Visitar Melgaço

Visitar Melgaço

Melgaço é uma vila raiana situada no Norte de Portugal, distrito de Viana do Castelo. A sua origem está intimamente ligada à sua estratégica posição geográfica, numa colina sobranceira ao Rio Minho, controlando desta forma a passagem para a Galiza.

Dada a necessidade de proteger este burgo e de reforçar a autoridade do reino na fronteiro do Alto Minho, D. Afonso Henriques manda edificar o Castelo, e mais tarde a mando de D. Sancho II, foi construída à volta da vila uma cerca defensiva.

melgaço

Centro histórico de Melgaço

melgaço

Câmara Municipal

DSCN0972

Centro histórico de Melgaço

 

O que visitar em Melgaço

Embora de tamanho reduzido, o centro histórico possui bastantes sítios de interesse cultural os quais podemos aceder e conhecer através de uma agradável caminhada. Aqui ficam alguns spots a não perder:

Castelo, muralhas e cerca urbana de Melgaço

Este conjunto classificado como Monumento Nacional engloba a cerca defensiva, o circuito amuralhado e a Torre de Menagem. A Torre alberga o Núcleo Museológico com espaços dedicados à história, arqueologia e etnografia de Melgaço.

DSCN0979

Castelo de Melgaço

Castelo Melgaço

Castelo de Melgaço

DSCN0990

Muralhas

 

Solar do Alvarinho

Também conhecido como “Edifício dos 3 Arcos” esta estrutura serve desde 1997 de apoio à promoção e divulgação do vinho alvarinho. Este edifício já funcionou como Casa da Câmara de Melgaço e também como estabelecimento prisional até aos meados do séc. XX.

Solar do Alvarinho

Igreja da Santa Casa da Misericórdia

Igreja de estilo barroco de planta longitudinal e nave única, construída no séc, XVI e modificada nos sécs XVIII e XIX. Possui retábulos em talha dourada, maneirista e barroco.

DSCN0966

Igreja da Santa Casa da Misericórdia

Igreja Matriz / Igreja Santa Maria da Porta

Localizado numa das principais artérias da vila, edifício religioso de traça românica foi construído no séc. XIII. Com o passar dos séculos foi alvo de várias intervenções, restando da estrutura original a porta principal e a porta lateral norte.

DSCN0969

Estátua da Inês “Negra”

Estátua em bronze edificada em homenagem a Inês Negra, uma mulher do povo no final do séc. XIV, fiel à causa portuguesa quando Melgaço tomou o partido de Castela. Quando D. João parte para a reconquista de Melgaço a batalha foi travada por Inês e uma “Arrenegada”, sendo esta ultima derrotada, passando novamente a vila para a posse dos portugueses. Este episódio originou a “Lenda da Inês Negra”

DSCN0989

Outros locais a visitar

Castro Laboreiro

Castro Laboreiro é uma excelente opção para quem quer desfrutar da natureza (cascatas, paisagens agrícolas, montanha, trilhos pedestres) e do património cultural (castelo e muralhas, pontes, fornos comunitários ou moinhos). Está apenas a 25 minutos de distância.

Paisagem envolvente - Cascatas

Informações úteis
Como chegar

A1/A3 Lisboa, Porto, Braga Valença e apanhar a EN202 até Melgaço.
A1/A28 Lisboa, Porto, Viana do Castelo, A27 até Ponte de Lima e A3 até Valença depois N202 até Melgaço.
Quem vem pela Galiza(Santiago de Compostela) segue pela AP9 ou (Vigo) pela A52, saída A Caniza e direcção Arbo – Portugal.

Onde comer

Adega Regional Sabino – média por pessoa 15 euros.

Onde dormir

Procurar alojamento em Melgaço.



Booking.com

Posto de turismo de Melgaço

Rua Loja Nova, Melgaço Tel.: 251 402 440

Mais informações, consulta o site da Câmara Municipal.

Mapa de Melgaço

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta