Visitar Lisboa – dicas, roteiro, gastronomia e alojamento

Torre de Belém em Lisboa

Visitar Lisboa – dicas, roteiro, gastronomia e alojamento 

Visitar Lisboa: é na bacia do rio Tejo, já quase voltada para o Atlântico que se situa a bela cidade de Lisboa, a capital de Portugal. Com origens milenares, esta é uma cidade que respira história em qualquer canto, seja da época romana (Olissipo), da islâmica (Al-Ushbuna) ou a Lisboa renascida do Marquês de Pombal.

Actualmente, Lisboa está na moda, porque que disponibiliza aos visitantes tudo aquilo que procuram num destino turístico: bom clima, bons acessos e mobilidade, eventos culturais, museus, monumentos históricos e gastronomia.

Para quem pensa em visitar Lisboa, preparei este artigo onde compilo os locais de referência da capital para serem vistos em dois dias. Espero que gostem e acima de tudo que seja útil.

1 – Quando visitar Lisboa?

Todas as estações são boas para visitar Lisboa, preferencialmente na Primavera e Outono. No Verão as temperaturas são bastante altas, mas o calor pode ser atenuado pela brisa refrescante provocada pela proximidade do oceano. No fim da Primavera, mais precisamente no mês de Junho, as Festas dos Santos Populares são um excelente motivo para visitar a cidade e sentir toda a vibração dos bairros históricos.

Melhor época para visitar Lisboa
A cidade de Lisboa é conhecida pelo clima agradável durante grande parte do ano

2 – Como Chegar?

Lisboa é servida pelo Aeroporto Humberto Delgado (também designado por Aeroporto de Lisboa ou Aeroporto da Portela) localizado a norte da cidade. A maneira mais simples e rápida de chegar a Lisboa é entrar no Metro que se encontra à saída do terminal das chegadas.
Se chegar a Lisboa por comboio, as estações de Santa Apolónia e Oriente estão  igualmente  servidas por este meio de transporte.
Para andar no Metro precisa de ter um cartão eletrónico válido carregado com títulos de transporte.

O Metro dispõe de títulos de transporte compatíveis com dois tipos de cartões:

  • Cartão viva viagem que permite o carregamento de títulos ocasionais.
  • Cartão Lisboa viva que permite o carregamento de títulos frequentes.
Mais informações no site: https://www.metrolisboa.pt/
Em alternativa pode utilizar o AeroBus, um shuttle que liga o Aeroporto ao centro de Lisboa. Pode comprar aqui o bilhete.
 
Dicas Visitar Lisboa Portugal
Estação de Santa Apolónia em Lisboa

3 – Quanto tempo é necessário para visitar?

Na minha opinião são precisos no mínimo 2 dias completos. Antes da viagem, faça um roteiro das locais a visitar, mas não seja inflexível, deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos. Pode por exemplo guardar um dia para a baixa pombalina e o bairro de Alfama e no outro dia explorar a zona de Belém.

Fotos Alfama Lisboa Turismo
O bairro de Alfama é uma das zonas de Lisboa que merece uma visita com calma e sem pressas

 

4 – Alugar carro, sim ou não?

Estando a cidade de Lisboa muito bem servida a nível de transportes públicos (metro, elétrico, comboio e autocarro), na minha opinião não compensa alugar carro, se for para andar exclusivamente dentro da capital. Alugue carro se pretender sair de Lisboa e explorar outras regiões, como Sintra, a Costa da Prata ou a Serra da Arrábida. Se pretender alugar carro pode fazê-lo aqui através da RentalCars.

5 – Onde dormir / alojamento em Lisboa?

A cidade de Lisboa apresenta uma excelente oferta de alojamento (mais de 500), nomeadamente em apartamentos, alojamentos locais, hotéis e hostels. Mediante o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 20 e os 400 euros por noite. Os preços são mais caros nos fins de semana e épocas altas e convém reservar com alguma antecedência face à procura que existe actualmente. Eu aluguei um apartamento nos City Stays Cais do Sodre Apartments perto da Estação do Cais do Sodré. O apartamento além de muito bem localizado (apenas 200 metros da Praça do Comércio) estava todo equipado (máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, frigorífico e microondas), era espaçoso, limpo e acolhedor e o staff que nos recebeu era muito simpático e prestável.

