Aldeia do Soajo, a povoação dos famosos espigueiros

Aldeia do Soajo, a povoação dos famosos espigueiros

A Aldeia do Soajo localiza-se na parte sudeste do concelho de Arcos de Valdevez, já inserida em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. Esta aldeia e vila tem já uma longa presença humana, que se consolidou com a elevação a sede de concelho entre 1514 até a reforma administrativa do séc. XIX. Aos caminharmos pelas ruas desta desta povoação podemos reparar na construção das casas típicas construídas em lajes graníticas bem trabalhadas.

No centro, temos o Largo do Eiró onde se localiza o edifício quinhentista dos antigos Paços do concelho e mesmo ao lado o Pelourinho. Este Pelourinho está classificado como Monumento Nacional e a sua forma curiosa poderá ser uma representação escultórica do antigo privilégio cedido ao concelho, de nenhum fidalgo permanecer na vila mais tempo do que o necessário para se esfriar um pão quente, posto ao ar na ponta de uma lança. A lança seria, assim, o fuste e o pão o remate triangular.

Mas é pelo grande conjunto de espigueiros que esta vila é tão conhecida! O conjunto está classificado como Imóvel de Interesse Publico está situado um pouco mais abaixo do núcleo da povoação. São 24 espigueiros inteiramente de pedra implantados sobre um enorme penedo de afloramentos graníticos. Foram construídos durante o séc. XVIII (o mais antigo de 1720!) e o séc. XIX.

Finda a visita ao Soajo, podemos visitar 0 Núcleo Megalítico do Mezio (uma área arqueológica constituída por várias mamoas, entre as quais a famosa Anta do Mezio) e o Centro de Interpretação do Mezio, que contém informações sobre o património cultural e biodiversidade da região

Aldeia do Soajo Portugal

Ruas no Soajo

 

Aldeia do Soajo

Pelourinho no Largo de Eiró

 

Cão do Soajo

Estátua do “Cão do Soajo”

 

Espigueiros do Soajo

Interior da aldeia

 

Igreja Matriz do Soajo

Igreja Matriz – Aldeia do Soajo

 

Espigueiros do Soajo

 

Espigueiros da Aldeia do Soajo

Espigueiros do Soajo

 

Centro de Interpretação do Mezio

Centro de Interpretação do Mezio

 

Anta do Mezio

Anta do Mezio

 

Anta do Mezio

Mamoa 5 do Núcleo Megalitico

Informações úteis

Como chegar

A partir de Ponte de Lima (A27 por Viana do Castelo ou A3 por Braga) seguir em direção aos Arcos de Valdevez pelo IC28. Ao chegar aos Arcos, seguir pela EN 202 cerca de 20 km até ao Soajo.

Feiras e festas

Festas do Soajo 12 a 15 de Agosto.

Gastronomia

Cabrito à moda do Soajo, cozido à minhota, papas de sarrabulho, rojões e lampreia e para acompanhar nada melhor que um vinhos verdes branco ou tinto, característico da região. Nos doces, charutos e rebuçados dos Arcos.

Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez

Tel.: 258 520 530

Mais informações, consulta o site da Junta de Freguesia  site da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

ORGANIZAR A SUA VIAGEM

ALOJAMENTO NO SOAJO



Booking.com

 

ALUGAR CARRO

Reserve aqui o seu automóvel

 

SEGURO DE VIAGEM

Faça aqui o seu seguro de viagem

 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta