Visitar as Casas de Santana – Madeira

Visitar as Casas de Santana – Madeira

Quem já não ouviu falar ou ter visto belos postais das Casas de Santana na Ilha da Madeira? Estas casas típicas constituem um dos pontos turísticos mais procurados na Madeira e são considerados um dos ex-libris deste destino insular.

As Casas de Santana localizam-se na costa nordeste da ilha, na freguesia e concelho de Santana a cerca de 35 km do Funchal. Pensa-se que este tipo de arquitectura tenha vindo a ser usada já há bastante tempo, utilizando a madeira e o colmo, material barato e abundante nesta região e importante no equilíbrio da temperatura do interior. A inclinação elevada dos telhados permitia o escoamento das águas pluviais, garantindo desta forma a impermeabilidade da habitação.

As casas assumem um formato triangular, compostas por dois pisos. O piso térreo era destinado a área habitacional (cozinha e quartos), podendo a ter uma cave se o declive o permitisse. A parte superior era utilizada como sótão, um espaço onde se armazenavam os produtos agrícolas, nomeadamente sementes.

A fachada é pintada de cor branca enquanto o rodapé exibe um vermelho vivo. Os frisos dos vãos levam um azul claro, a imitar claramente a cor do mar que está no horizonte.

Actualmente ainda são visíveis alguns exemplares deste tipo de arquitectura vernacular, mas é junto da Câmara Municipal que se localizam as mais visitadas, adaptadas para fins turísticos, onde está exposta uma grande variedade de produtos locais e tradicionais.

Casas de Santana - MadeiraCasas de Santana

Casas de Santana - Madeira Casas de Santana

Casas de Santana - Madeira Casas de Santana

Casas de Santana - Madeira Casas de Santana

Casas de Santana - Madeira Casas de Santana

1 – Como chegar

São 4 os principais acessos para as Casas Tradicionais de Santana. A norte pela ER101 e a sul pela ER103, ER108 e pela VE1 .

2 – Outros locais para visitar em Santana

– Fontanário de Santa Ana

– Fortim do Faial

– Igreja Matriz de São Jorge

– Núcleo Primitivo da freguesia de São Jorge

– Farol de São Jorge

Em alternativa, pode comprar aqui o tour para visitar as Casas de Santana e outros locais de interesse na parte oriental da ilha da Madeira.

3 – Alojamento na Madeira?

São muitas as ofertas de alojamento na ilha da Madeira. Após várias pesquisas, optei por ficar alojado no centro do Funchal, no Studio Apartamentos Turisticos Avenue Park localizado na Avenida do Mar em frente ao Casino da Madeira. O quarto era limpo, confortável e acolhedor e o staff era muito simpático e prestável.

4 – Dicas para viajar na Madeira

Se pretende preparar a sua viagem para a Madeira, veja o artigo que escrevi com todas as dicas sobre a reserva de voos, alojamento, planeamento do roteiro, restaurantes tipicos, locais a visitar e os custos da viagem:

Veja aqui as dicas e roteiros para viajar na Madeira

5 – Outros locais para visitar na Madeira

Saiba tudo sobre os locais a visitar na Madeira, com fotos e a descrição de cada ponto de interesse:

Veja aqui os locais a não perder na Madeira

6 – Tours e actividades na Ilha da Madeira

Durante a sua viagem pela Madeira poderá fazer vários tours e actividades. Veja os mais conhecidos e faça aqui a sua reserva.

Observação de golfinhos e baleias

Piscinas de Porto Moniz

Passeio na replica Santa Maria de Colombo

Tour ao Oeste da Ilha a partir do Funchal

Tour ao Leste da Ilha a partir do Funchal 

Trekking: Pico do Areeiro ao Pico Ruivo

Teleférico do Jardim Botânico

Visita Gastronómica e Vinha Turística 

Caminhada na Levada Vale do Rabaçal

Bus Turístico na cidade do Funchal

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NA MADEIRA



Booking.com

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

MAPA DAS CASAS DE SANTANA

Facebook Comments