Trilho do Castelo em Castro Laboreiro

Trilho do Castelo em Castro Laboreiro

Vamos recuar no tempo…mais precisamente até ao Séc. XIII, em plena Idade Média. Estamos no reinado de D. Dinis, o soberano que manda edificar um castelo. O local para a edificação deste monumento é estrategicamente escolhido, situado num morro com excelentes condições naturais de defesa, uma excelente bacia de visão para nos nossos “inimigos” espanhóis e possibilidades de bom abastecimento dada a proximidade às linhas de água.

Aspecto do caminho inicial

Chegada ao Castelo de Castro Laboreiro

Castelo de Castro Laboreiro
Castelo de Castro Laboreiro

Castelo de Castro Laboreiro

Muralhas do Castelo

Estamos perante um cenário de um filme épico…uma fortificação, uma paisagem envolvente fenomenal marcada pela robustez do granito, é só imaginarmos o filme que desejamos…mas falta saber o nome do local 🙂 eu digo 😉 chama-se… Castro Laboreiro!

Paisagem envolvente

Esta pequena vila situa-se em plena Serra da Peneda, concelho de Melgaço, e apesar da sua dimensão reduzida, está recheada de património cultural e natural que pode e deve ser explorado.

Paisagem envolvente - Cascatas

O castelo, é sem duvida o principal chamariz desta terra, não só pela sua importância histórica, mas também pelo seu impacto visual. Existe um trilho pedestre que nos leva até este recanto ainda relativamente bem conservado, e apesar de ser um percurso de curta duração, acredita que quando o trilhares vais-te sentir numa outra dimensão temporal!

Ponte vernacular

Não percas a oportunidade…

  

Informações úteis

Como chegar

Quem vem pelo lado de Melgaço, apanha a EN 202 – direcção Castro Laboreiro. Os que viajam pelo lado mais interior, podem entrar pelo Gerês EN 308-1, entram em Espanha por Lóbios e seguem direcção de Entrimo e Castro Laboreiro está a cerca de 15 km.

Inicio / fim

Castro Laboreiro

Distância e duração

Aprox. 2km  / entre 1h 1h30h. O trilho não é homologado.

Dificuldade

Fácil.

O que visitar em Castro Laboreiro

Núcleo museológico, Igreja Matriz, Pelourinho, fornos comunitários e moinhos.

Onde dormir

Existe alguma oferta de alojamento em Castro Laboreiro.  

Se utilizas o Booking reserva por aqui ;)

Onde comer

Restaurante Miradouro do Castelo. Bacalhau com broa estava uma delicia. Preço por pessoa à volta de 20 euros.

Facebook Comments

Deixar uma resposta