Visitar Castro Daire: fotos, dicas, roteiro e alojamento

Visitar Castro Daire Portugal

Visitar Castro Daire: fotos, dicas, roteiro e alojamento

Visitar Castro Daire: É no distrito de Viseu, mais precisamente no limite da região Centro com a região Norte, que se situa o concelho de Castro Daire. Esta terra milenar, é marcada sobretudo pelo bloco montanhoso da Serra de Montemuro, onde cresceram inúmeros povoados fortificados na Pré e Proto História e pelo percurso do Paiva, um dos mais belos e selvagens rios de Portugal.

Para além dos “dotes” naturais, Castro Daire tem um belíssimo centro histórico, e, quem for apreciador do património edificado, vai perceber porquê. Na parte mais antiga, o  topónimo Castelo sugere que o povoado ter-se-á desenvolvido sobre ruínas de um castro. Aqui sobressaem os edifícios mais nobres, alguns ligados às famílias fidalgas.

Numa zona mais afastada, mudamos de época e estilo, a chamada “Arquitectura de Brasileiros”, palacetes construídos nos inícios do séc. XX por emigrantes ricos entretanto regressados do Brasil. Irá ficar surpreendido com os detalhes e ornamentos empregues nos edifícios! Durante o séc. XIX, houve uma enorme vaga de emigração para a Terra de Santa Cruz, e Castro Daire foi um dos concelhos do distrito que mais contribuiu para a diáspora.

Como vê, não faltam argumentos para o convencer a explorar este destino, não muito divulgado, penso eu. Mas como sabem, o meu blog gosta de prestar este “serviço público”, partilhando estas regiões menos conhecidas, mas não menos interessantes. A viagem por Castro Daire não foi planeada, mas sim um “desvio” por razões que não interessam. Mas, como nada acontece por acaso, a minha primeira visita à terra castrense foi uma afinal uma surpresa muito agradável! Certamente, irei regressar para explorar outros locais que ficaram em falta. Para quem está a pensar visitar Castro Daire, não perca tempo, leia este artigo e parta à aventura!

1 – Como chegar

Acesso por: A24 (Viseu – Lamego), EN2, EN225 e EN228. 

2 – Alojamento em Castro Daire?

Não faltam opções para ficar alojado em Castro Daire nomeadamente em casas de alojamento local ou turismo rural. Castro Daire é um destino alternativo a outras áreas mais concorridas o que acaba por ser ideal para quem procura um escapadela à rotina das cidades. A Serra de Montemuro e o rio Paiva fazem parte do cenário idílico que deixará o viajante verdadeiramente deliciado.

Após alguma pesquisa, escolhi a Casa do Vila, uma Casa de Campo situada no centro da aldeia de Reriz muito próxima do Paiva a apenas 11 km da vila de Castro Daire. Trata-se de uma casa antiga, cujo interior se encontra totalmente remodelado e equipado, dividido em três pisos. Dispõe de cozinha partilhada e uma piscina exterior situada a cerca de 100m. Não servem pequenos almoços. Faça aqui a suAlojamento Local Castro Dairea reserva.

Casa do Vila

Onde dormir Castro Daire

Piscina exterior na Casa do Vila

 

3 – Gastronomia e Restaurantes?

Quem visitar Castro Daire certamente não ficará desiludido com sabores da gastronomia local, baseada nos produtos endógenos. São muitos os pratos típicos, desde o cabrito de Montemuro, o arroz de feijão com salpicão, as trutas de escabeche do Rio Paiva ou os enchidos. O folar da Páscoa, mais conhecido por Bolo Podre, é o ex libris da doçaria castrense. Passe pela pastelaria Forno da Serra e compre este produto regional.

Gastronomia Castro Daire Portugal

Bolo Podre de Castro Daire (Foto: docesportugueses.com)

No que diz respeito à restauração, a minha sugestão vai para o Restaurante Brasília, situado na Rua Dr. Pio Figueiredo junto da Câmara Municipal. Possui em espaço acolhedor e apresenta um preço muito acessível com direito a entradas, vários pratos típicos à escolha e sobremesa incluída. O preço ficou cerca de 7 euros por pessoa.

 

4 – O que visitar em Castro Daire?

