Visitar a Aldeia Histórica do Piódão

Visitar a Aldeia Histórica do Piódão

A Aldeia Histórica do Piódão é uma das mais belas e genuínas povoações portuguesas, sendo conhecida como “Aldeia Presépio“. Piódão está localizada na freguesia de Piódão, concelho de Arganil e distrito de Coimbra, situada entre a Serra do Açor e o Parque Natural da Serra da Estrela e faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal desde 1991.

Os acessos para Piódão não são os melhores, bastante dificultados pela topografia do terreno, mas esta condicionante não é suficiente para nos desencorajar a visitar um destino tão ímpar, que já foi galardoado com o Galo de Prata como a “aldeia mais típica de Portugal” nos anos 80. O povoado constitui um conjunto arquitectónico muito homogéneo, com uma disposição concentrada das habitações em encosta voltada para o rio, usando como materiais de construção o xisto e a lousa. As portas são pintadas de cor azul, alternando com o branco das janelas.

À volta do aglomerado, mostra-se a paisagem agrícola moldada pelo homem através dos socalcos que parecem acompanhar a disposição das residências dos habitantes do Piódão. Olhando para o conjunto, surge com destaque a Igreja Matriz, o edifício pintado de azul e branco que contrasta com o resto do edificado. Este imóvel datado do séc XVIII e com restauro na fachada no final do séc. XIX, é uma das grandes atracções da povoação. No topo do povoado, encontra-se outro templo de interesse para visitar, a capela de S. Pedro.

Além do património arquitectónico, existem alguns equipamentos que merecem uma visita: o Núcleo Museológico (onde está também sediado o Posto de Turismo) que alberga uma exposição permanente, com um acervo de peças que mostram o modus vivendi dos habitantes da aldeia, e a Praia fluvial, um bom local para mergulhar nas águas límpidas da Ribeira de Piódão.


Vista sobre a Aldeia Histórica do Piódão

Aldeia Histórica do Piódão
Igreja Matriz do Piódão

Aldeia Histórica do Piódão
Capela de S. Pedro

Aldeia Histórica do Piódão
Interior da aldeia

Aldeia Histórica do Piódão
Interior da aldeia

Aldeia Histórica do Piódão
Pormenor das cores azul e branca
Aldeia Histórica do Piódão
Piscina fluvial
Quer visitar outras Aldeias Históricas de Portugal? Veja aqui o meu roteiro!

 

Como chegar

Saida na EN230 que liga Covilhã à EN17 (Vila Pouca da Beira) seguir pela EM508 ou pelo CM1134.

 

Onde comer

Recomendo o Solar dos Pachedas, logo à entrada da aldeia. É um espaço pequeno mas acolhedor, óptimo para petiscar produtos típicos da região, os preços são acessíveis e o staff simpático.

 

Onde dormir

INATEL, Casa da Padaria InXisto Lodges.

 

Mapa de Piódão

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM PIÓDÃO



Booking.com

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta