7 Maravilhas de Portugal Aldeias Ribeirinhas

Visitar Dornes: a aldeia ribeirinha dos templários

Visitar Dornes: a aldeia ribeirinha dos templários

É num cenário verdadeiramente pitoresco que se encontra a mítica aldeia (e vila) de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere. A povoação está situada numa pequena e estreita península banhada pelo Zêzere, precisamente no limite entre os distritos de Santarém e Castelo Branco.

Além do rio, a paisagem envolvente é marcada pelo domínio de grandes manchas de pinhal. Porém, quem chega a Dornes, muito provavelmente irá ficar rendido a outra imagem: a Torre Templária Pentagonal, monumento ímpar da arquitectura medieval portuguesa e cujas origens estão envoltas em algum mistério. Terá sido Gualdim Pais, Grão Mestre da Ordem dos Templários, que mandou construir a torre para integrar a linha defensiva do Tejo contra os Mouros durante a Reconquista. Nesse contexto, a torre guardiã terá desempenhado um papel importante juntamente com os castelos templários de Tomar e Almourol na consolidação do poder da Ordem.

A par da torre, encontramos um núcleo histórico muito interessante, sobretudo pela homogeneidade da utilização de cores e materiais de construção. Estas características e todo o enquadramento natural que a rodeia terão contribuído para o prémio de melhor Aldeia Ribeirinha no concurso das 7 Maravilhas de Portugal, entregue em Setembro de 2017.

Esta distinção trouxe a Dornes uma nova visibilidade, passando a constar nos guias de viagem das Aldeias de Portugal. Como amante deste tipo de destinos, não perdi a oportunidade de lhe fazer uma visita. Vamos conhecê-la?

 

O que visitar em Dornes?

PR1 FZZ – Dornes Vigia do Zêzere

Trilho pedestre com aproximadamente 20km que começa no Posto de Turismo de Dornes e segue na direção de Vale Serrão pela Grande Rota do Zêzere (GR33). O percurso apresenta uma variante, mas em qualquer uma das opções terá sempre como pano de fundo uma extraordinária vista panorâmica sobre a Península de Dornes.

Trilhos Pedestres Ferreira do Zêzere

Trilho pedestre Dornes Vigia do Zêzere

 

Torre pentagonal dos Templários

A Torre Pentagonal é o elemento que mais se destaca na aldeia de Dornes. A atalaia implantada no ponto mais elevado do esporão, terá sido construída por Gualdim Pais em finais do séc. XII / inícios do séc. XIII e integrada no sistema defensivo da Ordem dos Templários. Tudo indica que a torre, a primeira deste tipo em Portugal, foi erguida sobre uma estrutura romana, uma vez que existem inúmeros vestígios arqueológicos em redor que parecem comprovar essa tese. No entanto, existe algum misticismo em torno da Torre de Dornes porque as fontes documentais sobre a sua fundação são escassas, embora esse factor parece ter contribuído para adensar o mistério da sua origem e torná-la num dos ex-libris da região. No interior da torre existem várias estelas funerárias templárias. No séc. XVI houve uma reforma e alteamento da torre para a colocação dos sinos. Infelizmente, não foi possível visitar o interior. O monumento está classificado como Imóvel de Interesse Publico.

Visitar Dornes Maravilhas de Portugal

Torre templária de Dornes

Torre Templária de Dornes Portugal

A Torre de Dornes vista de outro ãngulo

 

Centro histórico

O centro histórico de Dornes é marcado essencialmente pela presença da torre templária no topo da elevação e pelo conjunto de edifícios residenciais, de cores e dimensões homogéneas. As casas de habitação estão implantadas de acordo com as variações topográficas da península e dos próprios arruamentos. O branco é a cor dominante, com os vãos marcados por molduras de granito. Nas bases, esquinas e até em algumas janelas, as cores alternam entre o amarelo e o azul, possivelmente inspiradas pela sua utilização nos azulejos da Igreja Matriz. Outra imagem que retirei deste núcleo é a utilização dos azulejos nas fachadas, com imagens alusivas à cultura local.

