Um dia em Doha – Qatar

Um dia em Doha – Qatar

Actualmente quem ouve a palavra Qatar, pensa logo: ” dinheiro e petróleo”!! e na verdade, essa ideia formada que temos deste destino, corresponde bem à realidade. Aproveitei uma escala de um dia inteiro e uma noite para conhecer um pouco deste pequeno reino. Minutos antes da aterragem, observo do céu campos extensos de exploração petrolífera no meio do deserto! De facto, este país sabe aproveitar ao máximo os seus recursos naturais, sendo actualmente um dos estados mais ricos do mundo.

Doha

Mesquita

Barcos na Baia de Doha

Barcos na Baía de Doha

Baía de Doha

Já na cidade de Doha (e muito calor à mistura), dirijo-me ao Museu de Arte Islâmica e fico de boca aberta com a magnitude do edifício. e no seu  interior, temos à disposição o melhor da arte islâmica dividida por vários pisos.

Museu de Arte islamica

Museu de Arte Islâmica

Museu de Arte islamica - Exterior

Museu de Arte Islâmica

Cá fora, o ambiente é marcado por inúmeras obras de requalificação urbana, grandes obras públicas com vista à organização do Mundial 2022 e construção de novos museus, numa aposta clara de dinamizar a cultura. A marginal conhecida por Corniche, é um dos grandes símbolos que a cidade pretende explorar, e de lá, conseguimos desfrutar de uma vista fabulosa sobre a baía e os enormes arranha-céus de Doha.

Mesquita

Doha à noite

Fui visitar um souk (um mercado muito orientado para a ourivesaria) junto do Cornichea mesquita do Centro Cultural Islâmico. Entrei com a ajuda de um segurança do complexo, muito simpático e atencioso, de nacionalidade egípcia, que falou logo no Ronaldo quando disse que era português. Explicou-me que a grande maioria dos trabalhadores envolvidos nestas intervenções urbanísticas, são da Índia e Paquistão, e que as condições de trabalho nem sempre eram boas. Pretende voltar ao Egipto quando a sua vida estiver estabilizada…boa sorte!

Doha à noite

Doha skyline à noite

Doha Skyline

Outros locais para visitar:

Clock Tower

Souq Waqif

Museum of Orientalists

Informações úteis

Como chegar

Doha assume cada vez mais preponderância na região do Golfo Pérsico e dispõe de um Aeroporto Internacional. A principal companhia aérea local, a Qatar Airways, liga esta cidade a vários destinos da Europa, Ásia, África, Américas  e Oceania. A Air Arabia constitui uma boa alternativa nesta área para quem viaja mais em low-cost.

Línguas

A língua oficial é o árabe, mas uma boa parte da população fala o inglês.

Onde comer

Encontrei um sitio barato para comer, não muito longe do Centro Cultural Islâmico, onde por cerca de 5 euros provei uma boa Sanduíche de Doha e um batido de frutos muito bom.

Transporte na cidade

Ao sair do aeroporto, tens 2 tipos de táxis: os oficiais (de cor verde) e os outros designados de “limosines“, mas atenção o nome é enganador, é um veiculo normal, mas usam o termo para se distinguir dos táxis oficiais. Foi num destes que eu fui para a cidade e o preço não foi caro 35 qataris (cerca de 7 euros).

Onde ficar

Actualmente existe uma oferta de alojamento razoável em Doha, embora os preços sejam um pouco elevados para o nosso padrão de vida. Consegues sempre reservar um quarto twin/individual num hostel por cerca de 35/40 euros.  Pesquisa aqui alojamento em Doha!

Vistos

Para os cidadãos da União Europeia, é possível obter o visa on arrival (visto à chegada) por um período de um mês, e é renovável apenas uma vez. O pagamento só é aceite com cartão de crédito e custa cerca de 20 euros.

Recomendação

Respeito pelos costumes locais, e ter em atenção que o consumo álcool e drogas são proibidos pela lei islâmica. As condições de segurança são muito boas.

Mapa de Doha

Facebook Comments

Pedro Henriques

Blogger de Viagens

Deixar uma resposta