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Castro Daire em honra ao padroeiro S. Pedro, situa-se na parte mais antiga da vila junto ao cemitério. As suas origens remontam ao período medieval, mas o atual edifício foi erguido durante o séc. XVIII em pleno apogeu da época barroca. No entanto, este só foi concluído já em meados do séc. XIX, uma vez que a fachada principal apresenta características neoclássicas, ou seja, linhas arquitectónicas mais simples, retas e austeras. O interior apresenta uma nave única com vários altares em talha dourada de estilo barroco e o cadeiral da capela-mor da igreja, de estilo Rococó. A Igreja Matriz está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1993.

O que visitar em Castro Daire Viseu

Igreja Matriz de Castro Daire

 

Visitar Castro Daire Fotos Roteiros

Fachada principal da Igreja Matriz de Castro Daire

 

Pontos de interesse em Castro Daire

Interior da Igreja Matriz de Castro Daire

 

Antiga Escola Primária Conde Ferreira

Edifício de 1866 onde funcionou a Escola Primária Conde Ferreira. Trata-se de um exemplar de estilo revialista, provavelmente na recuperação de elementos da arquitectura clássica. Junto da escola situa-se o Pelourinho de Castro Daire.

Fotos de Castro Daire Viseu Portugal

Antiga Escola Primária Conde Ferreira – Visitar Castro Daire

 

Antigo Hospital da Misericórdia

Mais um edifício público muito interessante, não para visitar mas para admirar a beleza da sua fachada principal. Tal como a Escola Conde Ferreira absorveu influências da arquitectura neoclássica, muito característica dos meados do séc. XIX, data da construção deste imóvel. Funcionou como  Hospital da Misericórdia até 1975.

Turismo Castro Daire Portugal

Hospital da Misericórdia – Visitar Castro Daire

 

Museu Municipal / Casa da Cerca

O Museu Municipal está integrado num dos edifícios mais importantes da vila: a Casa da Cerca. A sua construção data do final do séc. XVIII por ordem do Bispo de Lamego, que era natural deste concelho. Em 1993 passou a ser o espaço Museu foi inaugurado possuindo várias coleções nos domínios da arqueologia, alfaias agrícolas, artes tradicionais e a tipografia tradicional.

O que visitar em Castro Daire

Museu Municipal – Visitar Castro Daire

 

Capela das Carrancas

Curioso nome este, atribuído à capela. Trata-se de um pequeno templo construído em finais do séc. XVIII para servir como capela privativa da Casa da Cerca. Uma das características mais marcantes é a planta octogonal e a escadaria no alçado principal. Todo o conjunto se apresenta em plena simetria, uma marcas da arquitectura barroca. Na parte inferior encontra-se a Fonte das Carrancas.

Monumentos em Castro Daire

Capela das Carrancas –  Visitar Castro Daire

 

Jardim da Vila

O Jardim da Vila é um espaço de lazer e recreio localizado no centro de Castro Daire. Toda a área está pontuada por árvores que oferecem sombra e frescura em épocas mais quentes. Numa das pontas, existe um jardim infantil onde as crianças se podem divertir com os baloiços, jogos de molas e escorregas.

Fotos de Castro Daire Portugal

Jardim da Vila – Visitar Castro Daire

 

Fonte dos Peixes

Um dos espaços públicos mais importantes da vila de Castro Daire. O complexo é composto por uma fonte de água potável datada de 1921, vários bancos para apreciar a paisagem que surge de frente e um enorme painel de azulejos alusivo à cultura local.

Locais a visitar em Castro Daire

Fonte dos Peixes – Visitar Castro Daire

 

O que ver e fazer em Castro Daire

Fonte dos Peixes 

 

Solar dos Aguilares / Casa dos Aguilares

Casa solarenga situada na Praça D. José Aguilar, na parte mais antiga de Castro Daire. A sua construção data do séc. XVII mas poderá tem origens mais antigas. O estilo arquitectónico maneirista torna-a numa das mais importantes da vila. Possui uma capela dos inícios do séc. XIX.

Solares em Castro Daire

Solar dos Aguilares – Visitar Castro Daire

 

Centro histórico 

Passeando pelo centro histórico de Castro Daire poderá apreciar uma série de edifícios de diversos estilos arquitectónicos, para além dos que já mencionei anteriormente. São exemplares de arquitectura civil residencial onde foram empregues vários materiais, cores e formas consoante as diferentes épocas construtivas. Destacam-se sobretudo as chamadas “Casas de Brasileiros“, ou seja, edifícios construídos ou reconstruídos por emigrantes abastados regressados do Brasil.  A arquitetura desta época reflecte essencialmente a riqueza e prestigio dos seus proprietários. As principais características baseiam-se nas fachadas amplas revestidas de azulejos, os inúmeros vãos, as varandas estreitas com guardas de ferro e a presença de mansardas ou claraboias a encimar o telhado para permitir a entrada de luz.

