volta da vila uma cerca defensiva.

O que visitar em Melgaço

Embora de tamanho reduzido, o centro histórico possui bastantes sítios de interesse cultural os quais podemos aceder e conhecer através de uma agradável caminhada. Aqui ficam alguns spots a não perder:

Castelo, muralhas e cerca urbana de Melgaço

Este conjunto classificado como Monumento Nacional engloba a cerca defensiva, o circuito amuralhado e a Torre de Menagem. A Torre alberga o Núcleo Museológico com espaços dedicados à história, arqueologia e etnografia de Melgaço.

DSCN0979

Castelo de Melgaço

Castelo Melgaço

Castelo de Melgaço

DSCN0990

Muralhas

 

Solar do Alvarinho

Também conhecido como “Edifício dos 3 Arcos” esta estrutura serve desde 1997 de apoio à promoção e divulgação do vinho alvarinho. Este edifício já funcionou como Casa da Câmara de Melgaço e também como estabelecimento prisional até aos meados do séc. XX.

Solar do Alvarinho Visitar Melgaço

Solar do Alvarinho 

Igreja da Santa Casa da Misericórdia

Igreja de estilo barroco de planta longitudinal e nave única, construída no séc, XVI e modificada nos sécs XVIII e XIX. Possui retábulos em talha dourada, maneirista e barroco.

Visitar Melgaço

 

Igreja Matriz / Igreja Santa Maria da Porta

Localizado numa das principais artérias da vila, edifício religioso de traça românica foi construído no séc. XIII. Com o passar dos séculos foi alvo de várias intervenções, restando da estrutura original a porta principal e a porta lateral norte.

Visitar Melgaço

Estátua da Inês “Negra”

Estátua em bronze edificada em homenagem a Inês Negra, uma mulher do povo no final do séc. XIV, fiel à causa portuguesa quando Melgaço tomou o partido de Castela. Quando D. João parte para a reconquista de Melgaço a batalha foi travada por Inês e uma “Arrenegada”, sendo esta ultima derrotada, passando novamente a vila para a posse dos portugueses. Este episódio originou a “Lenda da Inês Negra”

Visitar Melgaço

Estátua da Inês “Negra”

Outros locais a visitar

Castro Laboreiro

Castro Laboreiro é uma excelente opção para quem quer desfrutar da natureza (cascatas, paisagens agrícolas, montanha, trilhos pedestres) e do património cultural (castelo e muralhas, pontes, fornos comunitários ou moinhos). Está apenas a 25 minutos de distância.

Informações úteis
Como chegar

A1/A3 Lisboa, Porto, Braga Valença e apanhar a EN202 até Melgaço.
A1/A28 Lisboa, Porto, Viana do Castelo, A27 até Ponte de Lima e A3 até Valença depois N202 até Melgaço.
Quem vem pela Galiza(Santiago de Compostela) segue pela AP9 ou (Vigo) pela A52, saída A Caniza e direcção Arbo – Portugal.

Onde comer

Adega Regional Sabino – média por pessoa 15 euros.

Onde dormir

Procurar alojamento em Melgaço.



Booking.com

Posto de turismo de Melgaço

Rua Loja Nova, Melgaço Tel.: 251 402 440

Mais informações, consulta o site da Câmara Municipal.

Mapa de Melgaço

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Comment on “Visitar Melgaço”

Deixar uma resposta