Onde dormir Lisboa Apartamentos
O apartamento onde fiquei em Lisboa (@Booking)

6 – Como me deslocar?

É muito fácil andar em Lisboa de transporte público, quer seja por metro, por elétrico ou autocarro. Para viajar no metro, tem que comprar o cartãoViva nos balcões das estações e carregá-lo nas máquinas. Para os autocarros, pode comprar os bilhetes ao motorista. Em relação ao famoso elétrico 28, que segue em direção do Castelo de S. Jorge, não aconselho, uma vez que está sempre cheio e é um nicho de mercado para os carteiristas.

Mais informações no site da Carris.

Transportes cidade de Lisboa
Uma das várias linhas do elétrico em Lisboa

7 – Restaurantes, onde ir?

Zona de Belém:

Adamastor (comida tradicional) Rua de Belém – preço por pessoa: 12 euros

Para a sobremesa, aconselho a visita aos famosos Pastéis de Belém.

Pasteis de Belém
Na fila para comprar os Pasteis de Belém – visitar Lisboa

Zona de Alfama

Restaurante Cana Verde (comida tradicional) Largo do Chafariz de Dentro – preço por pessoa: 12 euros

8 – Que locais a visitar?

– Mosteiro dos Jerónimos

Testemunho da genialidade da arquitetura portuguesa, o Mosteiro dos Jerónimos ergueu-se no inicio do séc. XVI, pela vontade do rei D. Manuel I em honrar a memória do Infante D. Henrique e pela sua devoção a S. Jerónimo. Aqui estão sepultados dois vultos da história de Portugal: Vasco da Gama e Luis Vaz de Camões. O Mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e como Património Cultural da Humanidade desde 1983. Reserve aqui a sua entrada.

Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro dos Jerónimos – Lisboa

– Museu Nacional de Arqueologia 

Museu localizado no antigo dormitório do Mosteiro dos Jerónimos, foi fundado em 1893 pelo arqueólogo e etnógrafo Leite de Vasconcelos. O Museu Nacional de Arqueologia está organizado por diversas salas temáticas com espólio arqueológico de várias cronologias, desde a pré-história ao período romano. Existe um espaço dedicado à egiptologia, onde é possível observar algumas múmias. Veja aqui o artigo completo sobre este museu.

Museu Nacional de Arqueologia
Museu Nacional de Arqueologia – estátuas romanas – Lisboa

– Torre de Belém

A Torre de Belém é sem duvida um dos mais monumentos icónicos de Portugal. Construída no tempo de D. Manuel I para a defesa da barra do Tejo, assume-se como um dos testemunhos mais importantes da arquitetura manuelina numa fusão entre a torre de menagem medieval e o baluarte do periodo moderno. Está classificada como Monumento Nacional e como Património Mundial da Humanidade juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos. Pode adquirir aquio bilhete para visitar uns dos ex-libris de Lisboa.

Torre de Belém
Torre de Belém – Lisboa

– Padrão dos Descobrimentos

Com mais de 50m de altura e 46 m de comprimento, o Padrão dos Descobrimentos é um monumento que surge isolado e destacado junto à margem direita do Tejo, na zona de Belém. A sua construção, datada de 1940 e melhorada em 1960, teve como objetivo homenagear as grandes personagens figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos. 

Padrão dos Descobrimentos Lisboa
Padrão dos Descobrimentos – Lisboa

– Praça do Comércio (Terreiro do Paço)

A Praça do Comércio, também conhecida por Terreiro do Paço está localizada na baixa de Lisboa e é considerada como o grande elemento central do plano de reconstrução da cidade após o terramoto de 1755. No seu centro encontra-se a estátua equestre de D. José I e na parte norte a praça é fechada pelo belo Arco Triunfal que dá acesso à Rua Augusta.

Praça do Comercio Lisboa
Terreiro do Paço – Praça do Comércio em Lisboa

– Rua Augusta

É a rua mais famosa de Lisboa, um importante eixo pedonal que liga a Praça do Comércio à Praça do Rossio. Para quem anda à procura de locais para compras e artistas de rua, este é o sitio certo.

Rua Augusta Lisboa
Artista de rua – Rua Augusta em Lisboa

– Praça do Rossio

O Rossio (também conhecido por Praça D. Pedro IV) é uma das praças mais importantes da baixa pombalina. Este espaço é um ponto estratégico da cidade, quer pela sua importância ferroviária quer pelas ligações que faz entre os vários eixos viários e praças existentes. Aqui também se destaca a presença de edifícios públicos de grande valor como é o caso do Teatro Nacional D. Maria II ou a Estação do Rossio.

Estação do Rossio
Estação do Rossio – fachada principal

– Sé de Lisboa

A é um dos monumentos mais antigos de Lisboa e foi construída depois da conquista da cidade aos mouros em 1147. O templo, de origem arquitetónica românica, acabou por sofrer algumas alterações durante o período gótico e barroco. A Sé de Lisboa está classificada como Monumento Nacional.

Sé de Lisboa
Sé Catedral de Lisboa – fachada principal

– Castelo de S. Jorge

O Castelo de S. Jorge é um dos monumentos históricos que mais se destaca em Lisboa, tanto pela sua implantação, no alto da cidade, quer pela sua grandiosidade arquitectónica. Construído entre os sécs. X – XI pelo mouros, foi reconquistado por D. Afonso Henriques em 1147 e assumiu a função de paço real a partir do séc.XIII. Uma visita pelo interior do castelo oferece-nos uma vista incrível sobre a cidade de Lisboa. Está classificado como Monumento Nacional. Poupe tempo nas filas e compre aqui o seu bilhete.

Castelo de São Jorge Lisboa
No interior do Castelo de S. Jorge

– Miradouro das Portas do Sol

As Portas do Sol é um dos miradouros mais famosos de Lisboa, uma autêntica varanda para o rio Tejo. Este é um dos espaços mais concorridos da capital, com centenas de pessoas a desfrutarem da vista, não só para o rio, mas também para a parte alta de S. Vicente, para o Panteão Nacional e Igreja de Santo Estevão.

Portas do Sol Miradouro Lisboa
Miradouro das Portas do Sol

– Igreja de S. Vicente de Fora

Esta imponente igreja situada em Alfama, foi construída no final do séc. XVI e é considerada um dos grandes legados da dinastia filipina. Nas suas dependências está localizado o Panteão Real dos Braganças e o Panteão dos Patriarcas de Lisboa. A Igreja de S. Vicente de Fora está classificada como Monumento Nacional.

Igreja de São Vicente - visitar Lisboa
Igreja de S. Vicente

– Panteão Nacional

O Panteão Nacional, originalmente conhecido como Igreja de Santa Engrácia, localiza-se na freguesia de S. Vicente e aqui estão sepultadas algumas personalidades relevantes da história portuguesa, como Almeida Garrett, Humberto Delgado, Sidónio Pais, Guerra Junqueiro ou Amália Rodrigues. Este templo foi construído no final do séc. XVII e só foi concluído 284 anos depois, em 1966, originando a popular expressão “obras de Santa Engrácia“. O Panteão está classificado como Monumento Nacional. Veja aqui mais informação sobre o Panteão Nacional.

Panteão Nacional em Lisboa
Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia

9 – Tenho mais alguns dias para a viagem, que outros locais posso visitar?

Bem, não faltam pontos de interesse na cidade de Lisboa para preencher uma viagem de 3 a 4 dias. Apresento outros locais que podem complementar a lista que apresentei acima:

  • Museu Militar 
  • Centro Cultural de Belém
  • Museu Nacional de Arte Antiga
  • Oceanário de Lisboa
  • Jardim Zoológico de Lisboa
  • Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)

 

10 – Tours e outros locais a visitar

Se tiver mais tempo disponível para a sua viagem, poderá fazer outras actividades como tours ou visitar outros pontos de interesse que ficam não só em Lisboa mas também nos arredores, como Sintra e Arrábida. Pesquise e faça a sua reserva:

Visita ao Palácio da Pena em Sintra

Passeio de barco pelo Rio Tejo

Bus turístico 

Tour Estádio da Luz e Museu Benfica

Espetáculo de Fado

Excursão pelos bairros históricos

Tour gastronómico

Passeio aventura na Arrábida

Tour à ilha das Berlengas

Tour ao Santuário de Fátima

11 – Quanto vou gastar?

