Visitar a cidade de Machico, Ilha da Madeira

Baía de Machico Madeira

Visitar a cidade de Machico, Ilha da Madeira

É na parte mais oriental da Madeira que se localiza a cidade de Machico, local onde em 1419, desembarcaram pela primeira vez os navegadores que descobriram a ilha: Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Este sitio, ganhou o titulo de Baía dos Descobrimentos, marcando assim, o inicio de uma das épocas mais gloriosas da história portuguesa.

O povoamento de Machico começou por volta de 1425, quando os primeiros colonos estabeleceram-se aproveitando a boa localização em zona de vale e baía. 15 anos mais tarde, foi criada a primeira capitania do arquipélago e em 1451 ganha o estatuto de vila. Devido às suas características geográficas tornou-se um importante centro produtor de cana de açúcar, conhecida como o Ouro Branco, ingrediente base de dois importantes produtos madeirenses: a poncha e o rum.

Em 1996, Machico foi elevada a cidade e torna-se na segunda maior povoação da ilha da Madeira. Actualmente conta com cerca de 10 mil habitantes e os grandes motores da economia são, por inerência, a pesca e a agricultura. Nos últimos anos, o turismo  também tem assumido um papel importante nesta matéria.

 

1 – Como chegar?

Acesso principal pela VR1. Se sair do Funchal siga pela VR1 (cerca de 25km) e sai na saída para Machico. Se sair do Aeroporto, o caminho é bem mais curto, ficando a uma distância de apenas 5km.

 

2 – Que locais a visitar em Machico?

Uma das maiores atracções de Machico é sem duvida, a praia. Conhecida por Praia da Banda Além, tem cerca de 125 metros de comprimento mais 70 metros de largura e, para quem não sabe, as suas areias de cor dourada não são naturais da ilha, mas importadas de Marrocos.

Praia de Machico Madeira

Praia de Machico  

Junto à praia, podemos dar uma agradável caminhada pela baía, apreciando o mar e a marina. Num dia de bom tempo, é possível observar as Ilhas Desertas!

Baía de Machico Ilha da Madeira

Baía de Machico. Ao longe conseguimos ver as Desertas. 

Aqui perto está localizado o Forte de Nossa Senhora do Amparo e a estátua “Machico à Proa” que presta homenagem à descoberta da ilha.
Estatua Machico Proa MadeiraEstátua Machico à Proa

Na parte histórica da cidade, sugiro a passagem pela Igreja Matriz, uma das mais antigas da Madeira. A Igreja de Nossa Srª da Conceição foi mandada construir nos finais do séc. XV pela família de Tristão Vaz Teixeira e apresenta uma fusão de vários estilos arquitectónicos, manuelino, maneirista e barroco.

Igreja Nossa Senhora da Conceição Machico Madeira Portal da Igreja Matriz

Ao lado da Igreja Matriz estão os Paços do concelho e a estátua do descobridor da Madeira: Tristão Vaz Teixeira. Não se esqueça de passear por algumas das ruas do centro histórico e relaxar por momentos numa das várias esplanadas existentes.

Paços do concelho Machico MadeiraPaços do concelho de Machico

Tristão Vaz Teixeira Machico MadeiraEstátua de Tristão Vaz Teixeira

Ruas de Machico Madeira

Rua no centro histórico de Machico

Na saída de Machico existem alguns miradouros nos quais pode ter uma noção mais abrangente da baía e da cidade.

Baía de Machico Madeira

Vista para a baía e cidade de Machico

3 – Alojamento na Madeira?

A ilha da Madeira dispõe de uma grande oferta na área da hotelaria. Posso sugerir a unidade de alojamento onde fiquei, um Studio nos Apartamentos Turisticos Avenue Park, no Funchal, localizado na Avenida do Mar em frente ao Casino da Madeira. O quarto era limpo, confortável e acolhedor e o staff era muito simpático e prestável.

 

4 – Dicas para visitar a Madeira?

Veja aqui as dicas e roteiros para viajar na Madeira

 

5 – Que locais visitar na Madeira?

Veja aqui os locais a não perder na Madeira

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NA MADEIRA



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

MAPA DE MACHICO

Facebook Comments

Deixar uma resposta