Visitar Dublin – roteiro de viagem

Visitar Dublin – roteiro de viagem

É na costa oriental da Republica da Irlanda, junto à foz do rio Liffey que se localiza a cidade de Dublin, a capital irlandesa. Com uma população de mais de meio milhão de habitantes, Dublin é das cidades europeias que mais cresceu nas ultimas décadas, passando de um local economicamente deprimido e com pouca dinâmica para uma região de eleição para grandes companhias como a Google, Facebook, Paypal e a Microsoft.

Actualmente, Dublin é uma cidade moderna, cosmopolita, muito jovem e com excelente qualidade de vida, e conseguiu conciliar todo este desenvolvimento económico com o charme de cidade antiga caracterizada pelos seus monumentos medievais e pelos edifícios públicos neoclássicos do período georgiano.

 

– melhor época para visitar Dublin

Sendo a Irlanda um país frio, os melhores meses para visitar Dublin são entre Julho e Agosto. A temperatura máxima ronda os 22º C e a mínima de 10º C.  No entanto, existem eventos importantes em meses diferentes, como o Dia de S. Patrício em Março (St Patrick’s Day), uma espécie de feriado nacional irlandês, em que Dublin acolhe diversas iniciativas como paradas, festivais pirotécnicos e concertos. Outros eventos de destaque são o Bloomsday Festival em Junho, o Dublin Theatre Festival em Outubro e o Jameson Dublin International Film Festival em Fevereiro.

Dicas Visitar Dublin Irlanda
O final da primavera é uma boa altura para visitar Dublin – rio Liffey

 

– como chegar a Dublin

Dublin é servida pelo Aeroporto Internacional. A partir do aeroporto existem várias ligações diárias por autocarro para o centro da cidade e a viagem demora cerca de 30 minutos. O preço do bilhete do autocarro custa à volta de 7 euros.

Faça aqui a compra do seu transfer do Aeroporto para o centro da cidade.

Pesquisar voos baratos para Dublin

 

– vistos

Para visitar Dublin e a Irlanda em geral, não é preciso visto e o cartão de cidadão é suficiente. Sendo um país integrante do Espaço Schengen, não terá  que passar pelo controlo de fronteiras. Os cidadãos brasileiros precisam de apresentar passaporte válido mas não necessitam de visto de turismo para estadias inferiores a 90 dias.

 

– quanto tempo é necessário para conhecer Dublin

Tudo depende da sua vontade em conhecer, detalhadamente ou não, a cidade de Dublin. Pela minha experiência, é preciso no mínimo 2 dias completos para conhecer o essencial da capital irlandesa, mas 3 a 4 dias é o ideal. Antes da viagem, faça um roteiro dos sítios a visitar, mas deixe algum espaço livre para improvisar e fazer algo que não está nos seus planos, até porque durante a viagem vão surgindo locais que não aparecem nos roteiros de turismo e podem ser surpresas muito agradáveis onde iremos passar um tempo extra. No meu caso, posso dizer que abdiquei de um dia de viagem em Dublin para ir visitar Wicklow mas não fiquei arrependido.

– segurança

Tal como acontece no resto da Irlanda, Dublin é uma cidade bastante segura e tranquila. Os níveis de criminalidade são baixos, não obstante, existam algumas zonas em que, durante a noite possam haver alguns problemas com pessoal embriagado. Usar sempre o senso comum perante determinadas situações (olho nas bagagens, carteiristas, etc.)

Policia Dublin
A presença da policia é uma constante na cidade de Dublin

 

– onde dormir / alojamento em Dublin

A capital irlandesa dispõe de uma oferta razoável de alojamento (cerca de 300), sendo a maioria caracterizada por apartamentos, hotéis, hostels, pousadas e B&B’s. O preço por noite não é muito barato, para quarto duplo/twin anda à volta de 50 euros. Eu consegui um preço mais baixo no Citi Hostels, situado na Charlemont St, (parte sul de Dublin) a apenas 10 minutos a pé de Saint Stephen´s Green. Reserve aqui o seu hotel.