Património Cultural Castro Daire Portugal

Edifício de influencia “brasileira”  – Visitar Castro Daire

 

Visitar Castro Daire Viseu Edifício de génese tradicional mas com telhado de influencia brasileira

 

Catsro Daire Alojamento TurismoConjunto de edifícios inspirados na arquitetura de brasileiros

 

5 – Outros locais em Castro Daire a visitar

Serra de Montemuro

Castro Daire é um dos cinco concelhos abrangidos pela Serra de Montemuro, conjunto montanhoso que possui a oitava maior elevação de Portugal. Além das belezas naturais desta região, pode visitar o Miradouro e as ruínas da Muralha das Portas do Montemuro, um sítio arqueológico classificado como Imóvel de Interesse Público.

Fotos Serra de Montemuro

Vista para a Serra de Montemuro – Visitar Castro Daire

Rio Paiva 

Considerado por muitos como o mais belo rio de Portugal, o Paiva destaca-se pelo percurso rebelde entre as montanhas que leva muitos aficionados do rafting a desafiar as suas águas. Com mais de 100 kms de extensão, atravessa o concelho e a vila de Castro Daire até desaguar no Douro. Existem alguns trilhos pedestres que permitem explorar um pouco das suas margens e praias fluviais para dar uns mergulhos.

Visitar Rio Paiva Portugal

Rio Paiva em Castro Daire – Visitar Castro Daire

 

Rio Paiva Portugal FotosRio Paiva em Castro Daire

 

Aldeia de Reriz 

Quem visitar a terra castrense não pode perder a aldeia de Reriz. Este povoado está implantado no vale do Rio Paiva, onde predomina a paisagem de campos agrícolas. No seu interior pode visitar algumas casas de lavrador erguidas pela mão dos pedreiros que talharam a pedra com muita arte e sabedoria. Todo este cenário é perfeito para os amantes do mundo campestre, onde reina o sossego e os sons da natureza, tendo atraído vários estrangeiros que vêm para aqui desfrutar das suas reformas. A inglesa Sylvia Fiennes, foi uma das pessoas que escolheu esta terra para viver e nas férias costumava receber os seus netos, os actores Ralf e Joseph Fiennes, para irem a banhos no rio Paiva, ali mesmo ao lado.

Aldeias Castro Daire Portugal

Praça do Paquetá em Reriz -Visitar Castro Daire

 

Turismo Castro Daire FotosEntrada de casa tradicional em Reriz

 

Aldeias MontemuroInscrição curiosa em casa de Reriz

 

O que fazer em Castro DaireA Igreja Paroquial situa-se no topo da povoação

links úteis: 

5 – Perto de Castro Daire: o que visitar

O concelho de Castro Daire está inserido numa região que tem bastante para oferecer ao nível de turismo. Em pouco mais de 20 minutos, poderá chegar à cidade de Lamego e iniciar uma viagem pelo Douro Vinhateiro, região classificada pela UNESCO como Património Mundial. A sul, a cerca de meia hora, fica Viseu, cidade e a capital de distrito. Se pretender uma actividade mais ligada à natureza, não perca os Passadiços do Paiva que se encontram a 1 hora de caminho através da EN225.

 

MAPA DE CASTRO DAIRE

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM CASTRO DAIRE



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

3 Replies to “Visitar Castro Daire: fotos, dicas, roteiro e alojamento”

  1. Descobri o seu blog através da revista volta ao mundo.adorei a reportagem. Qual não foi o meu espanto quando descobri este seu recente post sobre Castro daire de onde sou nascida e criada. Parabéns pelo blog pelo post e da próxima vez aproveite as dicas destes anónimos são de facto excelentes. Muitas e boas viagens para sua família.

  2. Tenho pena que na visita a Castro Daire não tenhas visitado a Ermida do Paiva, também conhecida como a igreja das siglas, datada do sec XII e com a única inscrição a ocre em Portugal, entre outras características muito interessantes.

  3. Da próxima vez que visitares Castro Daire experimenta o restaurante “o Celso” e delicia-te, restaurante Mesio com o seu famoso arroz de feijão com salpicão, visita a serra, descobre a aldeia natal e aproveita para deliciar-se na encosta do moinho na Gralheira. Abraço

Deixar uma resposta