Vila de Dornes Ferreira do Zêzere Portugal

Casas tradicionais em Dornes

Turismo Aldeias de Portugal

Casas tradicionais em Dornes

Fotos de Dornes PortugalPainel alusivo à cultura local em fachada

 

Edifício da Junta de Freguesia (Antiga Escola primária)

Apesar de algum desgaste da fachada principal, este edifício publico é um dos mais marcantes do núcleo histórico. É aqui a sede da Junta de Freguesia e durante muito anos funcionou como escola primária António Garcez.

Turismo Dornes Ferreira do ZêzereEdifício da Junta de Freguesia de Dornes

 

Igreja Matriz de Dornes

A Igreja Matriz de Dornes também designada por Igreja da Nossa Senhora do Pranto, encontra-se no topo da península junto à torre medieval. A data provável de fundação do templo parece ser do séc. XIII, embora não hajam vestígios físicos existentes. Reza a lenda que o templo, protege uma imagem da Virgem, a pedido de Dona Isabel. O edifício actual foi construído em 1453 a mando de D. Gonçalo de Sousa, alcaide-mor de Tomar. No interior, as paredes estão totalmente revestidas por azulejos de padrão azul e amarelo. Do lado esquerdo destacam-se dois elementos, o orgão de tubos seiscentista e o púlpito datado de 1544. Este monumento está classificado desde 1943 como Imóvel de Interesse Publico.

Fotos Dornes Zêzere

Igreja da Nossa Senhora do Pranto

Igreja de Dornes Ferreira do Zêzere

Interior da Igreja 

Turismo Dornes PortugalOrgão de tubos

 

Capela de Santo António

A Capela de Santo António está situada junto à escadaria que dá acesso à Igreja Matriz. O seu aspecto moderno, fruto de um restauro recente, faz-nos pensar que é uma construção com meia dúzia de décadas. Porém, o pequeno templo, vem já referenciado na obra do Padre Carvalho da Costa “Corografia Portugueza”, corria o ano de 1712. No interior existe um nicho com a estátua do orago.

Fotos Dornes Portugal

Capela de Santo António 

 

Praia fluvial e marina

A marina encontra-se na parte mais baixa de Dornes. Ali estão estacionados alguns barcos de pequena dimensão e quem quiser explorar o rio pode alugar uma canoa ou gaivota. Ao lado está o cais, local onde está estacionado um barco cabinado da década de 50 e que faz passeios turísticos num dos mais belos percursos da albufeira de Castelo do Bode. Em tempo de verão, pode dar uns mergulhos na praia fluvial que faz parte do complexo.

Aldeias Ribeirinhas de Portugal

Marina de Dornes

Turismo Albufeira Castelo de Bode

Passeio de canoa 

Visitar Ferreira do Zêzere PortugalAluguer de gaivotas e canoas

 

Rio Zêzere

Se a Torre templária marca a paisagem humana, o rio Zêzere assume esse papel na parte natural. Alimentado pela albufeira de Castelo de Bode, o Zêzere em muito beneficia a imagem e turismo de Dornes, seja pelas actividades lúdicas seja pelo próprio enquadramento natural.

Albufeira Castelo de Bode Santarém

Rio Zêzere em Dornes

Barragem de Castelo de Bode PortugalRio Zêzere em Dornes

Turismo Região dos Templários PortugalRio Zêzere em Dornes

Outros locais a visitar nas redondezas

Igreja de São Vicente – Paio Mendes

Freixo classificado do Carril

Solar do Monteiro-mor

Solar dos Cotrins

Quinta da Eira

Torre da Murta

Igreja de Santo Aleixo – Beco

 

Como chegar

O melhor acesso para Dornes é pela A13 que liga Coimbra ao Entroncamento. Quem vem pelo interior o acesso é feito pela EN238.

Mais informações no site do município de Ferreira do Zêzere.

Alojamento em Ferreira do Zêzere



Booking.com

Mapa de Dornes

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta