Dicas para o Trilho Cidade da Calcedónia (Gerês)

Paisagens naturais Portugal

Dicas para o Trilho Cidade da Calcedónia (Gerês)

O Trilho da Cidade da Calcedónia é um dos muitos percursos pedestres que integram a rede “Na Senda de Miguel Torga”, criada pelo município de Terras de Bouro há alguns anos atrás.

De natureza paisagística e histórica, esta caminhada leva-nos ao local onde terá existido um povoado, conhecido como Cidade da Calcedónia, fundado na Idade do Ferro e que terá sido posteriormente romanizado.

Na vertente natural, irá encontrar vários cenários distintos: áreas agrícolas, manchas florestais e muitos afloramentos rochosos que em muito valorizam esta actividade.

Se tem curiosidade em fazer este percurso, escrevi este guia bastante prático, baseado na minha experiência (já fiz este trilho por três ocasiões), com as respostas às duvidas mais frequentes.

Como chegar?

Vindo de Terras de Bouro (via EN307):
Tempo estimado de viagem: 15 minutos

Vindo da Albufeira da Caniçada (via EN304):

Tempo estimado de viagem: 15 minutos

Onde começar?

Como o percurso é circular, o inicio e termo são no mesmo local, ou seja no lugar do Calvário, freguesia de Covide, concelho de Terras de Bouro.

– Calvário (coordenadas GPS – 41.734103, -8.211368)

Largo do Calvário Covide Terras de Bouro
Local onde inicia o Trilho da Calcedónia
Lugar do Calvário Covide
Painel explicativo no inicio do Trilho
Turismo de Natureza Peneda Gerês
Vista para a Calcedónia no inicio do trilho
O que visitar em Terras de Bouro Covide
Primeiro desvio no percurso

O percurso está sinalizado?

Sim. O percurso está marcado e sinalizado de acordo com as normas nacionais e internacionais. Neste momento, não terá problemas com a orientação. Existem marcações em placas de madeira e marcas nas rochas. Algumas passagens têm reforço da sinalização através de mariolas.

Sinalética Trilhos Pedestres
O percurso está bem marcado, sinalética
Mariolas Trekking Gerês
Em direção à Calcedónia – sinalização com mariolas
Turismo Peneda Gerês
Marcação em rochedo – descida para Covide

Quais os pontos de interesse no Trilho Cidade da Calcedónia?

Para além da caminhada, poderá desfrutar de diversos locais de interesse que se encontram ao longo do percurso.

Marco miliário Milha XXVI (Geira)

O marco miliário romano é um dos primeiros locais de interesse nesta actividade. Esta estrutura arqueológica está integrada na famosa Geira, a estrada romana que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga). A função destes marcos era informar a distâncias (em milhas) entre a origem e o destino. Junto do miliário existe uma placa informativa.

Geira Romana Narcos miliários
Marco Miliário Romano

Carvalhal

Antes de entrarmos num caminho em terra, passamos pelo carvalhal. Esta é uma mancha florestal muito bonita que providencia sombra preciosa em dias de sol. Local muito bom para a fotografia.

Carvalhal Terras de Bouro Floresta
Lindo carvalhal no Trilho da Calcedónia

Figuras geológicas

Durante o percurso terá oportunidade de observar inúmeras figuras geológicas moldadas ao longo de milhares de anos pelas chuvas e ventos. Algumas dessas figuras assumem uma forma quase humana, animais e outras formas curiosas.

Fotos trilhos Gerês
Figura de cabeça humana no canto superior esquerdo

Fenda da Calcedónia

Apesar de não estar incluída no percurso (a entrada está situada junto do trilho) a fenda da Calcedónia acaba por ser o maior ponto de interesse nesta actividade. Trata-se de um enorme morro granítico que no seu interior possui uma fenda estreita e muito alta, a partir da qual podemos aceder ao topo do rochedo.

Fenda da Calcedónia Gerês
Enorme…a fenda da Calcedónia

Ponte de Poldras

A ponte de poldras encontra-se no final do trilho, já perto da povoação de Covide. A estrutura é feita em lajes de granito, mais ou menos aparelhadas, sem guardas. As poldras são relativamente compridas e assentam directamente sobre a margem do pequeno ribeiro.

Fotos natureza Serra do Gerês
Ponte de poldras

Vale a pena subir a Fenda da Calcedónia?

Subir a fenda da Calcedónia é uma experiência espetacular, mas exige preparação física e técnica na subida. Além da adrenalina acumulada pela escalada nas rochas, assim que saímos da fenda, a paisagem que surgirá diante de nós é verdadeiramente brutal.

Fotos Penedo da Calcedónia Gerês
Já perto de chegar à saída da fenda
Penedo da Calcedónia Gerês
No topo do Penedo da Calcedónia

Cuidados a ter na subida da Fenda da Calcedónia

São necessários certos cuidados para subir a Fenda da Calcedónia. Algumas partes são bastante apertadas e pessoas com uma estrutura corporal forte, terão muita dificuldade em passar. É importante manter a calma e contar com a ajuda dos amigos. Em caso das rochas estarem escorregadias, o meu conselho é que não se aventurem a subir. Não façam a subida sem companhia. Levem calçado com boa aderência à rocha e calças que permitam liberdade de movimentos. Depois de saírem da fenda e chegarem ao topo, o melhor será voltar para trás, já que irão sair do trilho marcado. Em alternativa, contornem o penedo pelo lado esquerdo, até voltarem a encontrar o percurso.

Fotos Calcedónia Gerês
Saída da fenda da Calcedónia

Qual a distância do percurso e duração?

O trilho Cidade da Calcedónia tem uma extensão aproximada de 7300m (7,3km) e a duração para a sua conclusão andará na média entre as 2h30 e as 4h, dependendo do ritmo e preparação física de cada pessoa.

Cidade da Calcedónia Gerês
A chegar à parte mais alta do trilho

Qual o nível de dificuldade?

Na sua globalidade, podemos classificar este trilho de dificuldade média. A parte mais complicada é a subida em direção ao morro da Calcedónia porque são praticamente 2km sempre em ascensão. Se decidir entrar na fenda, terá apenas a parte técnica da subida. Se não quiser arriscar, a partir daqui o percurso começa em descida acentuada até ao rio.

Fotos Turismo Peneda Gerês
Zona de subida do trilho
Trekking Hiking PNPG Gerês
Zona mais complicada de ascensão

Posso fazer o trilho com crianças?

Depende. Para as crianças com idade inferior a 12-13 anos, penso que este trilho não é aconselhável. A partir dessa idade já será uma faixa etária que já se enquadra na natureza deste percurso. Para além do exercício físico, estas actividades promovem e reforçam a ligação das crianças com o meio ambiente.

Paisagens naturais Portugal
Paisagem deslumbrante para os jovens e crianças

Que cuidados devo ter ao fazer o trilho?

  • Use vestuário e calçado apropriado
  • Observe a fauna à distância e não danifique a flora
  • Siga as indicações da sinalização. Não saia do percurso marcado.
  • Não abandone o lixo na natureza
  • Respeite a propriedade privada
  • Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz local
  • Não colha amostras de plantas ou rochas
  • As crianças devem andar sempre acompanhadas por adultos
  • É proibido fazer fogueiras, acampar ou fazer desportos radicais
  • Respeite e obedeça às orientações e informações oficiais
Fotos Gerês Portugal
Respeite a natureza

Mapa do Trilho Cidade da Calcedónia 

Powered by Wikiloc

Existem outros trilhos pedestres no Gerês?

Sim, uma vez que o território está inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês, terá uma enorme variedade de trilhos pedestres para explorar. A saber:

  • PR2 Trilho do Castelo – 16 kms
  • PR3 Trilho dos Currais – 10 kms
  • PR4 Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais – 9 km
  • PR5 Trilho da Águia do Sarilhão – 9 kms
  • PR6 Trilho dos Miradouros – 10 kms
  • PR7 Trilho de São Bento 15 kms
  • PR8 Trilho do Couto do Souto 9,5 kms
  • PR9 Trilho da Geira 9,5 kms
  • PR10 Trilho da Preguiça
  • PR11 Trilho da Silha dos Ursos 5 kms
  • PR12 Trilho dos Moinhos 18,5 kms
  • PR13 Trilho da Albufeira da Caniçada 15,4 kms
  • PR14 Trilho do Sobreiral da Ermida 13 km
  • GR34 Trilho da Serra Amarela – 35 kms

O que visitar no Gerês?

O Gerês é um destino que proporciona ao viajante uma série de experiências que vão desde os trilhos pedestres, às aldeias de montanha e ao turismo religioso. Nas redondezas de Covide e Terras de Bouro podemos visitar os seguintes locais:

  • Miradouro de Pedra Bela
  • Cascata do Arado
  • Albufeira de Caniçada
  • Vila termal do Gerês
  • Cascata da Portela do Homem
  • Mata da Albergaria
  • Portela do Homem
  • Albufeira de Vilarinho das Furnas
  • Santuário de São Bentinho da Porta Aberta
  • Santuário Bom Jesus das Mós

Gastronomia / onde comer no Gerês?

A região do Gerês é muito famosa pela qualidade dos seus produtos locais, seja nas carnes, peixe e doçaria. Nas entradas comece pela broa de milho ou centeio, presuntoenchidos e os queijos. No prato principal, saboreie a posta barrosã, acompanhada por batata a murro bem regada com azeite. O cabrito assado é outra especialidade das terras altas do Parque Nacional. Se a viagem decorrer no Inverno não deixe de provar o cozido. Irá ficar deliciado com a mistura perfeita das carnes de porco, vaca e galinha acompanhada por couves, batatas, cenouras, nabos e feijão. Se preferir peixe, pode optar pela truta recheada. Adoce o fim da refeição com um bucho doce ou charutos de ovos moles.

Restaurantes na vila do Gerês que eu conheço:

Adega do Ramalho,  Assureira, nº 21, Vilar Da Veiga, 4845-064 Gerês (Dobrada ou cabrito assado) – preço por pessoa: 15-20 euros.

Churrasqueira Parque,  R. Eng. José Lagrifa Mendes 12, 4845-081 Gerês (Grelhados, saladas) – preço por pessoa: 10-15 euros.

Restaurante Geresino,  Rua Tude de Sousa 21,4845-081,Gerês, 4845-081 Gerês (Posta ou bacalhau na brasa) – preço por pessoa: 15-25 euros.

Restaurante Casa Capela,  R. Dr. Manuel Gomes de Almeida 73, 4845-067 Gerês (Cabrito no forno) – preço por pessoa: 15-25 euros.

Onde dormir / alojamento no Gerês?

São perto de 500 unidades de alojamento dentro do Parque Nacional, distribuídas por alojamento local, hotéis, apartamentos e villas. Existem também alguns parques de campismo. De acordo com o tipo de alojamento, os preços podem variar entre os 20 e os 200 euros por noite. O custo é maior durante os fins de semana e épocas altas, como os meses de Julho e Agosto e alguns feriados com pontes.



Booking.com

Alugar carro 

Reserve aqui o seu automóvel 

Seguro de viagem

Faça aqui o seu seguro de viagem 

Mais informações em:

Câmara Municipal de Terras de Bouro

Largo do Município | 4840-100 TERRAS DE BOURO | Portugal

Tel.: +351 253 350 010 | Fax. +351 253 351 894

E-mail: geral@cm-terrasdebouro.pt 

Precisa de ajuda para elaborar um roteiro? Entre em contacto comigo por email.

Facebook Comments