 

– que locais a visitar em Dublin?

– Saint Stephen’s Green

O Saint Stephen´s Green é um das áreas verdes urbanas mais importantes de Dublin. Este espaço publico tem quase 90 mil m2 e foi inaugurado no final do séc. XIX. No seu interior existe um lago de grandes dimensões, vários trilhos pedonais, estatuária de personagens relevantes da história irlandesa. Dada a sua importância e visibilidade organizam-se neste local vários eventos.

Saint Stephen´s Green
Saint Stephen´s Green – visitar Dublin
Saint Stephen´s Green
Saint Stephen´s Green
Saint Stephen´s Green
Saint Stephen´s Green, um lugar relaxante

 

– Trinity College

O Trinity College é uma prestigiada universidade fundada em 1592 e é uma das instituições académicas mais reconhecidas da Europa. O conjunto é formado por vários edifícios de estilo clássico e espaços ajardinados. Desta instituição académica saíram alunos notáveis, conhecidos pelo seu sucesso em áreas como a medicina, a física e principalmente na literatura como Bram Stocker,  Oscar Wild e Samuel Beckett.

 Trinity College Dublin
Trinity College – visitar Dublin
Dublin Trinity College
Dublin Trinity College
Dublin Trinity College
Dublin Trinity College
Dublin Trinity College
Dublin Trinity College
 Dublin Trinity College
Dublin Trinity College

 

– St Patrick’s Cathedral

A Catedral de St. Patrick é o templo católico de maior referência na Irlanda. Essa importância é visível pela sua imponência, detendo o estatuto da maior catedral do país. A sua fundação data do inicio do séc. XIII, substituindo uma igreja de menor dimensão e a longo da sua história sofreu danos de variadas origens desde trovões a incêndios, mas recuperou sempre a imagem de monumento ímpar. Junto do templo existe o St Patrick’s Park, um espaço verde muito agradável para relaxar e tirar umas fotos.

St Patrick's Cathedral
St Patrick’s Cathedral – visitar Dublin
St Patrick's Cathedral
St Patrick’s Cathedral
St Patrick's Cathedral Dublin
St Patrick’s Cathedral
St Patrick's Park Dublin
St Patrick’s Park

 

– Temple Bar

Temple Bar é considerado o grande centro da vida nocturna e cultural da capital irlandesa. Este bairro de traça medieval é um dos locais mais concorridos pelos turistas pois é aqui que se localizam os famosos restaurantes e pubs tradicionais que muito colaboram para o excelente ambiente que ali se vive.

Temple Bar Dublin
Área em Temple Bar
Temple Bar Dublin
Temple Bar – visitar Dublin

 

– The Spire

O Spire, também conhecido por Monumento da Luz, é um dos pontos de interesse mais recentes  de Dublin. Este monumento construído em 2002 e feito em aço inoxidável, situa-se na O’Connell Street e eleva-se a uns incríveis 120 metros de altura, estando desta forma, sempre visível de qualquer ponto da cidade. No entanto, este novo ícone não acolhe um consenso geral, porque em conversa com alguns irlandeses, na opinião deles, o Spire foi um enorme desperdício de dinheiro.

The Spire Dublin
The Spire em Dublin

– Grafton Street

Para os amantes de movimento, lojas de marcas famosas e artistas de rua, Grafton Street é a rua que não deve perder em Dublin. Esta é das vias mais importantes da cidade, exclusivamente pedonal, que liga dois importantes espaços: o St Stephen’s Green e o Trinity College.

Grafton Street Dublin
Grafton Street 
Grafton Street Dublin
Arte de rua na Grafton Street 
Grafton Street Dublin
Grafton Street 

 

– National Museum of Ireland – Archaeology (Museu Nacional de Arqueologia)

O Museu Nacional de Arqueologia localiza-se na Kildare Street e foi inaugurado em 1890. Aqui podemos ver excelentes colecções arqueológicas de vários períodos da história irlandesa, desde o período celta, ao Viking e ao medieval.

Museu Nacional da Irlanda Dublin
National Museum of Ireland – Archaeology – Interior do Museu Nacional da Irlanda
Museu Nacional da Irlanda Dublin
Museu Nacional da Irlanda Dublin – monumento funerário
Museu Nacional da Irlanda
Museu Nacional da Irlanda – canoa da proto-história

 

– Custom House (Casa da Alfândega) 

Localizado junto do rio Liffey, o Custom House é um extraordinário edifício do período neoclássico (finais do séc. XVIII) que tinha como função original a colecta de impostos alfandegários. Posteriormente foi adaptado a sede local do governo irlandês e em 1921 sofreu um grande incêndio que destruiu grande parte de edifício além de registos históricos importantes que ali estavam arquivados.  A recuperação do imóvel foi levada a cabo em duas fases, uma na década de 20 e a outra na década de 80.

Custom House - Casa da Alfandega Dublin
Custom House – Casa da Alfandega
Custom House - Casa da Alfandega
Custom House – Casa da Alfandega

 

– Christ Church Cathedral (Catedral da Santíssima Trindade) 

A Christ Church Cathedral é considerada o monumento mais antigo de Dublin, com origens que remontam ao período medieval (séc. XI). Além de grande atracção turística é também um importante centro de peregrinação e destaca-se pela grandiosidade da sua arquitectura e pela cripta, a maior da Irlanda e da Grâ-Bretanha.

Numa parte da catedral está instalado o museu Dublinia, uma infraestrutura recreativa com foco na história viking e medieval de Dublin.

Christ Church Cathedral  Visitar Dublin
Christ Church Cathedral 
Christ Church Cathedral Dublin
Christ Church Cathedral Dublin
Christ Church Cathedral Dublin
Christ Church Cathedral – vestígios arqueológicos
Christ Church Cathedral Dublinia
Christ Church Cathedral – Dublinia

 

– Connolly railway station (Estação de Connoly)

A Estação de Connoly fica situada na margem esquerda do rio Liffey na parte norte da cidade. Inaugurada em 1844, constitui um ponto estratégico nas ligações ao norte da Irlanda, como Drogheda, Dundalk e também a Belfast na Irlanda do Norte. É também um testemunho importante da arquitetura civil de transportes.

Visitar Dublin
Connolly railway station – Estação Ferroviária de Connolly 

– General Post Office (Edifício dos Correios)

Localizado na O’ Connell Street, o General Post Office não deixa ninguém indiferente, a sua arquitectura neo-clássica é verdadeiramente imponente ao ponto de o tornar num dos edifícios mais conhecidos da Irlanda. A sua construção data do inicio do séc. XIX e foi o ultimo dos edifícios públicos de estilo georgiano a ser erigido em Dublin.

General Post Office Dublin
General Post Office

 

Outros locais para visitar:

  • Castelo de Dublin (Monumento defensivo da cidade fundado no séc. XIII)
  • Guiness Store House (armazéns da famosa cerveja Guiness, onde é possível conhecer toda a história e o processo de fabrico da bebida)
  • Phoenix Park (parque urbano com 700 hectares onde se encontra o jardim zoológico da cidade e a residência oficial do presidente irlandês)
  • Old Jameson Distillary (Destilaria do famoso whisky irlandês Jameson)

 

– transportes

Dublin não é uma cidade muito grande, portanto, a não ser que fique alojado muito longe do centro ou pretenda viajar para fora da capital, quase não vale a pena utilizar transportes públicos. De qualquer forma está bem servida a nível de transportes como o autocarro (Dublin Bus), o metro (tram) e o comboio. Existe o LeapCard um bilhete integrado para toda a rede de transporte publico. Também pode alugar bicicletas.

