Visitar as Sete Fontes em Braga

Visitar as Sete Fontes em Braga

As Sete Fontes fazem parte de um antigo complexo de abastecimento de água na cidade de Braga e representam um testemunho único da genialidade da arquitectura portuguesa barroca do séc. XVIII.

O conjunto monumental está situado no lugar do Areal de Cima, na freguesia de São Vitor e provavelmente seria a principal fonte de abastecimento da cidade até ao principio do séc. XX.

Este complexo terá sido construído entre 1744 e 1752, embora já fosse comprovado a existência de um sistema deste género na época romana através de escavações arqueológicas. Das minas, a água segue por galerias e condutas de pedra capeadas, apresentando uma série de depósitos à superfície, caracterizados por estruturas cilíndricas com cúpula abobadada conhecidas como “Mães de Água”. Destes depósitos, a água segue para a cidade através de uma conduta, sendo o percurso total de cerca de 3500 m.

Infelizmente, o forte crescimento urbano e a pressão imobiliária na cidade levou à destruição de alguns elementos deste sistema, levando várias pessoas e entidades a lançarem petições para salvarem as Sete Fontes. Recentemente, as Mães de Água foram alvo de um restauro por parte do município, que lhe valeu uma menção honrosa no prémio IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana). Devido ao seu elevado valor histórico e arquitectónico, as Sete Fontes foram classificadas como Monumento Nacional.

A visita às Sete Fontes pode ser efectuada em qualquer altura e o percurso é bastante fácil. O seu início, fica junto do parque de estacionamento do Hospital de Braga e depois de encontrar a primeira Mãe de Água é só seguir a conduta até encontrar as restantes, sempre num declive muito suave e num enquadramento paisagístico marcado pela ruralidade.

Se estiver interessado em visitar o interior das minas e ver as galerias subterrâneas, esteja atento à agenda da Junta de Freguesia de São Vitor, porque anualmente promovem sempre este tipo de actividades.

Sete Fontes Braga (2)

Arranjo urbanístico – Sete Fontes – Braga

 

Sete Fontes Braga

Mina Dr Amorim – Mãe de Água 

 

Sete Fontes Braga (3)

Mina Dr Amorim – Mãe de Água 

 

Sete Fontes Braga mina

Mina de Nozes 

 

Sete Fontes Braga (4)

Mãe de Água

 

Sete Fontes Braga Mãe de Agua

Mãe de Água 

 

Sete Fontes Braga respiro

Respiro e Mina dos Órfãos

 

Sete Fontes Braga (6)

Conduta

 

Sete Fontes Braga Mãe de Agua 1

Brasão 

 

Sete Fontes Braga (5)

Sete Fontes

 

Sete Fontes Braga conduta

Conduta Sete Fontes

 

Mapa das Sete Fontes

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM BRAGA

Reserve aqui alojamento em Braga


Booking.com

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta