Dicas para visitar a Aldeia Histórica do Piódão

Dicas para visitar a Aldeia Histórica do Piódão

A Aldeia Histórica do Piódão é uma das mais belas e genuínas povoações portuguesas, sendo conhecida como “Aldeia Presépio“. Piódão está localizada na freguesia de Piódão, concelho de Arganil e distrito de Coimbra, situada entre a Serra do Açor e o Parque Natural da Serra da Estrela e faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal desde 1991.

Os acessos para Piódão não são os melhores, bastante dificultados pela topografia do terreno, mas esta condicionante não é suficiente para nos desencorajar a visitar um destino tão ímpar, que já foi galardoado com o Galo de Prata como a “aldeia mais típica de Portugal” nos anos 80.

Piodão Historical Village Portugal

Vista sobre a Aldeia Histórica do Piódão

O povoado constitui um conjunto arquitectónico muito homogéneo, com uma disposição concentrada das habitações em encosta voltada para o rio, usando como materiais de construção o xisto e a lousa. As portas são pintadas de cor azul, alternando com o branco das janelas.

Portugal Historical Villages

Interior da aldeia

Aldeias Históricas de Portugal PiódãoInterior da aldeia

Casas Aldeia Piódão PortugalPormenores das cores alternadas entre o branco e azul

À volta do aglomerado, mostra-se a paisagem agrícola moldada pelo homem através dos socalcos que parecem acompanhar a disposição das residências dos habitantes do Piódão. Olhando para o conjunto, surge com destaque a Igreja Matriz, o edifício pintado de azul e branco que contrasta com o resto do edificado. Este imóvel datado do séc XVIII e com restauro na fachada no final do séc. XIX, é uma das grandes atracções da povoação. No topo do povoado, encontra-se outro templo de interesse para visitar, a capela de S. Pedro.

Visitar a Aldeia do Piódão Portugal

Igreja Matriz da Aldeia do Piódão

Visitar Aldeia do Piódão Arganil PortugalCapela de S. Pedro

Além do património arquitectónico, existem alguns equipamentos que merecem uma visita: o Núcleo Museológico (onde está também sediado o Posto de Turismo) que alberga uma exposição permanente, com um acervo de peças que mostram o modus vivendi dos habitantes da aldeia, e a Praia fluvial, um bom local para mergulhar nas águas límpidas da Ribeira de Piódão.

Turismo Aldeias Históricas de Portugal
Piscina fluvial

Quer visitar outras Aldeias Históricas de Portugal? Veja aqui o meu roteiro!

 

Como chegar

Saida na EN230 que liga Covilhã à EN17 (Vila Pouca da Beira) seguir pela EM508 ou pelo CM1134.

 

Onde comer

Recomendo o Solar dos Pachedas, logo à entrada da aldeia. É um espaço pequeno mas acolhedor, óptimo para petiscar produtos típicos da região, os preços são acessíveis e o staff simpático.

 

Onde dormir

INATEL, Casa da Padaria InXisto Lodges.

 

Mapa de Piódão

 

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO EM PIÓDÃO



Booking.com

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel 

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

2 opinions on “Dicas para visitar a Aldeia Histórica do Piódão”

  1. que vila tão charmosa, só de olhar é uma volta no tempo, esse é o tipo de viagem que dá vontade de fazer, percorrer lugares como esse e conhecer Portugal a fundo, parabéns pelo post.

Deixar uma resposta