Transporte Dublin metro tram
Transporte publico em Dublin – tram

 

– fora de Dublin

Para aqueles que têm mais tempo para viajar ou não pretendem ficar muitos dias em Dublin, existem várias alternativas muito interessantes para conhecer na Irlanda. Sugiro que visitem o Parque Nacional de Wicklow, localizado a sul da capital, onde podem desfrutar de paisagens maravilhosas, sobretudo do vale monástico de Glendalough.

O Killarney National Park, Cork, Galway ou Cliffs of Moher são outros destinos imperdíveis. Belfast, está a 2 horas de distância e merece também uma visita. Existem vários tours a partir de Dublin que fazem percursos por vários dos pontos de interesse mencionados.  Pode efetuar a reserva dos tours a partir daqui:

Tour para as Falésias de Moher (Cliffs of Moher)

Tour para o Parque Nacional de Killarney 

Tour para o Parque Nacional de Wicklow

Tour para a Calçada do Gigante na Irlanda do Norte

Wicklow Dublin Tours
Se visitar Dublin não perca a oportunidade de conhecer Wicklow

 

Mapa de Dublin

 

– saúde

O sistema de saúde pública na Irlanda está avaliado ao nível dos padrões europeus. Quem viajar para a ilha deve estar munido, no mínimo, pelo CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) mas será mais aconselhável estar munido de um seguro de viagem/saúde.

– moeda

A moeda na Irlanda é o euro. Por toda a cidade estão espalhados vários ATM para levantar dinheiro.

– acesso à internet

O acesso à Internet em Dublin é bom. Nos hotéis, restaurantes e cafés o WiFi é gratuito.

– língua

A língua oficial em Dublin é o inglês.

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

Alojamento em Dublin

Reserve aqui alojamento


Booking.com

Alugar carro

Reserve aqui o seu automóvel 

Seguro de Viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Gostou deste artigo? Guarde no seu Pinterest

Facebook Comments

13 Replies to “Visitar Dublin – roteiro de viagem”

  1. Verdade! No hostel onde fiquei havia imensos 🙂

  2. Juliana Moreti says:

    Otimo post, como todos os teus guias!
    Fiquei um tempo olhando o Spire e acho que concordo com o pessoal: tbem achei que foi um enorme desperdício de dinheiro.

  3. Sempre quis conhecer Dublin. Seu relato despertou anda mais esssa vontade.Ouvi que está lotada de brasileiros. É verdade ?

  4. cheguei faz pouco tempo da cidade e quero voltar logo, gostei muito da arquitetura e de como é fácil se locomover por lá! Outra coisa são os vários pubs e os parques, Dublin é perfeita!

  5. Post bem completo sobre o lugar. Mto bacana. Parabéns!

  6. Muito completo e informativo post!
    Conhecer Dublin é um dos meus sonhos, as atrações são tão lindas fiquei viajando nas fotos.

  7. Roteiro completão!!! A Irlanda mora no meu coração viajante faz tempo. Agora falta ver ao vivo! hahaha… espero que dê certo esse ano!

  8. Josiane, Temple Bar é muito bonito mas existem outras áreas bem interessantes dentro de Dublin 🙂

  9. Dicas bem legais! Todo mundo diz que a Irlanda é linda! Quero um dia poder visitar!
    Post bem informativo! Gostei do Saint Stephen´s Green.
    Abs!

  10. Nossa, que post incrível! Muito completo mesmo! Deu vontade de entrar no avião agora é ir, afinal o roteiro está quase pronto! Queremos muito conhecer a Irlanda!

  11. Aww como sonho em conhecer a Irlanda, inclusive Dublin vez parte de um dos lugares que tinha vontade de fazer intercÂmbio para aprimorar meu inglês, mas no final acabei optando por outro lugar. Espero conhecer Dublin em breve e um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer na cidade é o Temple Bar 🙂 Beijos

  12. Que legal esse post de Dublin!!! Sou louca para conhecer a Irlanda, ela me escapou pelos dedos em 2007 e desde então, nunca mais deu certo de irmos para lá! bjos

Leave a Reply