Trilhos de D. Nuno: Salto – Montalegre
Com início e fim na vila de Salto, concelho de Montalegre, este trilho (alusivo à passagem do Condestável por Barroso) desenvolve-se ao longo de cerca de 22km, serpenteando por várias aldeias (Reboreda, Póvoa, Amial, Corva e Paredes).
Com a beleza do Gerês no horizonte, este percurso oferece-nos a oportunidade de explorarmos os traços centenários das casas de lavrador, os espigueiros, as antigas calçadas, as capelas e os cruzeiros.
Estas aldeias caracterizam-se pelo comunitarismo, muito enraizado nas Terras de Barroso, onde os habitantes demonstram grande espírito de entreajuda nas tarefas ligadas à agricultura e pecuária.
A paisagem é marcada sobretudo pelos lameiros verdejantes, onde é comum o pasto do gado barrosão (famoso pela sua robustez), pelas manchas de carvalhos e por zonas de pinhal, sobretudo na parte oeste do percurso.
Aconselho a começarem o trilho da parte de manhã, porque é bastante extenso, e de modo a caminharem com calma e desfrutarem das paisagens, é melhor começar cedo.
Informações úteis
Como chegar?
O acesso à vila de Salto faz-se pela ER 311 (vindo de Cabeceiras de Basto) ou pela EN 103 (vindo de Montalegre ou Braga).
Inicio / fim
Parque Torrão da Veiga, Salto. PR 8 Trilhos de D. Nuno.
Distância e duração
Aprox. 22 km / entre 5 a 6 horas.
Dificuldade
Média.
Pontos de interesse a visitar em Salto
Ecomuseu Casa do Capitão e Igreja Paroquial de Salto na vila de Salto. Pisão em Tabuadela e antigas Minas de Volfrâmio na Borralha.
Onde dormir
Para grupos de amigos recomendo a Casa de Entre Palheiros em Sezelhe, ou a Casa Baptista em Vila da Ponte.
Onde comer
Restaurantes Borda D’Água, Carril e Moinho da Ferreira.