Fazendo a estimativa às despesas realizadas por casal, a viagem teve o seguinte custo:

Voos – Porto-Lisboa-Porto (100 euros) – 2 adultos e 1 bebé

Alojamento (1 noite) = 50 euros – 2 adultos e 1 bebé

Alimentação  (1 jantar e 2 almoços, média 12 euros/pessoa por refeição) = 70 euros

Transportes públicos – metro e autocarro (12 euros)

Outras despesas – museus e lembranças (50 euros)

Total do custo da viagem (valor aproximado) = 282 euros por casal / 141 por pessoa

Compre aqui o Lisboa Card: 24, 48 ou 72 horas

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM LISBOA

Reserve aqui alojamento em Lisboa

Booking.com

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Mapa de Lisboa
Facebook Comments

19 Replies to “Visitar Lisboa – dicas, roteiro, gastronomia e alojamento”

  1. Gracias. Lisboa es una ciudad llena de encanto y sorpresas, con muchas opciones de paseos y actividades. ¡Recomiendo explorarla sin prisas y con mucha curiosidad!

  2. ainda nao conheco portugal e sou fascinada por essa torre de belem! acho a coisa mais linda ever!!

  3. Não conheço Lisboa mas tá na lista, seu post me deu ainda mais vontade de visitar a cidade.
    Devidamente favoritado.
    Obrigada pelas dicas.

  4. Olaaa
    Adoro Lisboa. estou indo para lá de novo daqui 15 dias.
    Conheço muita coisa, mas tem muitos lugares para conhecer ainda e adorei suas dicas.
    Obrigada por compartilhar.
    Thais

  5. Meus olhos se enchem de lágrimas ao ler o post. Lisboa é tão boa! Merece muito mais do que apenas dois dias, mas adorei a dica que deu as principais atrações. Parabéns

  6. Francisco Piazenski says:

    Parabéns pessoal, o post está muito completo, Lisboa é uma cidade formidável, cheia de atrativos, e as informações são muito bem vindas. Obrigado pelas dicas!

  7. Roteiro super bom pra quem vai fazer um stopover na cidade né? Adorei as dicas, ficou maravilhoso, salvei aqui pra usar depois abraços!

  8. Novo Caroneiro says:

    Acho Lisboa uma belíssima cidade. Muitos pontos históricos super bem cuidados em uma cidade européia relativamente barata. Sonho dos viajantes!!

  9. Adorei seu roteiro! Super completo e com excelentes dias. Pretendo visitar Lisboa bem rápido e dois dias serão suficientes. Obrigada pela dica!

  10. adorei as dicas! quero muito visitar a torre de belem e o Mosteiro dos Jerónimos!

  11. Lisboa é um dos lugares que quero muito conhecer! Adorei o post muito informativo. Lindos os jardins do Mosteiro dos Jerónimos e impressionante a Torre de Belém!

  12. Adorei o roteiro bem completo, Pedro Henriques! Fez-me notar que deixe de conhecer muitas coisas importantes quando estive em Lisboa hehehe
    Preciso voltar então! 😉 Abraço

  13. Adorei o roteiro bem completo, Pedro Henriques! Fez-me notar que deixe de conhecer muitas coisas importantes quando estive em Lisboa hehehe
    Preciso volta então! 😉 Abraço

  14. Ola.
    Bem bacana suas dicas. Estive em Lisboa recentemente e visitei quase sua lista toda 🙂
    Parabéns pelo blog
    🙂
    Thais

  15. Muito bem concebido e com dicas fantásticas. Parabéns

  16. Olá Camilla! Obrigado pela leitura!

  17. Ah, Lisboa, essa cidade deliciosa… ando querendo voltar por essas terras. Excelentes dicas, anotei todas 😀

  18. Que post completo! Amei. Me senti viajando por Lisboa agora. Dicas anotadas. Abraços.

Leave a Reply