Visitar Espanha: 9 locais de cortar a respiração

Visitar Espanha: 9 locais de cortar a respiração

Visitar Espanha:  Tal como Portugal, Espanha é um país de contrastes e embora esteja unido desde 1492, são muitas as diferenças que o caracterizam , seja nos idiomas (castelhano, galego, basco e catalão), nas comunidades autónomas e na geografia. Como viajante, tenho a felicidade de conhecer Espanha de ponta a ponta, desde a Castela e León à Estremadura ou da Andaluzia à Catalunha, mas as regiões pelas quais me apaixonei estão no Norte: Galiza, Astúrias, Cantábria e Aragão, nas quais destaco 9 locais que vou aqui enumerar.

Neste artigo decidi compilar alguns destinos que conheci pelas várias viagens que fiz pelo Norte de Espanha e que, na minha opinião, merecem ser visitados. São sobretudo lugares paradisíacos, classificados como parques naturais, parques nacionais, parques culturais e alguns estão  inscritos na honrosa lista da UNESCO.

Convido-vos a visitar Espanha: 9 locais de cortar a respiração:

 

1 – Parque Natural do Invernadeiro

O Parque Natural do Invernadeiro é uma área protegida localizada na parte sul do Maciço Central a cerca de 80 km de Ourense, comunidade da Galiza. Este conjunto paisagístico de elevada importância possui uma área aproximada de 6000 hectares e adquiriu o estatuto de Parque Natural em 1997. Desde a Idade Média este território foi sendo explorado pelas comunidades locais que se fixaram no Invernadeiro através da construção de povoados sazonais ligados à pastorícia. Ainda existem alguns vestígios dessa ocupação, espelhados em cabanas de pastor e outras ruínas com lendas associadas, como a “lenda das formigas”.

Parque Natural O Invernadeiro - Galicia EspañaParque Natural do Invernadeiro – Visitar Espanha

 

2 – Parque Natural del Lago de Sanabria

O Parque Natural do Lago de Sanabria foi criado em 1978 para proteger a riqueza deste ecossistema. Dentro das várias espécies faunísticas, destaca-se o lobo, javali, corço, águia real e o gato montes. Dentro do Parque podes fazer vários trilhos, e tens a oportunidade de subir ao cume de Pena Trevinca (2127m). O Lago de Sanabria é o maior lago natural da Península Ibérica e um dos maiores da Europa com cerca de 370 hectares.

Parque natural del Lago de Sanabria y alrededores EspañaParque-Natural do Lago de Sanabria – Visitar Espanha

3 – Parque Cultural Las Médulas

Las Médulas é um conjunto paisagístico extraordinário localizado na província de Castilla e Léon, que resulta da intervenção do homem no espaço natural, nomeadamente pela mão do exército romano e a sua procura incessante pelo metal preciso: o ouro. É considerada a maior exploração mineira de ouro a céu aberto de todo o império romano! Classificado como Parque Cultural, a área de Las Médulas foi declarada Património Mundial da Humanidade da UNESCO em 1997.

Las Medulas Castilla y León EspañaLas Médulas -Visitar Espanha

4 – Parque Natural de Ancares

Situado na fronteira entre a Galiza e Léon o Parque Natural de Ancares apresenta como cartão de visita as suas montanhas, a floresta e os povoados antigos de génese celta, conhecidos como pallozas. Esta região é perfeita para quem procura fazer trilhos pedestres e rotas por aldeias históricas!

Sierra de Ancares Léon EspañaParque Natural de Ancares -Visitar Espanha

5 – Parque Natural de Somiedo

Um dos destinos imperdíveis nas Astúrias é o Parque Natural de Somiedo. Este Parque, criado em 1988 possui uma área geográfica de quase 30 mil hectares e além de possuir uma zona de proteção especial para aves, foi declarado como Reserva da Bioesfera pela UNESCO. Esta região caracteriza-se morfologicamente por grandes relevos e vales profundos que permitiram a acumulação de gelo e a formação de glaciares que acabaram por modelar as estruturas primitivas surgidas através dos fenómenos tectónicos. Circos, lagos e turfeiras são os elementos que compõem esta paisagem e resultaram devido à fisionomia glaciar deste território.

Parque Natural de Somiedo EspañaParque Natural de Somiedo – Visitar Espanha

6 – Parque Natural das Ubinas

O Parque Natural das Ubinas está inserido na Cordilheira Cantábrica, situada na fronteira entre as comunidades de LeónAstúrias. Este cume encontra-se a 2417 metros de altitude, sendo uma das mais altos da Cordilheira e também um dos mais visitados por alpinistas e montanheiros. Foi em Peña Ubiña que tive uma das mais agradáveis experiências da minha vida: um trekking nocturno e vivac no cume da montanha.

Parque Natural das Ubinas Ubiña Castela Asturias España Parque Natural das Ubinas – Visitar Espanha

7 – Picos de Europa

Os Picos de Europa são um maciço montanhoso que se estende pelas comunidades de Léon, Cantábria e Astúrias. Esta região é famosa pelas formações montanhosas com vertentes muito íngremes e cumes pontiagudos! É aqui que se localiza um dos trilhos mais famosos de Espanha, a Rota do Cares e Naranjo de Bulnes ou Picu Urriellu) um enorme pico com uma parede vertical de 500m que se tronou numa espécie de Meca da escalada em Espanha.Visitar Espanha Picos de Europa Cordillera Cantábrica Asturias España

Picos de Europa – Visitar Espanha

 

8 – Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido (Pirinéus)

Sem duvida, um dos locais mais belos de Espanha! Classificado como Património Mundial da UNESCO em 1997, este Parque Nacional é o destino perfeito para quem aprecia trekkings de alta montanha.  Fazer o Vale de Ordesa e a ascensão ao Monte Perdido (3355m) é uma experiência indescritível.

Visitar Espanha Vale da Ordesa Pireneus España Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido – Visitar Espanha

 

9 – Parque Natural Posets-Maladeta

O Parque Natural de Posets-Maladeta é um espaço protegido que pertence ao à cordinheira pirinaica, localizado junto da fronteira com a França. É aqui que se situa o maior cume dos Pirinéus: o Pico Aneto com 3404m. Nesta região, não deixe de visitar algumas vilas de montanha como por exemplo Benasque!

Visitar Espanha Parque Natural de Posets-Maladeta Pireneus EspañaParque Natural Posets-Maladeta – Visitar Espanha

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NAS ASTÚRIAS



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

 

Mapa

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

13 opinions on “Visitar Espanha: 9 locais de cortar a respiração”

  1. Aconselho todos que andam como turista irem em Pampa, lá é próximo de Cuba, apenas 50 minutos de barco chega em Cuba. É maravilhoso curtir as praias.

  2. Quantos lugares lindos … talvez por ser brasileira, a gente se prenda muito as cidades quando vamos a Europa, e quando nos deparamos com tanta natureza e parques, vimos que ainda temos muito a visitar e retornar ao velho continente!
    Adorei o post.
    Abs

  3. Realmente, de tirar o fôlego MESMO! Para mim, o preferido foi o #8. Até porque, você disse que é um dos locais mais belos e a foto tá fazendo jus!!! 🙂

  4. Somos fãs de Espanha! Nomeadamente dos Picos de Europa onde já estivemos 2 vezes. A Espanha tem lugares maravilhosos! Ás vezes pouco lembrados pelos portugueses…

  5. Quanto lugar lindo! Acabo de voltar da minha 4a viagem pra Espanha e não conheço nenhum :(, mas ainda não explorei o norte então já estou anotando aqui para a próxima vez!

  6. Uau! Quero ir pra Espanha já! Sou totalmente apaixonada por montanha e trekking, então imagina se eu não amei esses parques! Excelentes recomendações 😉 Abraço

Deixar uma resposta